segunda-feira, 29 de Novembro de 2010

Risotto de limão com romã

Quando para o almoço temos uma refeição de carne, mas o acompanhamento ainda não está feito, pensamos em tudo, desde batatas assadas, massa, arroz.Começa a cabeça a recordar algumas receitas que pela viagem aos blogs vai vendo e imprimindo, lá fui eu desfolhar aquelas folhas que guardo de receitas a fazer( e são muitas acreditem), vi o risotto de limão do blog Technicolor Kitchen e passei pelo couscous com romã do blog da Ameixinha, hummmm........fiquei a pensar e se juntasse os dois!!? Olhei para a fruteira e lá estava a última romã que tinha comprado.Já está é isso mesmo.



Ingredientes:

1/2 cebola
1 dente de alho
120gr de risotto
raspa  e sumo de 1 limão
sal q.b
2c. de sopa de queijo parmesão
bagos de romã q.b
350ml de água
azeite

Termomix_Bimby

Coloque a cebola e o alho no copo;5seg veloc.5.Deite o azeite; 5m temp.100 veloc.1.Junte o risotto e a raspa de limão;3m temp.100 veloc. colher inversa.Deite o sumo de limão, a água e o sal;15m temp.100 veloc. colher inversa. No final junte o queijo parmesão e envolva bem.
Quando servir deite por cima do risotto alguns bagos de romã.






Tradicional

Pique o alho e a cebola, leve a refogar com o azeite durante uns 7m. Junte o risotto e a raspa de limão deixe cozinhar por 5m.Deite a água, o sumo de limão e o sal deixe cozer o risotto.Quando tiver cozido apague o lume e deite o queijo, envolva bem.
Quando servir deite por cima do risotto alguns bagos de romã.

Fonte: Adaptado do blog Technicolor Kitchen  e do Blog Canela Moída

quinta-feira, 25 de Novembro de 2010

Quiche de vegetais, frango assado e queijo da ilha-Projecto Reciclar

Esta receita é para participar no desafio Recligem Culinária do  blog Delícias e Talentos, consiste em fazer uma receita com sobras de comida, que por vezes vão ficando no frigorífico.
Eu não gosto nada de deitar comida fora, penso sempre no desperdício que estamos a fazer assim como naquelas pessoas que não têm nada para comer.Se sobra alguma coisa numa refeição, nunca deito fora, aproveito e reutilizo numa outra refeição.Se por exemplo numa refeição sobrou molho, jamais vai para o lixo, trituro,divido em recipientes herméticamente fechados, congelo e utilizo noutras refeições onde se utiliza caldos de carne ou peixe.

Citando Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada  se  perde, tudo se transforma",parece que já nos esquecemos desta máxima.
Participem, sempre podemos pôr a imaginação a andar a 1000 á hora.





Ingredientes:

1 placa de massa quebrada
1 embalagem de verdura para juliana
1 peito de frango assado e desfiado
1 cebola
1 dente de alho
azeite q.b
100gr de queijo da ilha
sal
pimenta
noz moscada
200ml de creme de soja
1 gema de ovo
1c de sopa de farinha
50ml de leite
mangericão seco

Coza os legumes ao vapor. Entretanto pique a cebola, o alho.Num recipiente de ir ao lume deite o azeite, quando estiver quente junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola estar translucida.Junte os vegetais já cozidos, tempere com sal, pimenta e o mangerição.Deixe cozinhar por uns 7 a 8m.

Enquanto isso num recipiente, junte o creme de soja, a gema de ovo, a farinha, o leite, o queijo da ilha tempere com pimenta e noz moscada.
Adicione o frango aos vegetais e deite a mistura do creme de soja e envolva tudo.

Forre uma tarteira com a massa folhada pique esta com um garfo, deite a mistura de vegetais e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30m ou até a massa estar dourada.

Notas: Pode não adicionar o frango, assim fica uma refeição mais vegetariana.Já experimentei só com os vegetais e fica muito agradável.

terça-feira, 23 de Novembro de 2010

Tarte de Abóbora, espinafres e queijo mozzarella

Quando a abundância de abóbora existe, temos que inventar, reinventar receitas para a poder utilizar.
Comprei uma abóbora inteira e como cá em casa somos só dois demoramos algum tempo para ela ir desaparecendo.
Uma boa parte cortei-a e levei-a ao forno a assar, depois guardei-a num recipiente no frigorífico e vou utilizando.




Ingredientes:

1 placa de massa folhada
350gr de abóbora assada
150gr de espinafres cozidos e escorridos
1 alho francês
225gr de queijo mozzarella
noz moscada
pimenta
tomilho
nozes partidas em bocados grandes

Forre uma forma com a massa folhada, deite a abóbora, os espinafres, o alho francês salpique com pimenta, noz moscada e tomilho seco.Deite o queijo mozzarella por cima e coloque as nozes partidas aos bocados.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa ficar tostada.

Fonte: Inspirada no blog Cinco Quartos de Laranja

sábado, 20 de Novembro de 2010

Bisque de abóbora e camarão e um jantar cheio de Tertúlias

"Dentro de aproximadamente uma hora tenho uma convidada muito especial a Moira, ela vem jantar ao Chocolate e Caju.Fiz um creme para aquecer o animado jantar que se avizinha.Por entre uma palavra, uma frase e alguns risos, sorrisos, lá vamos levando a colher á boca para apreciar este creme.Espero que a minha convidada goste deste creme."

Para ti Moira muito parabéns pelos 3 anos de blog, com muitas Tertúlias de Sabores.A paixão com que partilhas as tuas descobertas culinárias nota-se em quando fotografia, em cada texto que acompanha a receita.Para ti ofereço, o ramo de tulipas que aparece na foto em baixo, mesmo que seja virtualmente.




Ingredientes:

Azeite q.b
500gr de camarão
100ml de vinho branco
230ml de caldo de vegetais, marisco ou frango
1 c. de chá de açafrão
1 cebola
1 cenoura
2 talos de aipo
1 folha de louro
3 raminhos de poejo
380gr de abóbora assada
200ml de creme de soja

pinhões torrados
umas folhas de poejo


Num recipiente com água e sal  leve ao lume o camarão com casca.No final retire a casca ao camarão e guarde a água  onde cozeu o camarão.

Entretanto num outro recipiente deite a cebola e o azeite e deixe refogar por uns minutos.Junte o camarão( reserve alguns para acompanhar o creme), deixe este alourar um pouco.Adicione o vinho e cozinhe por uns minutos.Deite a cenoura cortada á rodelas, o aipo o caldo de vegetais, o açafrão, a abóbora, o louro e 3 raminhos de poejo.Deixe cozinhar até a cenoura e o aipo estarem cozidos.No final retire a folha de louro e triture tudo, junte o creme de soja e vá acrescentando a água da cozedura do camarão até obter um creme mais espesso que os habituais.

Quando fôr servir deite em cada prato os pinhões torrados, umas folhas de poejo e alguns camarões que reservou.

Bisque- É um creme espesso de vegetais ou frutos do mar.

Fonte:Adaptado Blog Closet  Cooking

quinta-feira, 18 de Novembro de 2010

Lasanha de atum com legumes

Quando vi no blog da Vânia esta lasanha, achei que devia  ficar muito boa, pois os legumes são assados.E não me enganei.Esta que vos trago é outra versão da lasanha com legumes assados.
Espero que gostem!!

 Ingredientes:

1 alho françês
100gr de abóbora aos cubos
1 curgete
200 gr de grelos cozidos
2 latas de atum
1 cebola
2 alhos
azeite
molho béchamel
pimenta
manjericão
placas de lasanha frescas
Queijo da ilha ralado

Corte o alho francês e a curgete ás rodelas. Num tabuleiro de ir ao forno coloque a abóbora, a curgete e o alho francês, salpique com um pouco de sal, manjericão seco e regue com um fio de azeite, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até os legumes estarem assados.

Entretanto num recipiente leve a refogar a cebola picada e os alhos com um pouco de azeite de seguida junte os grelos previamente cozidos e escorridos e deixe saltear por uns minutos.Junte o atum e envolva na mistura de grelos, tempere com pimenta e manjericão deixe cozinhar por 5m.

Faça a montagem da lasanha, no fundo de um tabuleiro coloque placas de lasanha, junte os legumes assados e por cima destes a mistura dos grelos com o atum, regue com um pouco de molho béchamel. Repita a operação  até acabar todos os ingredientes, por último regue com o restante molho béchamel e salpique com o queijo da ilha ralado.Leve ao lume até gratinar.

Fonte: Adaptado do blog Sabores da Alma

segunda-feira, 15 de Novembro de 2010

Ducados de maçã recheados

Quando o dia lá fora está escuro e o céu insiste em ter nuvens negras, nada melhor que ficar em casa e aproveitar para fazer uns biscoitos.Um fim-de-semana em casa, dá para fazer de tudo um pouco.

"Sem pressa para nada, as horas passam devagar, acendo a luz da cozinha, vou buscar o meu livro de biscoitos, tomo um café e vou desfolhando o livro.Deparo-me com esta receita que  por sinal já estava marcada, hummmmm.........são um pouco demorados, mas hoje tenho todo o tempo do mundo".



Ingredientes:

Para a massa

250gr de farinha
100gr de açucar
100gr de margarina
2 gemas
1 pacote de açucar bauninlhado

Recheio

30gr de passas
1c. de chá de rum
2 maças
1 pitada de canela
2c. de sopa de limão
50gr de amêndoas moídas

Termomix_bimby

Deite a farinha e o açucar, 30seg. veloc.9,Junte a margarina, as gemas e o açucar baunilhado;20seg. veloc.4, mais 1m veloc.espiga.Deixe a massa repousar em local fresco por 1hora.
Enquanto a massa descansa, faça o recheio.

Macere as passas com o rum.Descasque as maçã e corte em pedaços, regue  com o sumo de limão, reserve.
No copo deite as amêndoas;10seg. veloc.5, junte a maçã, a canela e as passas;5seg. veloc.4.

Numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa em pequenas porções.Corte as bolachas em círculos.Distribua o recheio num dos circulos e cubra com outro circulo, pressione bem as bordas.

Coloque as bolachas num tabuleiro revestido a papel vegetal.Leve a cozer ao forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 15m.

Retire do forno coloque numa grelha para arrefecer e polvilhe com canela.




Tradicional

Peneire a farinha e o açucar para uma tigela.Corte e junte a manteiga em pedaços, acrescente as gemas e o açucar baunilhado.Envolva tudo até formar uma massa consistente.Deixe a massa repousar em local fresco por 1 hora.

Para o recheio macere as passas no rum.Descasque as maçãs, e corte em pedaços muito pequenos.Misture com a canela, o sumo de limão, as passas e o miolo de amêndoa.

Numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa em pequenas porções.Corte as bolachas em círculos.Distribua o recheio num dos circulos e cubra com outro circulo, pressione bem as bordas.

Coloque as bolachas num tabuleiro revestido a papel vegetal.Leve a cozer ao forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 15m.

Retire do forno coloque numa grelha para arrefecer e polvilhe com canela.



Fonte: Livro "Biscoitos" do Lidl

sexta-feira, 12 de Novembro de 2010

Almôndegas á moda do Chocolate e Caju

Na cozinha do chocolate e caju as almôndegas são um pouco diferentes no que respeita á carne utilizada, esta é de peru ou frango, por vezes faço misturas de carne de  frango com porco ou vaca, mas é muito raro, normalmente é feito com carne branca.
Estas que vos trago hoje são simplesmente de peru.O molho fica divinal, quando sobra congelo e utilizo noutra receita.

Ingredientes:

Almôndegas

4 bifes de peru
1/2 cebola
1 dente de alho
20gr de bacon
cebolinho q.b
1 chávena de pão ralado com cebolinho
sal
pimenta
noz moscada

Molho

1 cebola
2 tomates
100ml de polpa de tomate
50ml de vinho
4 tiras de pimento-usei vermelho e amarelo
1 pimento marron
pimenta
tomilho
cebolinho
azeite

1º Pique a carne juntamente com a cebola, o bacon, o alho e o cebolinho.Junte o pão ralado é misture bem, acrescente o sal, a pimenta e a noz moscada e volte a misturar todos os ingredientes.Faça pequenas bolas com a mistura e reserve.

2º Faça o molho, pique a cebola e leve ao lume com o azeite deixe refogar um pouco, junte o tomate, as tiras de pimento cortadas aos bocados pequenos e o pimento marron também cortado em pequenos pedaços, cozinhe por uns 7 minutos.Adicione a polpa de tomate, o vinho, a pimenta, o tomilho e o cebolinho picado, quando começar a ferver junte as bolinhas de carne e deixe cozinhar.

Sirva com esparguete e uma salada.

segunda-feira, 8 de Novembro de 2010

Sumo de dióspiro e laranja

Nesta altura do ano somos invadidos pelos dióspiros, uma cor laranja bem viva.Um fruto com uma característca muito especial, só devemos comê-lo bem maduros, caso contrário a nossa boca fica com sabor desagradável.Na minha ida a casa da mãe, trouxe um saco cheio.Mas como cá em casa só eu gosto de diópiros, não conseguia dar conta do recado.
Lembrei-me de fazer sumo, juntei uma laranja e assim o maridinho também bebeu, pois com a laranja, o sabor do diópiro mal se nota.



Ingredientes:

1 dióspiro
1 laranja
1c. de sopa de maple syrup
0,5l de água


Num liquidificador deite todos os ingrediente e ligue durante uns minutos.



Querem um copo cheio de vitaminas?

quinta-feira, 4 de Novembro de 2010

Enrolados de abóbora e canela

Fiz estes enrolados com a intenção de os publicar no dia das bruxas.Aconteceu uma falha de memória!! A velhice é assim, deixa-nos  com a memória mais fraca, eh!eh!

Passo a explicar, no fim-de-semana passado fui lá acima á minha mãe e  normalmente levo o computador atrás de mim, mas desta vez foi tudo tão á pressa que me esqueci dele.

No sábado queria sair logo depois do almoço para chegar lá acima ainda com as lojas abertas, pois queria trazer mais umas morcelas doces, mas tal não aconteceu, para além de eu me atrasar, a minha sobrinha liga-me pois precisava que eu fosse ao Ikea comprar-lhe uma coisa que tinha visto no verão.Estão a imaginar num sábado á tarde, o caos que não é para estacionar e conseguir andar lá dentro e pagar.Resumindo só sai já eram quase 18h e claro, o computador ficou onde estava e as lojas já  estavam fechadas quando cheguei.
Apesar de tudo não me arrependi de ir comprar aquilo que a minha sobrinha queria, o que não fazemos por eles??!!!
Estou agora a publicá-la, com uns dias de atraso é verdade, mas como diz o ditado : "Mais vale tarde que nunca"




Ingredientes:

260gr de puré de abóbora-usei abóbora manteiga
1 ovo
80ml de leite
50gr de margarina
60gr de açucar amarelo
1/2c de chá de sal
11gr de fermento de padeiro
500gr de farinha de trigo


Recheio:

40gr de açucar mascavado
1c.de chá de canela
45gr de margarina derretida

Termomix_Bimby

1º Deite no copo o leite, a margarina, o açucar e o fermento; 2m temp.37 veloc.2.Adicione o puré de abóbora, o sal e o ovo;1m veloc.4.Junte a farinha;20seg. veloc.4, programe mais 3m veloc. espiga.Tape o copo da bimby com um pano de cozinha e deixe levedar por 1 hora ou até aumentar de volume.

2º Retire a massa para a bancada pulvilhada de farinha e estenda a mesma até formar um rêtangulo.
Faça o recheio misture todos os ingredientes num recipiente.
Pincele a massa com a mistura.Depois enrole a mesma e corte em pequenos pedaços.Diponha os mesmos num tabuleiro de ir ao forno forrado a papel vegetal.Cubra a massa com um pano e deixe levedar outra vez por 40m.

3º Aqueça o forno a 200ºC e no final dos 40m leve a massa a cozer por uns 20m.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Tradicional

1º Aqueça o leite com a margarina até esta estar derretida.Numa tigela misture a abóbora, o açucar e sal adicione a mistura do leite, o ovo batido,o fermento e 100gr de farinha, bata com a batedeira durante 5m.Adicione a restante farinha e misture até tudo estar homogénio.Tape a tigela com um pano de cozinha e deixe levedar por 1 hora ou até aumentar de volume.

2º e 3º Igual ao descrito anteriormente.



Fonte: Adaptado de Recipegirl