sábado, 30 de Abril de 2011

Dois anos de blog e um vulcão de morango

A vida dá-nos e tira-nos algumas coisas.A mim em dois anos deu-me este cantinho onde partilho o que faço na minha cozinha.Mas não foi só isso que me deu, nestes dois anos de blog fiquei uma pessoa mais rica, fiz algumas amizades, adquiri muitos conhecimentos culinários.....e confesso que para o segundo ano de blog tinha imposto a mim própria um objectivo, melhorar na qualidade das fotografias.Acho que consegui atingir metade do objectivo, já não é mau.Nesse capitulo ainda tenho um longo caminho a percorrer.

Quero agradecer a todos os meus seguidores, ás pessoas que tiram alguns minutos da sua vida para deixarem o um comentário e a todos que passam diáriamente por aqui, sem vocês não este blog não tinha razão para exixtir.Muito obrigado.

E como é dia de festa por aqui proponho um brinde com um vulcão em erupção de carinho, amizade e agradecimento.




Ingredientes:

por copo

 gelado de morango
vinho espumante doce ou meio seco fresco
1c de sopa de xarope de groselha
1 folha de manjericão

Coloque 2 bolas gelado no copo.Deite o espumante no copo com cuidado para não transbordar.Por cima deite o xarope de groselha e enfeite com a folha de manjericão.

Tchim, tchim......a vós



Fonte: Revista "Saberes e Sabores" nº 203

terça-feira, 26 de Abril de 2011

Abóbora assada e rucula com queijo feta e pesto

Os dias festivos já passaram, tudo volta à sua normalidade diária. E essa normalidade passa também por aquilo que cozinhamos e comemos, menos doces e mais legumes, frutas....coisas mais leves.
Assim deixo-vos esta sugestão leve para acompanhar um almoço ou jantar.



 

Ingredientes:

460gr de abóbora em fatias
sal q.b
pimenta q.b
vinagre balsâmico
azeite q.b
4c. de sobremesa de molho pesto
100gr de queijo feta aos quadrados
sementes de abóbora-esqueci-me

Num tabuleiro disponha as fatias de abóbora, tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre, leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC.Deixe assar durante 30m.

Deixe arrefecer, coloque num prato as fatias de abóbora, por cima deite  as folhas de rucula e ao lado disponha o queijo, as sementes de abóbora e o molho pesto.

Bom apetite!


Fonte: "Entertaining at Home"- Rachel Allen

sábado, 23 de Abril de 2011

Borrego com espumante e especiarias

Os dias iam passando e eu sem ter um tempinho para vir aqui deixar a minha sugestão para um almoço do dia de Páscoa.Mas tudo por aqui está mais calmo, o que me alegra, pois assim posso partilhar esta receita com vocês.

Uma boa Páscoa para todos!



Ingredientes:

( 4 a 5 pessoas)

2c. de sopa de massa de pimentão
1c de sobremesa de cominhos em pó
800gr de carne de borrego( limpa de peles e ossos, cortada em cubos)
3 cebolas
1 pedaço de raiz de gengibre cerca de 2cm
azeite q.b
2 folhas de louro
1 estrela de anis
2 cravinhos
1 caldo de carne
3dl de espumante
2 a 3 maças
1c de sopa de margarina
2c. de sopa de açúcar mascavado
2c. de sopa de mel
2c de sopa de vinagre de sida-usei vinagre de romã

Junte a massa de pimentão e os cominhos à carne.Reserve.
Descasque as cebolas e corte em gomos finos.Lave a raiz de gengibre e corte-a em lâminas muito finas, perpendicularmente ao correr das fibras.
Coloque o azeite num tacho, junte a carne e salteie em lume médio a forte, mexendo sempre.

Adicione as folhas de louro, a estrela de anis, os cravinhos e o gengibre.Junte as cebolas e misture bem.Tape o tacho e reduza o lume.Quando as cebolas começarem a ficar moles, adicione o caldo de carne e o espumante.Quando retomar fervura, volte a tapar e deixe cozinhar sobre lume brando durante cercad e 50m.

Lave as maçãs, descasque-as e corte-as em gomos largos.Deite a margarina numa frigifeira antiaderente e leve ao lume.Quando estiver quente junte as maçãs e polvilhe com o açúcar.Assim que começarem a caramelizar adicione o mel e o vinagre.Deixe ferver sobre lume médio a forte, mexendo sempre, até o molho espessar e as maçãs ficarem tenras, mas não a desfazerem-se.
Quando a carne estiver tenra junte as maçãs.

Sirva com arroz basmati.

Fonte: Revista "Saberes & Sabores nº 203"

segunda-feira, 18 de Abril de 2011

Pudim merengado de banana

Parece que a páscoa vai ser mais cinzenta e fria!! É certo que o calor destes dias para esta altura do ano não é muito normal, mas vou ser sincera, soube-me tão bem!!!

Esta sobremesa é deliciosamente fresca  para dias de calor.




4 ovos grandes
110g açúcar
30g de maisena
550ml leite
1 colher de chá de açúcar baunilhado
40g de manteiga
2 bananas maduras e firmes
200g de bolacha Maria
leite qb.

Bimby


Separe as gemas das claras e reserve. No copo deite o leite, o açúcar e a farinha; 9m temp. 90 veloc.2.
Entretanto bata um pouco as gemas, quando a máquina terminar, junte um pouco da mistura de leite ás gemas e mexa.Com a máquina em andamento; veloc.3 vá juntando as gemas no fim programe 8m temp. 90 veloc.2.
 Num tabuleiro de ir ao forno, forre o fundo com metade das bolachas, por cima desta disponha uma banana cortada ás rodelas, deite metade do creme.Repita a operação com as restantes bolachas, banana e creme.
Faça o merengue, coloque a borbeleta, deite as claras no copo bem limpo e seco com uma colher de açúcar; 6m veloc.3.
Deite pequenas colheres de sopa de merengue por cima do creme.Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até estar douradinho.



Notas: A versão tradicional podem ver no blog "Baunilha e Caramelo", deixo-vos aqui o link directo para a receita

Fonte: Retirada do blog "Baunilha e Caramelo"

sexta-feira, 15 de Abril de 2011

Risotto de licor de poejo

Se podemos fazer risotto de champanhe, também podemos experimentar com licor de poejo.

Um dia destes andava a vaguear pela sala, parei a olhar para a garrafeira, aproximei-me dela e resolvi ver as garrafas de bebida que por lá andavam,  vinho tinto, whisky,espumante, vinho rosé e vários licores.Houve uma garrafa de licor que me chamou atenção, o licor de poejo que tinha trazido do Algarve no ano passado.
O meu espanto a olhar para a garrafa, pois ainda não tinha sido aberta, imperdoável, quase um ano depois e eu tinha-me esquecido dela no meio das outras garrafas.Nesse mesmo dia jurei a mim mesma que a iria estrear numa receita especial e assim foi.Já vi receitas de risotto com espumante, fiquei a pensar como ficaria com o licor de poejo.Dias depois estava eu a passar à prática a ideia que tinha tido.

Não há palavras para descrever o sabor do risotto, talvez divinal.Não aconselho esta receita para quem não gosta de licor de poejo, pois o  risotto fica com um sabor intenso a licor.





Ingredientes:

190gr de arroz arbóreo
30gr de licor de poejo
1 cebola
2 dentes de alho
sal
pimenta
azeite q.b
420gr de água
1c. de sopa de queijo parmesão ralado
5 raminhos de poejo fresco

Bimby

Coloque a cebola e o alho pique na veloc. 5 por uns segundos.Junte o azeite e refogue durante 3m na temp. varoma veloc.1.No final adicione o arroz e deixe fritar por 3m, temp.100 veloc. colher inversa.Quando acabar o tempo junte o licor, o sal e a água; 10m temp.100 veloc. colher inversa.No final ligue a máquina na veloc. colher inversa e adicione o queijo, o poejo fresco e a pimenta, deixe mexer por uns segundos.Sirva de imediato.

Tradicional

Pique a cebola e o alho, refogue com azeite.Quando a cebola estiver translúcida junte o arroz e deixe fritar um pouco.Adicione o licor, sal, água.Deixe cozinhar até o arroz estar cozido.Por fim junte o queijo, o poejo fresco e a pimenta, mexa um pouco só para misturar os ingredientes.Sirva de imediato.

segunda-feira, 11 de Abril de 2011

Pãezinhos com chouriço

Estes pães foram direitinhos para uma festa de aniversário de uma linda menina, filha de uma grande amiga.Daquelas amigas que estão sempre lá, nos bons e maus momentos, que se preocupam connosco, que quando nós estamos tristes fazem de tudo para nos alegrar.Já lá vão 20 anos que nos conhecemos, passamos por tanta coisa boa e má durante estes anos, as recordações são tantas.............bons tempos.
Mas o tempo vai passando os filhos crescendo, no sábado passado foi o aniversário da filhota dela, eu para a ajudar um pouco compremeti-me a fazer pão com chouriço.
Ficou muito bom, fofinho e muito saboroso.A repetir na próxima festa de aniversário!!




Ingredientes:

600ml de água
20gr de margarina derretida
2 ovos
20gr de açúcar
2c de sobremesa de sal
1kg de farinha T65
25gr de fermento fresco
200gr de chouriço ás fatias


Máquina do pão

Coloque na cuba da máquina os ingredientes pela ordem acima indicada, excepto o chouriço.Programe a máquina no programa massa.
Quando terminar retire a massa para uma superfície enfarinhada.Vá tirando pequenas porções de massa, com a ajuda das mãos estique um pouco a massa, coloque algumas fatias e enrole.Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.Repita a operação até a massa terminar.
Borrife  os pães com água e salpique com farinha.Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.
Quando estiverem cozidos retire e deixe arrefecer numa grelha.

segunda-feira, 4 de Abril de 2011

Quadrados de chocolate branco e amendoim

Eu gosto de fazer uns miminhos para as pessoas que gosto.Quando o tempo está a nosso favor, dá-me imenso  prazer ir para a cozinha e fazer umas coisinhas doces, para as levar a alguém que me é muito querido.
A meninas do cabeleireiro onde vou são todas uns amores e de vez em quando levo uns docinhos para o lanche delas.Estes quadrados foram o mimo que lhes levei.



Ingredientes:

200gr de chocolate branco
100gr de manteiga
320gr de açucar-usei 190gr
3 ovos
2c. de sopa de cachaça-useo águardente
140gr de farinha
100gr de amendoim torrado

Pré aqueça o forno a 180ºC graus.Unte uma forma rectângular com manteiga e farinha.Reserve.

Bimby

Num recipiente coloque  o chocolate partido aos bocados e a manteiga, leve ao microondas até derreter.
No copo deite a mistura do chocolate acrescente o açúcar e bata por 1m veloc.4.No final junte os ovos e a cachaça, bata por mais 2m veloc.4.Junte a farinha e o amendoim, misture bem  na veloc.3 por 50seg..
Deite a mistura na forma untada e leve ao forno por 35m.Faça o teste do palito, se sair seco está cozido.




Tradicional

Num recipiente coloque o chocolate partido aos bocados e a manteiga, leve ao microondas até derreter.

À mistura do chocolate acrescente o açúcar e bata muito bem.Junte os ovos, a cachaça e volte a bater.Por fim junte a farinha, envolva muito bem e acrescente o amendoim, envolva-o na massa.

Deite a mistura na forma untada e leve ao forno por 35m.Faça o teste do palito, se sair seco está cozido.

sexta-feira, 1 de Abril de 2011

Abóbora recheada com carne e soja e momentos felizes

O sol aparece de vez em quando, mas logo foge para longe.Hoje e ontem tem estado a olhar para nós, desejo intensamente a chegada  a sério da primavera e logo a seguir do verão.
Sou apaixonada pelo calor, pelos dias grandes, claros de céu azul, hoje estou feliz.
Para mim a felicidade está nas pequenas coisas que a vida nos dá e que mais gostamos, um gesto de carinho, uma palavra amiga, uma tarde passada com amigos,estar com a minha família, o dia em que conheci a minha sobrinha e o meu sobrinho............ tanta coisa que me faz feliz.

"A alegria evita mil males e prolonga a vida."-  William Shakespeare

"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
Apesar de todos os desafios,
Incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
E se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si,
Mas ser capaz de encontrar um oásis
No recôndito da sua alma."-  Fernando Pessoa




Ingredientes:

300gr de carne picada de vitela
100gr de soja granulada
1 abóbora manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates
1c de sopa de polpa de tomate
1c de sobremesa de cravinho
1c de sobremesa de cominhos
1c de sopa de pimentão-doce
pimenta q.b
Tabasco q.b
2c de sopa de farinha
20ml de vinho tinto
cebolinho q.b
poejo q.b
coentros q.b
sal q.b
1 lata de cogumelos
Queijo parmesão ralado

Lave a abóbora e corte-a ao meio no sentido do comprimento.Coloque-a num tabuleiro de ir ao forno para assar.
Depois de assada retire parte da polpa e reserve.
Coloque a soja dentro de água para hidratar, durante uns 15m.Escorra e reserve.

Bimby

Deite a cebola, o alho, o cebolinho, os coentros e o poejo no copo; uns segundos na veloc.5.Junte o azeite;3m temp. varoma veloc.1.No final adicione o tomate, a polpa de tomate e o pimentão;5m temp.100 veloc.1.Junte a carne picada, a soja,o vinho, os cogumelos, a pimenta, os cominhos, o cravinho, o tabasco e a polpa de abóbora reservada; 10m temp.100 veloc. colher inversa. Por último deite a farinha e programe 7m temp.100 á mesma velocidade.

 Recheie cada metade de abóbora com a mistura e salpique com o queijo parmesão, leve ao forno a 190ºC até gratinar.

Eu servi com arroz branco e salada de rucula com morangos e uvas.

Tradicional

Faça um refogado com a cebola picada, o alho e o  azeite.Junte o cebolinho, os coentros e os poejos e deixe cozinhar por uns minutos.Adicione o tomate partido aos bocados, a polpa e o pimentão.Cozinhe mais um pouco.Coloque de seguida os restantes ingredientes excepto a farinha, cozinhe por uns 15m ou até a carne e a soja estarem cozidas.Por último deite a farinha e cozinhe até esta engrossar um pouco o molho.

Recheie cada metade de abóbora com a mistura e salpique com o queijo parmesão, leve ao forno a 190ºC até gratinar.

Eu servi com arroz branco e salada de rucula com morangos e uvas.

Fonte: Inspirada no blog " No Soup For You" da Gasparzinha