domingo, 27 de março de 2011

Bolo de bolacha e recordações

A infância traz-nos sempre á memoria muitas recordações.Hoje trago-vos algumas delas.
Tive o previlégio de passar a infância numa quinta, onde havia, coelhos, galinhas, patos, porcos, ovelhas.....enfim quase todos os animais domésticos.Lmebro-me de ver a minha avó paterna a fazer queijo de cabra e ovelha.Mais tarde passou a ser feito pela minha mãe.Havia a matança do porco, nesse dia era uma festa, fazia-se os enchidos e comia-se as febras de porco que tinham um sabor tão diferente daquelas que como hoje em dia.

Lembro-me de passear pela quinta, sempre com o meu fiel amigo Pantufa.Nesses passeios chegava a casa sempre com a barriguita cheia de fruta, apanhada da árvore e comida na altura.Que saudades.

Em criança  era um pisco para comer, a hora da refeição para mim era um martirio.Mas há certas coisas que eu não recusava, sopa, gemadas, fruta, as papas de aveia, pimentos recheados com atum que a minha mãe fazia, uma delícia e o bolo de bolacha.........
Este era o meu bolo de eleição ou eu não gostasse de bolacha maria.Todos os anos a minha mãe perguntava " Sandra qual é o bolo que queres para o teu aniverário?" e eu prontamente respondia "O bolo de bolacha". Durante anos que quem ia à minha festinha de anos tinha de comer como bolo de aniversário o tradicional bolo de bolacha.

Eu por cima do bolo coloquei bolacha maria moida, mas a minha mãe utilizava amêndoas torradas.( eu pensava que tinha cá casa e afinal enganei-me por isso não usei)

É com ele que participo no passatempo "Conte-me a sua receita" promovido pela RTP e o blog Cinco Quartos de Laranja



Ingredientes:

(Fiz metade da receita)

2 pacotes de bolacha maria
250gr de manteiga
130gr de açucar
1 gema de ovo
café frio
Bolacha moída ou palitos de amêndoa torrados

Para o creme de manteiga:

Faça o café e deixe arrefecer
Bata com a batedeira a manteiga, o açucar e a gema, deite 2 colheres de sopa de café frio e bata mais um pouco.Leve ao frigorífico durante uma hora.

Molhe as bolachas no café, num prato coloque uma camada de bolachas e por cima um pouco de creme.Repita a operação até acabarem os ingredientes.A última camada de creme deverá cobrir o bolo todo. Por cima deite a amêndoa torrada ou a bolacha moída.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Doce de morangos e ruibarbo

Quando se tem um almoço marcado com amigas que nos são muito queridas, pensamos em levar algo para as presentear, foi o destino deste doce.
Pessoalmente gostei da mistura do morango com o ruibarbo e o marido também.Mas pensa que é só de morangos. ;)



Ingredientes:
340gr de ruibarbo
520gr de morango
500gr de açucar-usei amarelo
sumo e raspa de 1/2 limão


Bimby

Corte os morangos e o ruibarbo em pequenos bocados e deite no copo, junte o açucar, o sumo e a raspa do limão.Programe 20m temp.100 veloc.1.Triture na veloc.7 durante alguns segundos.Retire o copo e substitua pelo cesto virado ao contrário, programe 40m temp.varoma veloc.1.Se no final achar que está ainda muito liquido, volte a programar mais 10m á mesma velocidade e temperatura.
Coloque o doce em frascos e deixe arrefecer.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Iogurte de canela, anis e bolacha Maria

Confesso que quando me veio à ideia este iogurte tive as minhas dúvidas.Será que fica bom?Andei vários dias a pensar nela, não me saia da cabeça.Até que não aguentei mais e passeia do pensamento ao acto.
Para quem não gosta de anis pode não utilizar, fica um iogurte de canela e bolacha maria.Da próxima vez coloco um pouco mais de açúcar.Ficaram ácidos, isto é a mania de colocar menos açúcar.Mas quando levei a colher á boca e senti o iogurte na boca......hummmmm........óptimo, com um sabor suave a anis e canela, misturado à bolacha, uma delícia.


Ingredientes:

900ml de leite
3 paus de canela
2 estrelas de anis
3c de sopa de leite em pó
35gr de açúcar-na próxima coloco 50gr
1 iogurte

Bimby

Deite metade de leite no copo, junte a canela, o anis;7m temp.90 veloc. colher inversa.No final deixe repousar por algum tempo( eu esqueci-me e já tinha passado 1h).Acrescente o açúcar, o leite de pó e o iogurte;4m temp.50 veloc.4.

Abafe a bimby com mantas polares e deixe repousar por 10 a 12h.
Se tiver iogurteira encha os copos e ligue-a por 10 a 12h.
Retire os copos e leve ao frigorífico.

Tradicional

Leve ao lume metade do leite juntamente com a canela e o anis.Deixe aquecer mas sem ferver.Apague o lume e deixe repousar por algum tempo.Acrescente o açúcar, o leite em pó.Leve ao lume até ficar morno.Apague e junte o iogurte, envolva muito bem o iogurte.

Se tiver iogurteira encha os copos e ligue-a por 10 a 12h.

Acenda o forno á temperatura de 50ºC e deixe aquecer enquanto prepara os iogurtes.Deite o preparado em  copinhos, abafe muito bem com panos de cozinha, desligue o forno e coloque os copos lá dentro.Deixe repousar por 10 a 12h.

Retire os copos e leve ao frigorífico.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bolo de polenta, laranja e amêndoa

Há receitas que não passam despercebidas, assim que os nossos olhos cruzam com elas sabemos que mais dia menos dia a vamos fazer.Foi o que aconteceu com este bolo, quando folheava o livro encontrei-a numa página e logo soube que a ia fazer.

Fiz dois bolos porque utilizei duas formas pequenas em vez de uma com 23cm de diâmetro.Um dos bolos ficou cá em casa, o outro foi para casa das tias.Foi aprovadíssimo.


Ingredientes:
375gr de manteiga
200gr de polenta
375gr de açúcar-coloquei 250gr
5 ovos
raspa de 2 laranjas
sumo de 1 laranja
300gr de amêndoa moída
1c de chá de fermento em pó

calda de laranja:

sumo e raspa de 1 laranja
50gr de açúcar

Bimby

Pré-aqueça o forno a 180ºC.Unte uma forma com manteiga e salpique com um pouco de polenta.

Bata a manteiga na veloc.3 por 1 minuto, junte o açúcar e bata mais 1:30 minuto à mesma veloc.Coloque a borboleta, ligue a máquina e vá adicionando os ovos um a um, no final deite o sumo e a raspa de laranja e programe 3m veloc.4.Adicione os restantes ingredientes;30seg veloc.4.
Deite o preparado na forma e leve ao forno por 35m ou até estar cozido.Desenforme o bolo quando este estiver morno.

Faça a calda de laranja.Leve ao lume um recipiente com o açúcar, a raspa e sumo de laranja.Quando levantar fervura deixe no lume por 2 minutos.Retire do lume e deite por cima do bolo.

Tradicional

Pré-aqueça o forno a 180ºC.Unte uma forma com manteiga e salpique com um pouco de polenta.

Bata a manteiga com a batedeira até ficar em creme, junte o açúcar e continue a bater até a mistura ter uma cor esbranquiçada.Continue a bater e adicione os ovos um a um, junte a raspa de laranja e o sumo e bata até tudo estar bem incorporado.Adicione os restante ingredientes e bata até a mistura estar homogénea.

Deite o preparado na forma e leve ao forno por 35m ou até estar cozido.Desenforme o bolo quando este estiver morno.

Faça a calda de laranja.Leve ao lume um recipiente com o açúcar, a raspa e sumo de laranja.Quando levantar fervura deixe no lume por 2 minutos.Retire do lume e deite por cima do bolo.



Fonte: Livro "Entertaining at Home" de Rachel Allen 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Frango Tandoori

Uma receita fácil, rápida e super saborosa.Hoje em dia é fácil encontrar numa grande superfície a pasta tandoori.Uma pasta tipica da India, uma mistura de várias especiarias que a deixa com um sabor especial.





Ingredientes.

10 pernas de frango
2 iogurtes naturais-usei iogurte grego
4 colheres de pasta tandoori
raspa e sumo de 1 limão
sal e pimenta q.b
coentros q.b

Faça uma mistura com os iogurtes, o sumo de limão e a raspa, a pasta tandoori.Barrar as pernas de frango  com essa mistura, temperar de sal e pimenta.Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC na opção grill durante 20m.No final salpique com coentros e sirva com arroz.

Fonte: "Livro Quatro Estações" de Chakall

sexta-feira, 11 de março de 2011

Taças de chocolate com menta e canela

As previsões para o fim de semana não são as melhores, descida da temperatura e chuva. Parece que a nossa primavera ainda vai demorar a chegar. Assim para aquecer o espírito e o corpo trago-vos estas taças de chocolate que é uma mistura de bolo e mousse.


Ingredientes:

100gr de chocolate-usei com 70% de cacau
50gr de chocolate after-eight
100gr de margarina
2c de sopa de rum-usei licor de chocolate
125g de natas-usei queijo mascarpone
125gr de açúcar
80gr de farinha
1c. de sobremesa de fermento em pó
2c. de sopa de canela em pó
2 ovos grandes
açúcar em pó q.b





Parta o chocolate para uma taça, junte o chocolate After Eight, a margarina, o rum, as natas e o açúcar.Leve ao microondas por 2m na potência máxima e mexa com uma vara de arames até a mistura estar homogénea.

Adicione a farinha,o fermento  e a canela em pó, misture com a vara de arames.Junte os ovos e volte a mexer até estarem bem incorporados na mistura.
Ligue o forno na temperatura de 200ºC.
Pincele 6 formas individuais com margarina. deite o creme e leve ao forno por 10m.
No final polvilhe com açúcar em pó.
Pode servir com uma bola de gelado.

Notas: Eu fiz a mistura do preparado na bimby(uns segundos na veloc.4), não utilizei as varas.Como usei queijo mascarpone só adicionei ao preparado quando juntei os ovos e não com o chocolate.


Fonte:Revista "Saberes & Sabores" nº 205

quarta-feira, 9 de março de 2011

Guisado Marroquino de peixe

Assim que vi esta receita não me escapou de a fazer.Foi logo no dia a seguir.Cativou-me por ser em 1º lugar de peixe e em 2º lugar pelas especiarias que leva e o grão.
Foi aprovada cá em casa por todos, já a fiz várias vezes, mas hoje quero partilhar convosco esta delícia.




Ingredientes:
(4 pessoas)

Azeite q.b
1 cebola grande
1 dente de alho
2c. de chá de gengibre
1c de chá de cominhos
1c. de chá de curcuma(açafrão)
1 pau de canela
1 pitada de piri-piri
400gr de tomate
250ml de água
1 pitada de sal
500gr de peixe-usei dourada
400gr de grão cozido
2c. de chá de mel
coentros frescos
amêndoas torradas

Num recipiente aqueça o azeite em lume brando, adicione a cebola e deixe cozinhar até ficar translúcida. Junte o alho esmagado, o gengibre, os cominhos a curcuma e o pau de canela, cozinhe por 2 a 3 minutos.Acrescente o piri-piri, o tomate, o sal e a água, cozinhe por 10m.Junte o peixe(cortado em pedaços e limpo de espinhas), cozinhe durante 5m.Junte o grão e o mel, deixe cozinhar por mais 5m.

Sirva polvilhado por coentros e amêndoa torrada picada grosseiramente.Acompanhado por arroz basmati cozido.

Nota: Como eu utilizei dourada, primeiro cozia ao vapor, tirei as espinhas e juntei ao guisado ao mesmo tempo que o grão.

Fonte: Blog Caos na Cozinha

sexta-feira, 4 de março de 2011

Caldo de tofu com vegetais

Esta sopa assim que a vi disse para comigo: "Esta sopa vai ser feita, nem que seja só para mim", e assim foi.
Pois para o marido tofu não é comida.Dhaaaa.......enfim gostos não se discutem, e eu não ia deixar de fazer só porque ele não gosta.Fiz uma sopa com carne para ele e eu deliciei-me com esta.


Ingredientes:

1 cebola roxa
3 cenouras
margarina-usei azeite
1 couve chinesa pequena
4c de sopa de molho de soja
1 caldo de legumes
1l de água
300gr de tofu fresco-usei tofu fumado
100gr de rebentos de soja
coentros frescos



Descasque a cebola e corte-a em gomos( eu piquei).Deite um pouco de azeite num recipiente, junte a cebola e a cenoura cortada em meias luas finas, tape e deixe suar sobre lume brando durante 3 a 4 minutos.Corte a couve em tiras largas, lave e escorra.Deite a couve no recipiente, mexa e volte a tapar.Quando a couve estiver mole junte o molho de soja, o caldo de vegetais e regue com a água a ferver.

Entretanto passe o tofu por água e enxague com papel absorventeCorte o tofu em cubos.Numa frigideira deite um pouco de azeite, leve ao lume e deixe aquecer , junte os cubos de tofu e aloure-os por todos os lados.

Rectifique os temperos da sopa, introduza os rebentos de soja e os cubos de tofu.Retire do lume e salpique de coentros frescos.

Fonte: Revista Saberes & Sabores nº 203