quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bolo de cacau e avelãs

Este bolo já andava a namora-lo a muito tempo, mas achava a receita um pouco esquisita, e daí nunca ter experimentado. Há uns bons tempos atrás vejo uma receita da Gasparzinha no Forum da bimby em que utilizava o mesmo truque que vinha na receita, que é deitar água por cima da massa do bolo e levá-lo ao forno. Quando vi na receita dela o mesmo pensei, bem se ela fez e afinal dali sai mesmo um bolo tenho que experimentar, apesar de só ter deitado 200ml de água, na receita vinha mais, por isso é que eu acho que ele não ficou tão molhadinho, sou como o São Tomé ver para crer, para a próxima já sei.

Obrigado Gasparazinha, por seres aventureira na cozinha pois se não visse a tua receita, acho que esta nunca a faria.

No princípio deste mês tive um almoço em casa da minha prima Xana e resolvi fazer o bolo para levar. O prato que está na foto é a da priminha, obrigado e beijinhos para ti.


Ingredientes:

120g de farinha
150g de açúcar mascavado
45g de cacau em pó
1c. de sobremesa de fermento em pó
1,2dl de leite de soja
2c de sopa de óleo de soja(utilizei óleo de girassol)
70g de avelãs picadas
3dl de água quente

Pré-aqueça o forno a 180ºC

Termomix_bimby

Pique as avelãs na veloc.5 por 6seg.Reserve
Deite a farinha, o fermento, metade do açúcar e metade do cacau; 6seg. veloc.3. Adicione o leite, o óleo e as avelãs ;15 seg veloc.6.
Deite numa forma previamente untada com óleo, deve ser uma forma que se possa abrir, a mistura e por cima polvilhe com o restante açúcar e cacau, depois regue com a água quente e leve ao forno durante 40m.Retire e desenforme e deixe arrefecer.

Tradicional

Numa taça misture a farinha, metade do açúcar e cacau e o fermento, misture bem adicione o leite, o óleo e as avelãs picadas
Deite numa forma previamente untada com óleo, deve ser uma forma que se possa abrir, a mistura e por cima polvilhe com o restante açúcar e cacau, depois regue com a água quente e leve ao forno durante 40m.Retir desenforme e deixe arrefecer.

Fonte: Saúde á Mesa-Junho 2008
bolo de cacau

9 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Não é uma receita muito vulgar assim com a água, mas vale sempre a pena experimentar.

SoraiaSilva disse...

Ainda bem que te aventuraste porque este bolo deve ser mesmo bom :D
Beijinhos*

conceicao disse...

Ficou um aspecto lindo! Ainda bem que alguém experimentou, porque eu se lê-se a receita também não a faria.(agora depois de ver vou fazer)
bjs

Carina disse...

Este bolo tem um aspecto realmente delicioso!!!!
Vou experimentar!!!! :)
Beijinhos

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Não conhecia esta receita..mas tal como tu fiquei admirada.. mas se voces dizem que resulta (está a vista) toca a experimentar;)
beijinhos

Piteca disse...

Que giro também não conhecia esse truque...tenho de experimentar! ;)
Bjcas.

Abelha Maia disse...

Tb já tinha visto, muito bem, ficou delicioso, tb tenho que experimentar.
bjsss

Susana Gomes disse...

Sabes como é, se a receita é esquisita, é meio caminho andado para eu ficar tentada a fazê-la!

Este fim de semana recebemos uns amigos cá em casa e tb fiz um bolo de chocolate (o da Leonor, com avelãs, que já publiquei no blog) e acompanhei com gelado de lima.

Bem ficou de arromba!

E agora ao ver esta fatia apetecia-me trazê-la para aqui porque ainda tenho gelado para fazer uma bolinha e lambuzar-me toda com a combinação choco-lima! :) :)

Gena D disse...

estava delicioso!! Gena - prima na Africa du Sul. Beijinhos!!!