segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Arrufadas




Quando vi esta receita do livro "Pão", fiquei contente pois adoro arrufadas, estes pães doces são tipicos da zona de Coimbra, onde eu cresci até aos meus 10 anos depois de ter vindo de Moçambique.Só não os fiz mais cedo porque era verão e ter o forno acesso é desagradável, pois o calor é insuportável.Como os fins de semana têm estado de inverno, chuvosos e frios, agora é que sabe bem acender o forno e comer estas delícias, com um belo chá verde vindo dos Açores.


Ingredientes:
200ml de leite
20g de fermento de padeira( utilizei metade dos cubos que vendem no Pingo-Doce, 12,5g)
400g de farinha
50g de margarina
50g de açucar( usei amarelo)
50ml de água
raspa de 1 limão
2 ovos(1 para a massa e outro para pincelar)


Pré-aquça o forno a 180ºC


Termomix-bimby

No copo deite 50ml de leite e o fermento; 1m temp.37veloc.2.No final acrescente 100gr de farinha;10seg.veloc.6.Deve formar uma bola de massa.Deite os restantes ingredientes 25seg. veloc.6 e depois 2m velocidade espiga.
Deixe no copo da bimby a levedar até a massa dobrar o volume.( eu abafei o copo com uns panos de cozinha)
De seguida faça pequenas bolas e coloque no tabuleiro forrado com papel vegetal.Pincele cada uma com o ovo batido e deixe levedar durante 40m.Faça dois golpes em cruz em cada bola e leve ao forno durante 25m.

Tradicional
Misture 50ml de leite morno com o fermento e 100g de farinha.Amasse até obter uma bola, acrescente os restantes ingeedientes e um dos ovos.Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa e homogénea.Cobra a massa e deixe levedar até esta aumentar de volume.De seguida
faça bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado de papel vegetal.Pincele cada uma delas com o vos batido e deixe levedar por 40m.Quando terminar o tempo faça dois golpes em cruz em cada bolinha e coza durante 25m no forno.

Quando tiverem cozidas retire-as e polvilhe com açucar e sirva quente ou frias.


Confesso que não deixamos arrefecer foi sair do forno e comer, mas alguém conseguia resistir a uma coisa destas?

sábado, 28 de Novembro de 2009

Declaração de Amizade e Afeto

Eu prometi a todas que me passaram esta declaração que publicava aqui no Chocolate e Caju, e como o prometido é devido, aqui estou eu para o fazer.


Esta declaração foi enviada pela Cuca; Abelha Maia e Fabiana, fiquei muito contente por se terem lembrado de mim, ainda por cima uma declaração de amizade e afeto. Foi muito bom saber que há pessoas que apesar de não conhecermos(a Abelha Maia já tive o prazer de conhecer),têm um carinho especial por nós.Quero agradecer a voçês, por este gesto tão querido e mandar-vos um beijinhos muito especial.

Então a declaração é a seguinte:
"A AMIZADE NÃO SE COMPRA, SE CONQUISTA!
AMIZADE PERMANENTE NÃO SE COMPRA NÃO SE VENDE, NÃO SE ENSINA NEM SE APRENDE, NASCE E MORRE COM A GENTE!"
Esta declaração funciona deste modo:
1º Escolhemos 10 amigos para declarar a nossa amizade e nomeamos num post
2º Depois visitamos o blog deles e comunicamos a nomeação
3º Cada um deve nomear mais 10 e assim sucessivamente
4º Não há selos nem premios só a nossa declaração de amizade e afeto
5º Se receber de volta é porque é considerada uma grande amiga
Vou ter que quebrar as regras porque vou passar esta declaração de amizade a todos os que visitam o Chocolate e Caju, aqueles que comentam os meus posts e se lembram de vir dar uma palavra de amizade e carinho se quiserem podem levar a declaração com voçês ela é do fundo do meu coração.
Desde que tenho o blog conheci muita gente, aprendi muita coisa, valorizei -me como pessoa e como cozinheira, é a voçês que eu devo, cada dia que vou aos vários blogs venho de lá a saber mais qualquer coisa e isso para o meu espírito é uma grande terapia de stress, fico descontraida, ás vezes até sorrio com algumas coisas que voçês dizem.....só tenho que agradecer a todas, obrigado e um beijinho muito grande para voçês.

quarta-feira, 25 de Novembro de 2009

Muffins de laranja e manga


Esta receita veio do Simplesmente Delícias, que dispensa apresentações, quem não conhece o blog da Leonor de Sousa Bastos?!!!

Desde que vi estes muffins no blog dela que não me sairam da cabeça, fiquei curiosa para experimentar o sabor.Pensei eu, se gosto tanto de sumo de manga/ laranja, só podia gostar dos muffins, e claro não me enganei.

Ingredientes:
200g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2c. de chá de fermento
70g de açucar
150g de polpa de manga( utilizei metade de uma manga e triturei na bimby)
100g de gomos de laranja sem pele nem caroços( dá 2 laranjas)
1 ovo
150ml de leite
60g de manteiga derretida

Pré-aqueça o forno a 210ºC.

Unte formas para muffins e polvilhe com farinha( utilizei de silicone).

Peneire os ingredientes secos.Bata o ovo com o leite e a polpa de manga apenas para misturar.Deite a mistura de ovo sobre os ingredientes secos e misture.Por último misture a manteiga e os gomos de laranja.
Deite nas formas e leve ao lume por 15m.

terça-feira, 24 de Novembro de 2009

Pão de farinha de soja/linhaça com sumo de papaiaArtisan bread


O pão com farinha de soja e linhaça já é habitual cá em casa, o que não é normal e ser com sumo de papaia e maracujá.Eh!eh! Tinha feito sumo para mim, pois o esquisitinho não gosta de papaia.E como tinha sobrado, achei que era o desperdício deitar fora.Como ia fazer pão não hesitei experimentei.Não é que o resultado foi o pão muito saboroso.O esquesitinho comeu e disse que estava muito bom.Depois de termos comido o pão todo eu disse-lhe que tinha levado sumo de maracujá.ah!ah!
Ingredientes:
60gr de sementes de linhaça gold
40g de farinha de soja
400gr de farinha t65
1 copo pequeno de sumo de papaia e maracujá(75ml )
1/2c. de sobremesa de sal
2c. de sopa de azeite
2c. de sopa de açucar
225ml de água
1/2 cubo de fermento
sementes de sésamo pretas e brancas
Reduzi a farinha as sementes de linhaça e os grãos de soja na bimby.
A morne a água com o sumo
Num recipiente com tampa deite a água, o sumo, o açucar, o azeite, o sal, o azeite, o fermento e a mistura das farinhas.Com uma colher de pau vá mexendo do centro para as pontas até toda a farinha estar bem envolvida.Tape o recipiente e deixe levedar por 2h.No final retire a massa do recipiente para a bancada enfarinhada e dê-lhe a forma que quiser.Coloque a massa numa forma com papel vegetal ou barrada e deixe levedar por mais 40m desta vez sem tampa.
Pré-aqueça o forno a 200ºC durante 20m com um tabuleiro sem água.No final da levedação polvilhe o pão com as sementes de sésamo e coloque a água quente no tabuleiro que está por baixo.No meu caso fecho a forma com a tampa.
Deixe cozer por 40m, ele está cozido quando bater no fundo da forma e ouvir um barulho oco.Retire-o da forma e coloque em cima de uma grelha para arrefecer.






segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

Bolo de café avelã e pepitas de chocolate


















Mais uma receita do livro "Café", cada vez que o abro, não resisto a fazer umas de tantas receitas.Este bolo é tãooo bommm.Desapareceu num instante.

Ingredientes:
125g de margarina
175g de açucar amarelo
4 ovos
200g de avelãs moidas
50g de avelã picada
2c. de sopa de canela
60ml de café expresso frio
125g de farinha
1c. de chá de fermento
170g de pepitas de chocolate( utilizei chocolate preto 70% cacau e triturei na bimby)
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Termomix_ bimby
Separe as gemas das claras e deite as claras no copo; 4m veloc.3 e 1/2.Reserve.
No copo deite as 50g de avelãs e triture, 6 seg. veloc.5.Reserve.
Deite a outra quantidade de avelã e moa durante uns segundos na veloc.9.Reserve.
Deite o margarina e o açucar; 20seg.veloc.5.Junte os ovos ao preparado; 15seg. veloc.5.
Misture as avelãs moidas, a canela,e o café expresso;20 seg.veloc.5.Deite a farinha junto com o fermento e já peneirada; 30seg. veloc.4.Deite as pepitas de chocolate e as avelãs trituradas, envolva tudo, por ultimo junte as claras e envolva á massa.
Deite a massa para a forma previamente untada, ou então uma forma de silicone.E leve ao forno por 50m.Retire e deixe arrefecer.

Tradicional
Na 123 as avelãs e reserve.Deite a outra quantidade de avelãs e moa.Reserve.
Bata a margarina com o açucar, até obter uma mistura cremosa.Separe as gemas das claras.Vá acrescentando as gemas á mistura de margarinna emexa tudo até obter uma massa espessa e clara.Misture as avelãs moidas, a canela e o café, bata um pouco.Junte a farinha e o fermento já peneirados e mexa.Bata as claras em castelo e junte á massa, deite as avelãs trituradas e chocolate e envolva bem os ingredientes.
Deite a massa numa forma e leve ao forno por 50m.Retire da forma e deixe arrefecer.

sexta-feira, 20 de Novembro de 2009

Aniversário do Tertúlia de Sabores-Frango com Jinguba(amendoim)


Hoje o blog da Moira-Tertúlia de sabores faz 2 anos e não podia deixar passar o desafio que ela lançou, fazer uma receita do blog.Depois de espreitar várias receitas maravilhosas que ela tem decidi-me por esta.E perguntam voçês porquê? Pois bem os ingredientes que ela leva despertou as minhas papilas gostativas, como tal tive que experimentar.E como sou "filha" de terras Africanas não pude resistir, apesar de vir bem pequenina( 4 anos) de lá, tenho uma grande paixão pela terra, pelos sabores etc....
O blog da Moira é de visita obrigatória, desde as receitas maravilhosas ás fotografias que só de olhar para elas dá vontade de ir fazer a receita, á simpatia da autora, enfim acho que só por isto já vale a pena visitar.

Vamos lá á receita:
Ingredientes:
4 pernas de frango(utilizei 1/2 frango partido aos bocados)
50gr de amendoins torrados e sem sal
1 cebola
4c. de sopa de calda de tomate
1 copo de água
1c. de sopa de óleo de palma(dendem) ou então 2c. de sopa de azeite
sal e jindungo q.b
1c. de sopa de coentros picados
Num recipiente leve ao lume o óleo de palma e junte o frango deixe alourar um pouco, adicione a cebola bem picada e deixe refogar um pouco.Acrescente a calda de tomate e um copo de água, deixe cozer em lume brando.
Adicione o amendoim triturado( fiz na bimby), mexa e deixe cozinhar em lume muito brando, mexendo várias vezes.Isto porque o molho engrossa bastante e a tendência é de pegar no tacho, nesse caso acrescente água, mas não muita, para o molho ficar com uma consistência grossa( não foi bem o meu caso).No final adicione os coentros picados.
Acompanhei com arroz basmati.Uma verdadeira delícia.

quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

Abóbora manteiga recheada com bacalhau


Quando vi esta receita no blog da Gasparzinha-"No Soup for You" disse cá para os meus botões, não vai tardar muito para me deliciar com esta maravilha.Aproveitei o jantar romântico para a experimentar.Quando levei o tabuleiro para a mesa o esquisitinho torceu o nariz, "hummm se calhar não vou gostar", nem disse nada, para quê! Quando começou a comer fez um comentário: "Epá isto é muito bom", :) :), manias, ainda não provou e já acha que não vai gostar.
Nós cá em casa não comemos muito então ao jantar, nem pensar por isso só comemos metade da abobora recheada.Assim delicio-me mais um dia, eh!eh!eh!
Eu utilizei uma embalagem de bacalhau congelado desfiado, que é aproximadamente o dobro da quantidade da receita original.Por isso todos os ingredientes da parte do refogado para cozinhar o bacalhau foi dobrado, excepto claro a quantidade da abóbora.A intenção foi mesmo sobrar para depois aproveitar e fazer outra coisa, que já tenho cá umas ideias!!!!
Mas deixo aqui as quantidades da receita original.
Ingredientes( 2 pessoas):
1 abóbora manteiga
1 dente de alho
1/2 cebola
50g de alho françês
100gr de tomate maduro ou pelado(utilizei pelado)
30gr de pimento verde(utilizei vermelho)
coentros
Azeite
40g de queijo creme tipo fhiladelfia
60ml de leite de coco
190gr de bacalhau desfiado e demolhado
140g de polpa de abóbora
1/2c. café de caril em pó
sal
molho picante-usei pasta de chili da calvé
Termomix-bimby
Em primeiro lugar lave bem a abóbora e corte-a ao meio no sentido do comprimento.Coloque as metades na varoma.Se fizer esta receita para mais pessoas e tiver de usar uma abóbora maior, corte no topo uma tampa e tape com folha de alumínio e não coloque a tampa da varoma, programando mais 10m.
No copo deite 800gr de água, coloque a varoma em cima; 20m temp.varoma veloc.3.Deixe arrefecer um pouco e retire parte da polpa, de maneira a que fique ainda uma espessura de 4cm.Reserve.
Eu segui a sugestão da Gasparzinha e fiz isto de véspera.
Coloque no copo a cebola, o alho, o alho françês, o tomate, o pimento e os coentros;3seg.veloc.5.Deite o azeite;5m temp. 100 veloc.1.De seguida junte o queijo, o leite de coco, o bacalhau, a polpa de abóbora reservada, o caril, o sal e o picante; 12m temp.100 veloc.colher inversa.
No final coloque o preparado dentro das metades de abóbora e disponha depois num tabuleiro de ir ao forno.
Leve ao forno por 20m ou até a polpa da abóbora estar macia.
Retirei o recheio e a polpa da abóbora para o prato, acompanhei com arroz branco.É uma delícia o molho.
Tradicional
Lave bem a abóbora e corte-a no sentido do comprimento.Embrelhe cada metade em papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20m.Deixe arrefecer um pouco e retire a polpa de modo a ficar ainda uma espessura de 4cm.
Se quiser pode fazer isso de véspera, até aconselho.
Pique a cebola e o alho e refeue-os no azeite até a cebola estar macia.Junte o alho françês cortado em rodelas finas, o tomate e pimento cortados em cubos pequenos e os coentros.Cozinho em lume brando por uns minutos.
Junte o queijo, o leite de coco, o bacalhau, a polpa da abóbora reservada, o caril, o sal e o picante, cozinhe por 15m em lume brando, vai mexendo de vez em quando.
Coloque o preparado dentro das metades da abóbora e leve ao forno num tabuleiro por 20m, ou até a polpa estar macia.
Retirei o recheio e a polpa da abóbora para o prato e acompanhei com arroz branco.

quarta-feira, 18 de Novembro de 2009

Velas de Biscoito e um jantar



Ontem fiz 8 anos de casada, tanto tempo!!! :) E um jantar romântico tem de ter velas, voçês não acham?? Pois o meu teve 2 tipos de velas, umas que dão luz e outras que são muito saborosas.


Vi esta receita no livro "Café", para o jantar de ontem vinha mesmo apropriado.hehehe!!

Não fiz exactamente como vem no livro, adaptei-a ao gosto cá de casa, utilizando mais cacau e menos café, assim como a cobertura é de chocolate e não de café.A ideia para mim é fantástica e claro muito boaaa!!!


Ingredientes:
6 ovos
100gr de açucar
50g de amêndoas
20g de coco
80g de farinha
3c de chá de café em pó solúvel(utilizei 1c)
1c de de chá de cacau( utilizei 3c)
2c. de sopa de leite
275g de doce de alperce( utilizei ameixas secas(200g), coloquei no copo da bimby com 120ml de água e deixei cozinhar 7m temp.varoma veloc.2, no final triturei).
3c. de chá de rum
Cobertura:
8 amêndoas inteiras sem casaca
200gr de chocolate
30gr de açucar( não utilizei)
120ml de natas
1c. de chá de rum.
Aqueça o forno a 200ºC.
Termomix-bimby
No copo deite os ovos e açucar; 15seg. veloc.5.Misture as amêndoas, o coco, a farinha peneirada e adicione á mistura dos ovos.Junte o café e cacau em pó ao leite e adicione também á massa;10seg. veloc.4.
Coloque papel vegetal num tabuleiro rectangular e espalhe a massa uniformemente.Leve ao forno por 12 minutos.
Entretanto na bimby coloque o doce de alperce com o rum e deixe cozinhar por 6m temp.100 veloc.2( eu fiz como descrevi em cima).
Polvilhe papel vegetal com uma camada de açucar e coloque aí o biscoito.Deite por cima do biscoito.Enrole logo de seguida o biscoito no papel vegetal e leve ao frigorífico durante algum tempo.Depois corte o rolo em 8 pedaços( eu só cortei em 7 pedaços).
De seguida prepare a cobertura de chocolate, num recipiente leve o chocolate a derreter em banho maria, de seguida acrescente as natas, o açucar o rum e deixe cozinhar por uns minutos.
Megulhe os rolos 1cm na cobertura e mergulhe depois a outra metade.Coloque os rolos em pratos e com uma colher deite um pouco de cobertura no cimo para fazer o efeito da cera a derreter.Para terminar coloque uma amêndoa no centro da cobertura para fingir a chama.
Tradicional
Bata os ovos e o açucar na batedeira.Misture as amêndoas, o coco a farinha peneirada e adicione á mistura dos ovos.Bata uns minutos com a batedeira.Junte o café, o cacau ao leite e adicione á massa.
Coloque papel vegetal numa forma rectângular e deite o preparado, leve ao forno durante 12m.
Se não tiver o doce de alperce pode colocar alperces secos num tacho e levar ao lume com água, deixe cozinhar até obter o doce, junte o rum.
Os passos a seguir são iguais ao que descrevi anteriormente.
Nota:Não deixe o biscoito cozer muito.Pois terá mais dificuldade em enrolar.Enrole o biscoito enquanto quente.

terça-feira, 17 de Novembro de 2009

Carne de porco com 4 especiarias e ananás


Esta carne já a faço á bastante tempo, é muito condimentada, mas de um sabor muito agradável.( para quem gosta de comida bem condimentada, claro)
O ananás com a carne de porco combina muito bem, adoro.
Ingredientes:
500gr de carne de porco cortada ao cubos
1c. de café de pimenta
1/2c de café de piri-piri
2c. de café de canela
1/2c. de café de cravinho
alho em pó q.b
2c. de sopa de molho de soja
1c. de sopa de açucar mascavado
2c. de sopa de polpa de tomate
azeite q.b
5 rodelas de ananás partidas aos bocados
100ml de sumo de ananás
sal q.b
Tempere a carne com o alho em pó e sal e reserve.
Num copo misture a canela;a pimenta; o cravinho e reserve.Numa taça pequena misture o sumo de ananás; o molho de soja; o açucar e a polpa de tomate.Reserve.
Numa frigideira ou tacho leve ao lume o azeite quando este estiver quente junte a carne e deixe alourar.Junte o ananás e deixe cozinhar por uns 4 minutos, deite o piri-piri e as especiarias e deixe cozinhar por uns 5 minutos.Por último deite o preparado do sumo de ananás e deixe cozinhar em lume baixo até apurar.
Sirva com arroz branco ou então com puré de batata.

segunda-feira, 16 de Novembro de 2009

Sumo de maçã hortelã e gengibre


Este sumo descobri-o num restaurante/pastelaria chamada "Magnólia", vou lá almoçar algumas vezes e desde o início que me chamou a atenção.Mas claro que tive de o reproduzir em casa.É a única forma de beber sumo de maçã, pois nunca foi dos sumos que me agradassem.Mas desta maneira é outra coisa.
Ingredientes:
3 maçãs
1 pitada de gengibre
3 pés de hortelã
350ml de água
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby;2m veloc.9.
Se não tiver a bimby, coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe alguns minutos a triturar.

domingo, 15 de Novembro de 2009

Flan de café e cardamomo-Dia bege



O passatempo do Delícias e Talentos, está quase a terminar,já falta poucas cores do arco-íris culinário.Com pena minha, tinhamos que colocar a cabeça a funcionar ou irmos em pesquisa, para encontrar uma receita da respectiva cor.Hoje é a cor bege, que eu gosto bastante pois fica bem com todas as outras cores.

Esta receita foi tirada do livro "Café", têm "n" receitas com café, uma perdição.Não alterei nada da receita.Fica muito bom, experimentem vale a pena.
Esta foi a primeira vez que cozi pudins na bimby.Nunca tinha experimentado pois achava que era impossível cozer em tão pouco tempo.Mas é verdade, fiquei espantada.
Ingredientes:
200gr de açucar
2c. sopa de grãos de café(utilizei café em pó, 1 colher de sopa)
10 sementes de cardamomo
1/2 vagem de baunilha
400ml de leite
3 ovos
2 gemas de ovo
óleo para untar as fôrmas


Unte seis fôrmas pequenas com uma camada de óleo fina.Caramelize 150g de açucar em lume médio até que adquira um tom dourado.Retire a caçarola do fogão e vrta metade do caramelo nas fôrmas.
Ferva o restante caramelo com 125ml de água, 1/2 c de sopa de café ou 1 de grãos de café e 5 sementes de cardamomo.Retire do lume e deixe arrefecer tapado.
Divida a vagem de baunilha no sentido do comprimento e raspe a semente.Noutra caçarola, ferva o leite com a vagem de baunilha e a semente, o restante cardamomo e café, deixando ferver durante 2 minutos.
Misture os ovos e as emas com o restante açucar, mas não deixe formar espuma.Coe o leite e acrescente-o gradualmente á massa de ovos.Verta a mistura para as fôrmas.
Cozedura na bimby: coloque água no copo, a varoma por cima e dentro desta as fôrmas com o preparado, programe 20m temp.varoma veloc.1.
Quando terminar retire os flans e deixe arrefecer um pouco desenforme com a ajuda de uma faca.
Cozedura no forno:Coloque as fôrmas num tabuleiro, encha-o com águaa ferver de modo a que as fôrmas fiquem até 2cm abaixo do rebordo dentro de água.Cubra as fôrmas com película de alumínioe deixe solidificar os flans durante 20-25m.
Retire os flans do banho-maria e deixe-os arrefecer.Com uma faca solte os flans das fôrmas a partir do rebordo, vire-os para pratos e regue-os com xarope de caramelo.


quinta-feira, 12 de Novembro de 2009

Bolachas de aveia e chocolate


Esta semana tem sido um stress no trabalho e á noite ainda tenho formação, isto porque para o ano a contabilidade em Portugal vai mudar.Vai ser uma batalha que nós contabilistas teremos que enfrentar.Esta hipótese de programar a publicação com uns dias de antecedência é ouro sobre azul.
Adoro aveia, e bolachas de aveia são uma das minhas preferidas.Esta receita foi adaptada do livro "Biscoitos" de que já vos falei.Aveia e chocolate uma perdição divinal.
Ingredientes:
250g de manteiga( ultilizei 200g)
350g de açucar( utilizei 150)
2 ovos
125g de farinha
250g de flocos de aveia
1c. de sobremesa de fermento
100g de pepitas de chocolate( a receita original utilza passas)
Pré-aqueça o forno a 180ºC
Termomix_bimby
Deite no copo a manteiga, o açucar e os ovos;40seg.veloc.4.Misture a farinha com os flocos de aveia e o fermento e junte ao preparado anterior;35seg.veloc.4.No final misture as pepitas de chocolate e envolva bem.
Forme pequenos montículos com duas colheres de chá e coloque-os num tabuleiro revestido com papel vegetal ou numa folha de silicone.Leve a cozer ao forno durante 15m.Deixe arrefecer numa grelha.

Tradicional

Bata a manteiga com o açucar e os ovos até obter uma mistura cremosa.Misture a farinha com os flocoa de aveia e o fermento.Via envolvendo aos poucos com a massa.No final acrescente as pepitas de chocolate.Forme pequenos montículos com duas colheres de chá e coloque-os num tabuleiro revestido com papel vegetal ou numa folha de silicone.Leve ao forno durante 15m.
Deixe arrefecer numa grelha.

quarta-feira, 11 de Novembro de 2009

Canellones de espinafres ricotta e nozes

Há já algum tempo que me andava apetecer canellones, mas não aqueles tradicionais com carne, apetecia-me algo diferente( agora parecia o anuncio da ferrero rocher, ah!ah!).
A foto não é das melhores, pois ficou com uma cor esquisita.


Ingredientes
6 canellones
400gr de espinafres
3c. de sopa de queijo ricotta
nozes q.b
2 dentes de alho esmagados
azeite q.b
sal q.b
30g de molho de tomate-aqui
5c. de sopa de vinho
manjericão fresco( uns 2 pés)
queijo parmesão q.b

Leve os espinafres a cozer em água e sal.Quando levantar fervura deixe cozinhar por 4m.Retire os espinafres e deixe-os a escorrer num recipiente.Numa frigideira leve ao lume o azeite, deixe aqueçer e deite os alhos qaundo estes tiverem lourinhos junte os espinafres e deixe cozinhar por uns minutos.Apague o lume ,junte o queijo ricotta as nozes e envolva bem.Encha os canellones com este preparado e coloque-os num tabuleiro de ir ao forno.Reserve.
Misture ao molho de tomate o vinho e o manjericão e triture tudo muito bem( fiz na bimby).
Deite o molho por cima dos canellones assim como o queijo parmesão.Leve ao forno a 180ºC até os canellones estarem cozidos.

terça-feira, 10 de Novembro de 2009

Polvo á lagareiro



É das formas de cozinhar o polvo que eu mais aprecio, para além do arroz de polvo.Já há bastante tempo que não comia polvo como tinha uma embalagem de polvo resolvi fazer desta forma pois já estava com saudades.
Ingredientes:
1 polvo médio( ainda fiz arroz com algum que sobrou)
2 tomates
2 cebolas grandes
1/2 pimento vermelho
3 a 4 tiras de pimento amarelo
3c. de sopa de vinho branco
2 dentes de alho
salsa q.b
azeite q.b
Num tacho leve o polvo a cozer com uma das cebolas.No final parta o polvo em tiras e coloque num tabuleiro de ir ao forno por cima deite o tomate, a cebola cortados aos quartos, os alhos laminados, o pimento quartado em tiras, regue com o vinho e azeite.Leve ao forno a 200ºC até o polvo começara a ficar dourado.Retire do forno e salpique com salsa picada.Sirva com batata cozida ou assada no forno.

segunda-feira, 9 de Novembro de 2009

Pão doce Havaiano da Rute




Esta receita é do blog da Rute-Publicar para partilhar, que tive o prazer de conhecer á uns dias atrás.Gostei muito de a conhecer ainda por cima temos a mesma profissão, assunto não nos faltou.Do segundo encontro com a Rute, onde aliás conheci a Abelha Maia, veio de lá a fôrma de pão com tampa, que já algum tempo andava á procura e que gentilmente a Rute disse-me que na Puratos havia, se quisesse ela quando fosse á Puratos trazia uma para mim e assim foi.Para estrear a fôrma só podia ter feito um pão da Rute. E o escolhido só podia ser este pois tem todos os ingredientes para ser um excelente pão.E não me enganei, fica maravilhoso, foi aprovado cá em casa.
Rute até a Vicky adorou e comeu metade do pão, o que vale é que eu já o tinha partido ao meio para congelar as fatias.Mas não foi necessário pois como o esquisistinho deixou o pão em cima da tábua de partir o pão, ela só precisou de alguns minutos sozinha na cozinha para zuca, meter os dentes no pão.Cada vez que nós iamos partir o pão ela ficava desvairada com o cheiro.Ainda nos rimos bastante com ela.
Utilizei os ingredientes para a máquina do pão que a Rute indicava, mas foi amassado na bimby.
Vamos lá então á receita e pouca conversa, eh!eh!
Ingredientes:
1 bananas
1 rodelas de ananás
2c de sopa de sumo de ananás
1/4 de copo de leite de soja(copo medida da MFP)
1c de sopa de manteiga de soja(utilizei margarina)
1 ovo
2c de sopa de coco ralado
1/3 de copo de açucar mascavado claro
1c de café de sal fino
1/2 copo de flocos de batata( puré em pó)
3 copos de farinha t65
2c de chá de fermento em pó tipo fermipan
1 copo de farinha á parte
bagas goji
óleo para untar a forma
Termomix_bimby
No copo deite as bananas, o ananás, o sumo e o ovo;1m temp.37 veloc.5 a 6.Enquanto a bimby trabalha, aqueça o leite com a margarina, no micro-ondas.Junte pelo bocal a misture com a bimby sempre a trabalhar.De seguida junte os outros ingrediente excepto o copo de farinha á parte; 4m veloc. espiga.
Eu retirei a massa do copo, pois precisava da bimby, coloquei a massa num recipiente com tampa, embrulhei num pano de cozinha e deixei levedar até a massa duplicar de volume.
Quando atingir o dobro ligue o forno, coloque a fôrma dentro do forno.Deite as bagas em água para demolharem.No recipiente onde a massa levedou vá deitando o copo de farinha que faltava e amasse até toda a farinha estar incorporada na massa.
Unte a fôrma quente com oleo e dite a massa em forma de rolo, decore com as bagas que devem estar bem espremidas.
Apague o forno e coloque a fôrma lá dentro a levedar mais uns minutos, vá espreitando para ver se a massa já levedou até 3/4 da forma.Se notar que o forno está frio, volte a ligar no minimo.
Quando estiver completamente levedada ligue o forno a 200ºC e deixe cozer por 30m.

quarta-feira, 4 de Novembro de 2009

Folhado de peixe



Eu adorei esta receita é bem simples e faz um brilharete.A massa folhada presta-se para muito coisa desde doces a salgados é só colocarmos a cabeça a funcionar.Foi o que fiz.ah!ah!

Ingredientes:
1 placa de massa folhada de compra
3 lombos de pescada
1 cebola
1 dente de alho
sumo de limão q.b
1 caldo de peixe-este é caseiro
1c de sopa de sopa marisco
coentros q.b
farinha maizena q.b
agua da cozedura do peixe q.b
azeite q.b
pimenta q.b
Coloque a massa folhada num tabuleiro de ir ao forno e dobre a massa ao maio no sentio do comprimento, leve ao forno a 200ºC até esta começar a ficar dourada e folhada.

Termomix_bimby

Deite água no copo, coloque o cesto e dentro deste os lombos de pescada, salpique com sal;15mtemp.100 veloc.3.Retire o peixe e a água e reserve.

Deite a cebola o alho pique durante uns segundos.Junte o azeite refogue por 5mtemp.varoma veloc.1.Deite o sumo do limão umas 5 colheres de sopa(aproximadamente 1/2 limão), a sopa de marisco, o caldo de peixe a pesacda ao bocados;4mtemp.100veloc.1.No final acrescente a pimenta, a farinha maizena(1 colher de sobremesa, se necessário deite mais um pouco), a pimenta e se fôr preciso um pouco de água da cozedura do peixe; 6mtemp.6veloc.2.No final se tiver um pouco liquido acrescente mais farinha e volte a programar mais 5mtemp.100veloc.2.Têm de ficar um creme bem cremoso.Junte os coentros e envolva.Deixe arrefecer um pouco.

Entretanto já a massa folhada está pronta, abra ao meio com uma faca com cuidado e recheie com o preparado, leve outra vez ao lume por mais 8m.

terça-feira, 3 de Novembro de 2009

Iogurte de after eight


Já há tanto tempo que não postava uma receita de iogurtes.Este iogurte foi uma grande invenção, pois tinha cá em casa os chocolates after eight que adoro.Tinha comprado um caixa para fazer umas bolachas que vinha no livro de biscoitos que comprei.Acabei por não as fazer e os desgraçados foram cair no iogurte.eh!eh!

Mas para mim foi um dos iogurtes de chocolate que mais gostei, fquando se come o iogurte fica sempre com um sabor fresco a mentol, demais.
Ingredientes:

100gr de chocolate after eight
35gr de açucar amarelo
1l de leite magro
50g de leite em pó
1 iogurte natural-utilizei caseiro


Termomix-bimby

No copo da bimby deite o chocolate, o açucar e 200gr de leite;10m temp.90.Deixe arrefecer por completo e junte o restante leite e o leite em pó;4m temp.50 veloc.4.No final deite o iogurte;15seg.veloc.4.

Abafe bem a bimby com mantas polares, ou então coloque o iogurte em copinhos e leve á iogurteira e deixe por 8 a 10 horas.


Tradicional

Num tacho leve ao lume 200gr de leite, o açucar e o chocolate até o chocolate derreter, a seguir deite o restante leite, o leite em pó e deixe ferver.No final apague o lume e deixe que o leite fique morno, nessa altura junte o iogurte e envolva bem.

Coloque os iogurtes nos copos e leve-os á iogurteira por 8 a 10 horas.

segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

Bolo de Chocolate que é uma flagrante delícia.



Para nós da blogesfera, pelo titulo do post já devem ter reparado que este bolo é do Blog da Leonor Sousa Bastos-Flagrante Delícia, adoro ir espreitar este blog, pois a Leonor tem sempre qualquer coisa doce que só de olhar para a fotografia dá vontade comer.

Na sexta-feira passada foi o aniversário do filhote do esquisitinho, fiz um bolo para comemorar e o escolhido foi um bolo e chocolate maravilhoso.Fiz metade da receita, pois como eramos só três bastava um bolo pequenino.A receita que vou colocar é com as quantidades da original.O meu bolo ficou bem pequeno, mas deu para comer, repetir e ficou para eu e o esquisitinho no dia a seguir ainda nos deliciarmo-nos com ele.Queria fazê-lo numa forma sem buraco, mas como a massa era pouca tive que colocá-lo numa forma mais pequena, e formas pequenas só tenho com buraco.
Ingredientes:

Massa:

187gr de chocolate(usei preto 70% cacau)
187gr de açucar( utilizei amarelo)
187gr de margarina
70gr de maizena
5 ovos
Cobertura:
200gr de chocolate(usei preto 70% cacau)
4c de sopa de água
100gr de açucar em pó
30gr de manteiga

Untar uma forma ou utilizra uma de silicone.

Termomix_bimby

Num recipiente derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.
Separe as claras das gemas e coloque as claras no copo da bimby;5m veloc.3 1/2.Reserve.
No copo da bimby deite o açucar e as gemas;40seg.veloc.4.Junte o chocolate a maizena;30seg. veloc.4.Por fim deite as claras; 15seg.veloc.3.
Deite o preparado na forma e leve ao forno a 180ºC cerca de 50m.


Tradicional


Num recipiente derreta o chocolate coma manteiga em banho-maria.
Separe as gemas das claras, bataas claras em castelo e reserve.
Com a batedeira bata as gemas com o açucar até ficar cremoso, junte o chocolate a maizena e por fim as claras.Leve ao forno á temperatura de 180ºC 50m.
Deixe arrefecer
Cobertura:

Num recepiente derreta o chocolate em banho-maria, misture o açucar eá água e por último a manteiga aos bocados.

Cobra o bolo com este preparado.