terça-feira, 12 de maio de 2009

Rolinhos de maruca com molho de tomate

Mais um prato de peixe desta vez trago-vos maruca, quem disse que só a salsicha é que era enrolada em couve lombarda? Pois é, estes rolinhos de maruca provam o contrário.



Ingredientes:



4 postas de maruca

sal q.b

4 folhas de couve lombarda

1/2 pimento vermelho

2 cebolas

2 colheres de sopa de farinha integral

coentros picados q.b

5 tomates pelados

pimenta q.b

piri-piri q.b

2 ovos cozidos

80gr. da água onde cozeu o peixe

800 gr de água



Termomix_Bimby



Encha o copo com a água, no cesto coloque os ovos, no recepiente varoma coloque o peixe e no tabuleiro as folhas de couve, salpique tudo com sal, programe 25m temp.varoma veloc.2.Quando terminar retire os ovos a maruca e as couves e reserve.Guarde um pouco da água onde cozeu o peixe.

De seguida deite no copo da bimby a cebola e o pimento e programe 6 seg.veloc.5.No final acrescente o azeite e programe 5m. temp.100 veloc.1.

Enquanto a cebola refoga desfie o peixe, esmague os ovos cozidos e com um papel absorvente limpe as folhas de couve até ficarem secas, coloque-as numa folha de papel de alumínio.

Entretanto já o refogado terminou,retire metade para uma taça e reserve, á metade que ficou no copo junte a água onde cozeu o peixe a farinha e programe 4m temp.100 veloc.1.No final junte a maruca e os coentros picados e programe 3m temp.100 veloc.colher inversa.Rectifique os temperos retire do copo e reserve.

Ao restante refogado coloque-o no copo da bimby adicione o tomate e programe 4 seg.veloc.5, tempere com sal, pimenta e piri-piri e programe 5m temp.100 veloc.1.

Entretanto recheie as folhas de couve com o preparado de peixe e por cima disponha o ovo picado, enrole cada folha em forma de rolo.Disponha os rolinhos num travessa e regue com o molho de tomate.



Tradicional



Coza a maruca em água e sal.Depois de cozido desfie o peixe e reserve.Coza as folhas de couve e os ovos num tacho com água.No final seque as folhas com papel absorvente e disponha-as em cima de uma folha de papel de alumínio.Esmague o ovo e reserve.

Corte o pimento em pedaços, pique as cebolas e refogue no azeite.Divida o preparado ao meio. A uma parte, acrescente a farinha e um pouco do caldo onde o peixe cozeu, vá mexendo até obter um molho espesso, deite a maruca desfiada e polvilhe com os coentros,retifique os temperos, deixe cozinhar por uns 2 minutos.Ao restante refogado, adicione o tomate picado e tempere com sal, pimenta e piri-piri.Deixe ferver.Reserve o molho de tomate.

Entretanto recheie as folhas de couve com o preparado de peixe e por cima disponha o ovo picado, enrole cada folha em forma de rolo.Disponha os rolinhos num travessa e regue com o molho de tomate.

rolinhos de maruca

2 comentários:

Susana Gomes disse...

Para mim que adoro salsichas em couve lombarda, e que gouarda sempre esta nocongelador, com uma entaladela, prontinha a cozinhar, esta receita é perfeita!
Deve ser tão bom. :)
Que grande ideia. :)

Susana Gomes disse...

Sandra, foi um prazer enorme conhecer-te!
É engraçada a empatia que se estabelece com pessoas que não conhecemos até que... tchan, as conhecemos e percebemos de onde vem a empatia! :)

Um grande beijinho. :)