quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dourada com amêijoas

Esta receita faço-a muitas vezes, pois fica com um molho muito saboroso, a amêijoa aqui é essencial, pois é ela que vai um toque de mestre ao molho.
Antes de ter a bimby fazia no forno, mas desde que tenho a bimby costumo fazê-la lá e fica ainda mais saborosa.
Ingredientes:

1 Dourada grande
2 Cebola
2 Dentes de alho
1 folha de louro
Estragão(q.b)
250ml de vinho branco
50ml de agua
250 g de amêijoa congelada
Azeite q.b
2 tomates
3 batatas médias

Termomix-bimby

Na varoma colocar a dourada( dar 2 golpes) e as batatas por cima uma cebola cortada ás rodelas o louro dentro dos golpes e um pouco de estragão. E reservarNo copo deitar a outra cebola cortada aos gomos, o alho o azeite e o tomate; 7m temp.100vel.1. No final do tempo deite o vinho a água um pouco de estragão. Coloca--se o cesto e deita-se a amêijoa. Coloca-se a varoma e prog. 25m temp.varoma vel.2Pré aqueça o forno a 180 graus. No final do tempo deitar numa travessa de ir ao forno a dourada, as batatas e por cima as amêijoas o molho e levar ao forno até dourar um pouco.

Tradicional

Num tabuleiro e ir ao forno deite uma cebola ás rodelas; um tomate partido aos gomos e coloque a dourada com uns cortes, dentro deste coloque o louro e um pouco de estragão. Por cima da dourada deite os alhos laminados a outra cebola ás rodelas e o tomate partido aos gomos. Regue com o azeite a água e o vinho. Salpique com mais um pouco de estragão.
Ao lado da dourada distribua as batatas previamente descascadas e cortadas e salquique com o sal.
Leve ao forno a 180ºC durante 40m a meio deite as amêijoas. Retire e sirva.
Fonte: Revista "Saúde á mesa"
Dourada com ameijoa

1 comentário:

Susana Gomes disse...

Tb gosto muito deste peixinho!