sábado, 27 de junho de 2009

Iogurte com nozes e amêndoas caramelizadas

Nozes e amêndoas, com caramelo é qualquer coisa do outro mundo, surgiu-me esta ideia, juntar as duas coisas e fazer iogurte.

Ingredientes:

Iogurte:

1l de leite

50gr de leite em pó

1 iogurte natural



Para o caramelo:

50ml de água

75gr de nozes

75gr de amendoas

125gr de açucar



Termomix-Bimby



Num tacho leve ao lume a água e o açucar e deixe cozinhar até obter o ponto de caramelo.

De seguida junte as nozes e as amendoas, e envolva-as no caramelo.Deixe arrefecer, triture as nozes e amêndoas caramelizadas, na bimby: 5 seg. veloc.5 reserve. Lave muito bem o copo da bimby e deite o leite, o leite em pó : 4m temp. 100 veloc.4.No final junte o iogurte: 15 seg. veloc.4.Abafe muito bem o copo da bimby com 2 mantas polares durante 10 a 12 hora.

Se fizer na iogurteira não coloque a fruta caramelizada no fundo do copo pois como não foi cozido pode talhar o iogurte, deixe na iogurteira por 8 a 10 horas e no final coloque a fruta caramelizada por cima do iogurte.

Se não tiver iogurteira, ligue o forno na temperatura 50 e deixe aquecer, desligue. Coloque os copinhos sem a fruta caramelizada dentro de dois sacos plásticos, embrulhados em dois panos, ou então dentro de um saco térmico, e coloque dentro do forno e deixe fermentar por 10 a 12 horas.No final deite a fruta caramelizada por cima, leve ao frigorífico.



Tradicional



Num tacho leve ao lume a água e o açucar e deixe cozinhar até obter o ponto de caramelo.De seguida junte as nozes e as amendoas, e envolva-as no caramelo.Deixe arrefecer, triture com a 123 as nozes e amêndoas caramelizadas, reserve. Noutro tacho leve ao lume o leite, o leite em pó e deixe ferver e apague o lume.Deixe amornar e junte o iogurte, mexa para envolver bem o iogurte. Deite o iogurte para os copinhos sem a fruta caramelizada, e leve á iogurteira ou ligue o forno na temperatura 50 e deixe aquecer, desligue. Coloque os copinhos sem a fruta caramelizada dentro de dois sacos plásticos, embrulhados em dois panos, ou então dentro de um saco. No final deite a fruta caramelizada por cima, leve ao frigorífico.



iogurte com frutos secos caramelizados

iogurte
iogurte

5 comentários:

Abelha Maia disse...

Deve ser mesmo uma delicia gulosa.
Saiu muito bem.
bjss

Vânia Costa disse...

E que bela ideia! Só por si, o iogurte já é um espectaculo... Com nozes e amendoas com caramelo é uma tentação!

Beijinho*

Susana Gomes disse...

Sandra, isto deve ser muuuuito bom!
Mas não me parece que os frutos secos caramelizados façam o iogurte talhar, isso normalmente só acontece com fruta fresca.
E pela foto, vejo-os lá no fundo do copinho...

Na versão bimby, acho que trocaste o texto. :) :) :)

Beijinhos.

RUTE disse...

Que grande invenção!! Deve ser de babar esse iogurte com caramelo de frutos secos.

Outro assunto: li no blog da Gasparzinha um comment teu a dizer que a alface dificulta-te a digestão? Isso não é normal! De certeza que é a alface?

Bom...mesmo sem me pedires vou "receitar-te" uma mezinha caseira: O chá de hortelã + chá verde é óptimo para a digestão. Mas é chá de folhas frescas de hortelã com folhas secas de chá verde (misturado).

Se possivel acompanha a refeição com este chá ou então termina a refeição com um chá morno.

Beijinhos.

Helena disse...

Sandra~
Que sugestão deliciosa para os meus iogurtes ;)
Bj