segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Iogurtes de lima ou limão e coco torrado

 Lima, limão, laranja sabores cítricos que eu adoro!!Lá por casa o nosso limoeiro presenteia-nos com uns belos limões.Este ano já vai na segunda volta, tenho dado bastantes, mas mesmo assim, fico com uma boa quantidade lá em  casa.Tenho de inventar, reinventar receitas com limão, do sumo do limão temperei uns filetes.O sumo que nestes últimos tempos tem chegado à mesa é a limonada, com mel então fica uma delicia.




Ingredientes:

810gr de leite
raspa de um limão ou lima-nestes usei lima
100gr de açúcar
2c. de sopa de leite em pó
60gr de coco ralado
1 iogurte


Bimby

Numa frigideira leve ao lume o coco ralado e a raspa de limão, deixe que o coco fique com um aspecto de torrado, mas não queimado.
No copo da bimby, deite o coco e pulverize na veloc. 9 durante alguns segundos, junte o leite em pó, o leite e o açúcar; 4m temp.50 veloc.3. Adicione o iogurte, 15seg. na veloc.3.

Abafe a bimby com mantas polares, ao fim de 10h deite o iogurte nos copos, leve ao frigorifico.Ou se tiver iogurteira, deite o preparado nos copos e coloque-os na iogurteira e deixe ficar por 8 a 10h.





Tradicional

Se não tive bimby, numa picdora 123 pique o coco.

Leve o leite ao lume com o açúcar, o leite um pó.Deixe levantar fervura.Coloque o coco e espere que fique morno.Deite nos copos e leve à iogurteira.Se não tiver aqueça o forno à temperatura de 50ºC, desligue, embrulhe os copos em mantas e coloque-os no forno.Deixe por 10h.Retire e leve ao frigorífico.


11 comentários:

RUTE disse...

Olá Sandrinha,
já hoje tinha vindo ao teu blog, ver se havia novidades mas como não publicavas nada há uma semana, fiquei a aguardar desenvolvimentos.

E que ricos desenvolvimentos de raspa de limão e coco. Adoro esses 2!

Por falar em teres muitos limões, já fizeste lemon curd? É uma das coisas que é da praxe cá em casa, em cada carregamento de limões que vêm do limoeiro da sogra. E este ano já apanhei os meus 10 primeiros limões do limoeiro da aldeia! Fiquei tão emocionada. Pois ele ainda é bébé. Só tem 3 anos :)

Também gosto muito da salada de tomate com raspa de limão, mas isso é melhor esperar pelo tomate de verão. Este de inverno não sabe a nada, grrr.

Beijinhos.
Rute

Ondina Maria disse...

Ainda não me tinha lembrado de utilizar a raspa dos citrinos nos iogurtes. Estou sempre a aprender :)

Anónimo disse...

Que lindos e sólidos! Os meus nunca ficam tão firmes...
Estou com um bocadinho de inveja do teu limmoeiro, tb quero!

bjs e boa semana

Chef Daniel Deywes disse...

ótimo, deve ter um sabor bem refrescante ...

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Cinha disse...

Que maravilha de iogurtes,devem ser mesmo deliciosos!
Beijinhos grandes.

Xana Bértolo disse...

Essa ideia do coco parece-me muito bem. Devem ter ficado óptimos...
um beijo

Susana disse...

Sandra, os teus iogurtes devem ser bem aromáticos com o travo do limão. Este ano plantámos um limoeiro, só espero vir a ter imensos como tu.

Beijinhos

Ameixinha disse...

Fiz uma vez iogurtes com coco e não gostei nada, o coco ficou todo na parte de cima e azedo. Se calhar foi falha minha :)

risonha disse...

há quanto tempo eu não faço iogurtes em casa, agora fiquei com o apetite aguçado ao ver a tua receita.

Elisabete disse...

Iogurte de limão é tudo de bom, imagino estes com coco. Lindos.

Rocio disse...

Eu acho que o limão é a fruta que eu gosto, porque não só pode ser usado para dar sabor a uma salada rica, mas também pode ser usado para fazer bolos, como neste caso, sempre testar essas coisas em restaurantes em perdizes