quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pão com 4 farinhas com várias formas

Esta receita fui buscá-la ao blog da Margarida, este é um pão com um sabor extraordinário, eu fiz na bimby e ficou bem fofinho, achei que a quantidade de água era muita, para a próxima reduzo para 450ml.Para lhe dar uma forma diferente ,resolvi numas inventar e outras vi no livro "Pão", também experimentei pincelar os pães antes de cozerem, com ovo, pois no mesmo livro diz que é uma técnica para ficar uma crosta mais estaladiça, mas só me lembrei quando já estavam no forno a cozerem, daí terem ficado meio pincelados. Eu e os meus esquecimentos.......com a idade piora, eh!eh!

Ingredientes:

300gr de farinha tipo 65
200gr de farinha semi-integral (usei 100gr de farinha integral + 100gr farinha rustico da nacional)
160gr de farinha espelta
100gr de farinha de arroz
500ml de água
1colher sopa de sal (coloquei 1 de chá)
2 colheres sopa de mel
2 colheres sopa de azeite
1 iogurte natural
2 colheres café fermento em pó (usei 1 cubo de fermento padeiro fresco-25g)

Termomix_Bimby

Coloque todos os ingredientes no copo, menos as farinhas e o fermento e programe 1 min, 37º, vel 2. Junte o fermento e a farinha: 30 seg, vel 6 ( tive que acrescentar mais farinha)+ 4 min, vel espiga.Quando o tempo terminar tape o copo da Bimby com um pano ou transfira para outro recipiente e deixe levedar num lugar quente até dobrar de tamanho.Molde a massa no formato desejado, aguarde que dobre de tamanho, pincele com ovo e coza no forno pré-aquecido.Quando terminar, deixe arrefecer em cima de uma grelha.

Máquina do pão

Coloque a água na cuba e junte o sal, o mel, o azeite, o iogurte e as farinhas. Adicione o fermento, seleccione o programa massa.Quando terminar, retire da cuba, molde a massa no formato desejado, aguarde que dobre de tamanho, pincele com ovo e coza no forno pré-aquecido.Quando terminar, deixe arrefecer em cima de uma grelha.

pão 4 farinhas

pão de 4 farinhas

trevo quatro farinhas

5 comentários:

RUTE disse...

Este pão de 4 farinhas é uma boa ideia para o Artisan Bread. Já tinha visto no blog da Margarida mas realmente é sempre bom, mais tarde, vermos reproduções para não sair da nossa memoria :-))

Beijinhos. Experimenta as tostas de artisan bread e não te vais arrepender :-)

Abelha Maia disse...

Parece uma padeira...hehe.
Pão é sempre bem-vindo aqui para estes lados.
Muito bem.
bjsss

Susana Gomes disse...

À profissional!
Tb fiz, mas na MFP e adorei.

Estão mesmo lindos. :)

Beijinhos.

Receitas da Piteca disse...

Ficaram bem bonitinhos esses pãezinhos!! :)
Bjcas.

Helena disse...

Sandra
Adoro estes pães com farinhas variadas.
Bj