quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pudim de amêndoa

Quando recebi a notícia nem queria acreditar! Ele tinha voltado para ela! Voltou mais uma vez para a companheira de muitos dias, anos. Sim mais uma vez ele tinha sucumbido aos encantos dela, da sua amiga heroína! Tem um nome curioso, heroína, não deixa de ser irónico. Um nome que lhe assenta como uma luva, pois realmente ela é uma heroína na destruição de famílias; pessoas, em angústias, em desgostos.

Por mais que tente perceber o que o leva a ir ter com ela não consigo. Mas alguma explicação deve existir, ou não. A mente humana é um circuito eléctrico bastante complicado, com muitos cabos ligados e quando um deles se desliga, o circuito não acaba mas fica mais vulnerável a problemas futuros.

Das últimas vezes que tinha falado com ele dizia-me o seguinte: “Não Sandra nem pensar já não consigo ver-me nessa vida”, será que me enganava a mim ou a ele próprio. Sempre pensei que desta vez era a sério, a morte do pai tinha-o deixado com outros pensamentos. Mas afinal esses pensamentos duraram um ano e pouco.

Sinto-me triste, ele é um rapaz que tinha quase tudo para ter uma vida fantástica, mas em vez disso preferiu ter uma vida insignificante, sem rumo……..fico a pensar o que irá acontecer! Antes tinha o pai que o ia buscar e trazia-o para casa, voltava para uma desintoxicação estava lá uns tempos e conseguia levar uma vida sem a sua amiga durante uns anos , agora o pai já não vive, e a mãe e a irmã já não confiam nele, pois foram tantas as vezes que ele disse “ É desta que eu a deixo”.

Será que alguma vez ele vai deixá-la?



 
 
Ingredientes:
 
Para o caramelo
 
150 de açúcar
água
 
Para o pudim
 
150gr de miolo de pão
100gr de miolo de amêndoa
1l de leite
230gr de açúcar-usei 180gr
4 ovos
50gr de margarina
30gr de amêndoa em lascas
 
Bimby
 
Deite o açúcar numa frigideira , borrife com água e leve ao lume até o açúcar estar em ponto de caramelo claro.
 
Escalde uma forma de buraco de 24cm de diâmetro com água a ferver e forre-a com o caramelo preparado.
 
Deite o açucar e os ovos no copo; 1m veloc.4.Reserve.
Coloque no copo o pão desfeito, o miolo de amêndoa e o leite; 8m temp.90 veloc.2.No final junte a margarina e triture na veloc. 7 durante uns segundos, .Adicione um pouco desta mistura às gemas.Com a bimby em andamento deite em fio as gemas depois programe;30seg. veloc.3.
Deite o preparado na forma caramelizada.Lave bem o copo da bimby e encha-o com 1l de água, por cima da tampa do copo coloque o recipiente varoma e dentro desta a forma; 50m temp.varoma veloc..
No final retire a forma, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Aloure as lascas de amêndoa numa frigideira e depois do pudim desemformado deite por cima.
 
Tradicional
 
Deite o açúcar numa frigideira , borrife com água e leve ao lume até o açúcar estar em ponto de caramelo claro.
Escalde uma forma de buraco de 24cm de diâmetro com água a ferver e forre-a com o caramelo preparado.

Pré-aqueça o forno a 160ºC.

Desfaça o pão para dentro de um recipiente, junte o miolo de amêndoa e o leite e leve a ferver sobre lume brando, mexendo de vez em quando, até o pão estar completamente desfeito.
Deite o açucar e os ovos numa taça e bata com a batedeira até a mistura estar fofa e esbranquiçada.Reserve.
Retire do lume a mistura de leite, e bata energicamente até obter uma massa homogénea.Adicione a margarina e mexa até incorporar tudo.Deixe arrefecer um pouco e adicione á gemada mexendo sempre.
Deite o preparado na forma caramelizada, coloque a forma num tabuleiro , sobre um pano de cozinha dobrado, e encha o tabuleiro com água bem quente.Leve  ao forno durante 1 hora.
No final retire a forma, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Aloure as lascas de amêndoa numa frigideira e depois do pudim desemformado deite por cima.

Fonte:  Revista: Saberes e Sabores nº 206

16 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Lindo e muito guloso,

beijinhos Sandra e tem um BOM DIA!!

conceicao disse...

Adorei o pudim!
Bjs

moranguita disse...

que delicia este pudim:-)

RUTE disse...

Olá Sandrinha,
conheço uma história parecida. Porém esta pessoa de que falo não voltou para "ela", arranjou outra parecida. Trocou a Heroina pela Bebida e continuou um farrapo humano.

Há pessoas que não aguentam a vida. Algo os faz recorrer ao caminho mais fácil. Sim, porque infelizmente é mais fácil esquecer do que enfrentar. As drogas e as bebidas alcoolicas são uma fuga à realidade.

Da maneira que isto vai, cada vez vão ser mais e mais as pessoas que são vencidas pelo sistema. Senão é a heroina, é o valium, o prozac, ou outro qualquer. E os contabilisticas são os primeiros da lista :)

O pior é que não há como ajudar tanta gente ao mesmo tempo.

Beijinhos de pudim.
Ficou lindissimo.
Rute

Piteca disse...

Lindo amiga, adorei o texto, infelizmente é uma realidade que acontece todos os dias...
O teu pudim ficou bem guloso!! :)
Beijinhos doces.

Isabel Salvador disse...

Que maravilha amiga o teu pudim....

bjokitas amiga

Gisela disse...

O teu texto é uma realidade que cada vez é mais frequente, infelizmente. Mas também há finais felizes e são esses que nos deixam com esperança no futuro.
O pudim, o que dizer? Está perfeito e deve ser tão bom!!!
Um beijinho

RUTE disse...

Cadê o meu comentário!?
Tinha deixado aqui um comentário enorme. Não o viste?
Beijinhos,
Rute

Susana Gomes disse...

É muito triste... Infelizmente há vidas que se deixam anular nesse buraco escuro e não mais conseguem ver a claridade.
Bj grande.

Rachel disse...

Acho melhor comentar sobre seu pudim, que está muito apetitoso e com certeza agradou a todos.
Sobre o outro assunto...é muito triste, nos deixa com um sentimento de impotência tão grande, díficil conviver com uma situação dessas, dói demais.

Bjuss!!!

Anónimo disse...

infelizmente essa é a realidade para muitas pessoas...mas não desista dele, se ele não tiver ninguém que acredite nele aí é que não tem salvação e deixa-se ir ao fundo...acredite que há muitas pessoas que conseguem vencê-la...basta que ele tenha força de vontade para isso...mas não se esqueça que para que isso aconteça ele terá que entrar num processo de desintoxicação que demora muito tempo, no minímo quatro anos sempre acompanhado por um psiquiatra e um psicologo...sabe demora muito tempo até que a pessoa se aperceba da realidade, a verdadeira realidade e não aquela que é anulada pela heroina...pois essa é só facilidades...força...não desista...

Anónimo disse...

Lamento a situação que partilhas connosco, infelizmente há pessoas que n consguem fugir aos seus fantasmas.

Numa nota mais leve, gostei imenso da receita, inspiradora :)

bjs e boa semana

Caderninho de Receitas disse...

Querida amiga, por vezes "ela" acaba por ser mais forte, mas enquanto vivemos vamos sempre tentar que "ela" desapareça da vida dos nossos amigos. Assim espero que aconteça ao teu amigo.

O teu pudim está fantástico e esse sim é que é uma boa perdição.

beijinhos grandes

Anónimo disse...

Infelizmente a tua história narra uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade. O que faltará a estas pessoas para se deixarem seduzir desta forma? Será uma escolha, ou algo a que simplesmente n podem fugir.

bjs e espero que esta seja uma semana melhor.

ameixa seca disse...

A vida é um lugar complicado e nós temos tendência a complicar ainda mais... infelizmente estas coisas acontecem. Era preferível ser viciado em pudim, um pudim destes :)

argas disse...

bem a ameixinha é que disse uma verdade :)

Adorei o pudim...bjinho