terça-feira, 18 de novembro de 2014

Granola ou cereias caseiros e uma corrida de Karting


A pedido de algumas  meninas do ginásio, deixo aqui a minha receita de cereais caseiros.
Não dá muito trabalho e fazemos ao nosso gosto.São óptimos para um pequeno almoço, lanche ou até mesmo um jantar mais leve.
Para quem faz exercício físico é uma excelente fonte de energia para antes do treino, acompanhados de uma peça de fruta, maçã, pêra ou banana.Comer 1 hora  antes do treino vai dar uma energia extra.






Há duas semanas atrás a um domingo, eu e o meu maridinho lá fomos nós para o Carregado, pois a empresa onde trabalha tinha organizado uma corrida de karting entre os colaboradores e família dos mesmo que queira integrar uma equipa. Eu confesso que para participar na corrida, não é muito do meu agrado, pois tudo o que seja velocidade para mim me faz alguma confusão. Para mais que aqueles carros do karting são tão frágeis, hummm não inspira confiança nenhuma. Mas claro para ir ver os outros correrem eu estou pronta, levo a máquina fotográfica ao pescoço e lá vou eu a acompanhar o marido, nem que seja para gritar por ele! :) 



Nesse dia o tempo não ajudou muito pois mesmo antes de começar a corrida chovia a potes, lol, eu no meu cantinho a apreciar aquilo tudo. Vai ser lindo vai, quando entrarem na pista. O que eu me ri, o carro nos lados ficava com um repuxo de cada lado, o piso estava cheio de água e terra. Quando saiam da prova, ai que risota, vinham todos molhados e cheios de terra, pelo que uns diziam até as cuecas estavam molhadas! ahahahahaha! Muito bom. 

O tempo lá ficou com sol e a prova correu lindamente, para os participantes o facto de o piso estar molhado ainda foi melhor porque a adrenalina e a perícia de condução tinha de ser elevada. MAALUCCOSSS, pensei eu. Mas claro não somos todos iguais. Os participantes até têm direito a medalha de participação e para os 3º;2º e 1º lugares existe um pódio, com direito a champanhe e tudo.




Alguns são muito bons pois correm muitas vezes e um deles já foi corredor profissional.
Mas fiquei tão orgulhosa do meu maridinho, quando na prova dele, fez os seus 15m( cada equipa era de três pessoas e todas corriam 15m),  ficou em 2º lugar, logo a seguir ao tal colega que foi corredor profissional. É o maior!


Ingredientes:


 120gr flocos aveia
 100gr flocos trigo
 130gr flocos de centeio
 100gr flocos de espelta
70gr de amêndoas, outro fruto seco, ou vários frutos secos( pessoalmente coloco só 1)
40gr de sementes de linhaça
40gr sementes de girassol
40gr de sementes de sesamo
1c de chá de levedura de cerveja
1.5c de sopa de mel
6c de sopa de azeite
1.5c de chá canela
1.5c de chá de gengibre

Pré aqueça o forno a 180º.Forre um tabuleiro com papel vegetal.Reserve.

Muito fácil de fazer, numa taça misturar os cereais todos, as sementes( as sementes de linhaça trituro na bimby na veloc. 9, que não tem pode fazer na 123), os frutos secos( convém que estes estejam um pouco triturados, eu faço na bimby na veloc.5, mas se não tiver a bimby dê 1 a 2 toques na 123).Numa frigideira aqueça o azeite com o mel, adicione o gengibre e a canela, mexa até tudo estar envolvido. Deite este preparado sobre a mistura e envolva muito bem. Coloque a mistura no tabuleiro para ir ao forno. Deixe no forno até terem um aspecto dourado, de vez em quando mexa para todos ficarem torrados.






Os cereais: 

O que podemos falar deles, tanta coisa. Pois é a base de muita coisa, pão, massas, bolos, bolachas..... enfim uma infinidade de coisas.

Mas dentro dos cereais existem os integrais e os processados ou refinados. Destes dois os melhores são os integrais, uma vez que estes estão no estado mais puro, isto é, não é removida o exterior do grão no seu processo de moagem. Quando isso acontece fica a parte interior do grão que é composto por amido.E é desse amido que são feitas as farinhas.

Perguntam vocês, mas o exterior do grão é assim tão importante?! É nele que se encontra o farelo, muito importante.
Para um cereal ser considerado integral tem de ter 3 camadas: o farelo, a intermédia e o gérmen, este é a semente.
Com a  moagem e a refinação  perde-se grandes quantidades de nutrientes  e outras substâncias protectoras, que se encontram maioritariamente no farelo e gérmen.  Por isso é preferível comer os cereais integrais uma vez que eles possuem maior quantidade de nutrientes.

Desses nutrientes podemos destacar: vitamina E; vitaminas do complexo B e minerais como o selénio, o zinco, o cobre, o ferro, o magnésio e fósforo.São ricos em hidratos de carbono complexos e fibras, apresentando um baixo teor de gordura. 

O consumo dos cereais integrais tem os seus benefícios tais como:

Redução do colesterol devido às fibras solúveis encontradas na aveia e centeio.Estudos feitos revelam que as pessoas que têm nos seus hábitos alimentares o consumo de cereais integrais têm um menor risco para doenças cardiovasculares, aliados claro a uma dieta em baixos índices de gordura e uma estilo de vida saudável.

Produção de baixos níveis de glicose, logo uma menor resposta à insulina( um benefício na perda de peso). Pois quando comemos há um pico de glicose no sangue depois da refeição.Já os cereais integrais fazem diminuir essa quantidade de glicose no sangue, contribuindo também para o controle dos diabetes.

Aumenta a saciedade ajudando na manutenção do peso.

Reduz o tipo de alguns tipos de cancro, nomeadamente no intestino e estômago, pelo efeito protector das fibras que existe no farelo. 

Leva a um bom funcionamento intestinal, devido ás fibras. Mas não se esqueçam de ingerir 1.5l de água para ajudar no processo.


5 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso de granola, e assim caseira fica sempre ao nosso gosto!

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso de granola, e assim caseira fica sempre ao nosso gosto!

That Cake Sweet disse...

Hum que boa receitinha e bem saudável.
Pois quanto às velocidades também prefiro fazer de claque!!

beijinhos

São Ribeiro disse...

Adoro e também costumo fazer, é um pequeno perfeito
bjs

Ameixinha disse...

Infelizmente não posso comer nenhum desses cereais por causa do glúten, mas gosto de granola sem glúten com iogurte :)