quinta-feira, 30 de Dezembro de 2010

FELIZ 2011




Mais um ano que começa, deixamos para trás 2010, com momentos bons, maus, risos, choro enfim uma infinidade de sentimentos que atingem o nosso coração.É altura de deixar para trás o que foi menos bom e seguir em frente, com determinação.Aquilo que eu peço sempre para um novo ano é ter saúde, para enfrentar os desafios que vêm por aí.

Para todos os que passam por aqui desejo um ano de 2011 com saúde, paz, amor e felicidade.Para aqueles que deixam sempre o seu comentário agradeço do fundo do meu coração e deixo-vos aqui um abraço muito especial.

Imagem retirada do google imagens

terça-feira, 21 de Dezembro de 2010

Broas Castelares

Eu adoro estas broas, mas há já algum tempo que aquelas que comprava não me agradavam.O sabor delas ultimamente eram diferentes, deixei de as comprar.Mas nesta altura do ano sabia-me sempre bem umas broas castelares. Pensei " este ano não as vou comprar, mas sim fazê-las".Depois deste pensamento tratei logo de ir á procura da receita, depois de ver várias optei por esta que vos trago.Achei que esta receita me desse uma broas muito boas.Posso dizer que não me enganei.


40 unidades

Ingredientes:

250gr de miolo de amêndoa
250gr de açúcar
250gr de puré de batata doce
125gr de farinha de trigo
125gr de farinha de milho
4 ovos
raspa de 1 laranja
raspa de 1 limão
1 gema

Leve o miolo de amêndoa, o puré de batata doce e o açúcar ao lume até ferver e ligar bem.Retire do lume e incorpore as farinhas e misture bem.Leve novamente ao lume para cozer e volte a retirar.Deixe arrefecer um pouco, adicione os ovos e as raspas dos citrinos.Misture muito bem e deixe cozinhar por alguns instantes.
Deite num recipiente para arrefecer totalmente.
Molde pequenas broas numa superfície lisa e enfarinhada.Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e pincele-as  com gema de ovo batida.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por uns 15 a 20m.
Retire do forno e salpique com os confeites.Deixe arrefecer numa grelha.


Uma broa e um chá, não queriam?!!

Fonte: Receitas e Menus

sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

Bolo mármore de alfarroba

As minhas experiências com a alfarroba têm sido algumas.Ainda não houve nenhuma que eu me arrependesse de ter feito.A farinha de alfarroba é muito versátil para fazer coisinhas doces.Este bolo é exemplo disso.

Levei-o para o almoço em casa das tias e fez um sucesso.Todos pensavam que era chocolate, só no final de terem comido é que revelei o segredo. :)



Ingredientes:

100gr de margarina
200gr de açucar-usei 170g
1c. de sopa de açucar baunilhado
3 ovos
100gr de leite
270gr de farinha
2c. de sopa de farinha de alfarroba

Termomix_bimby

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

No copo deite o açucar, o açucar baunilhado, a margarina, os ovos e o leite e bata durante 1m na veloc.6.Junte a farinha e bata 15seg. veloc.5.

Numa forma untada deite metade da massa.Á restante massa deite a farinha de alfarroba e misture durante 10seg. na veloc.6.
Deite esta massa por cima da massa branca e com um garfo vá misturando um pouco as massas.
Leve ao forno durante 30m a 40m.


Fonte: Adaptado do livro base da Bimby

domingo, 12 de Dezembro de 2010

Bolachas a anunciar o Natal

Está quase a chegar o Natal, uma altura do ano que eu gosto muito.Desde miúda que o Natal é passado com a família, primos, tios, pais, mana.Gosto desta época não pelas prendas que recebemos, mas pelo convívio entre a família, a risota, a conversa, as partidas entre primos, enfim uns dias muito alegres.Felizmente que continua assim a diferença é que aumentou o numero de pessoas. :).
Os cheiros e sabores  de Natal são muitos, mas para mim Natal tem de ter frutos secos, passas, chocolate e broas a saber a erva doce. Estas bolachas são um misto disso tudo.



Ingredientes:

110gr de amêndoas
140gr de nozes
100gr de farinha
1c. de fermento em pó
1ovo e 1 gema
100gr de margarina
1c. de sopa de sumo de laranja
1c. de chá de canela
1/2c. de chá de erva doce
100gr de açúcar
passas q.b
quadros pequenos de chocolate q.b-( parti com a faca)




Termomix_bimby

Deite as amêndoas e as nozes; 25seg veloc.5 ( não ficam completamente moídas).Reserve.

No copo coloque o ovo, a gema e o açúcar; 1m veloc.4. Adicione a mistura de frutos secos, a farinha, o fermento, o sumo de laranja, a canela e a erva doce; 20seg. veloc.4.Deixe repousar por 30m.

Faça bolinhas com a massa com duas colheres de sobremessa, disponha num tabuleiro forrado a papel vegetal, com as costas da colher de sobremesa  pressione um pouco a massa. Por cima de cada bolacha colque duas passas e dois quadrados de chocolate.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 a 20m.


Fonte: Adaptado da receita de bolachas de avelã do livro biscoitos do Lidl.

sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Puré de castanhas e maçã

Este puré é algo divinal.A conjugação destes dois sabores é fantástica.O que me vem á memória para descrever este sabor é excelente, maravilhoso...enfim só adjectivos bons.
Acompanha muito bem o prato de carne por exemplo, nessa refeição tinha um lombo de porco e lembrei-me de fazer algo diferente.



Ingredientes:

3 maçãs royal
2 chávenas de castanhas cozidas
2c de sopa de erva doce-usei só 1
2c de sopa de açucar amarelo-usei 1
2c de sopa de margarina-usei 1,5

Termomix_bimby

Descasque as maçãs e corte em pequenos cubos.No copo da bimby deite todos os ingredientes;10m temp. 100 veloc1.No final triture uns segundos na veloc.5.

Tradicional
Descasque a maçãs  e corte em pequenos cubos.Numa tigela  junte as maças, o açucar e a erva doce.
Derreta a margarina por 2m junte as maças e as castanhas e deixe cozinhar até a maçã estar cozida.

Fonte: Revista Blue Cooking nº 52

terça-feira, 7 de Dezembro de 2010

Bolo de chocolate com lemon curd e dois aniversários

Na passada sexta-feira eu fui bébé.Tirei o dia de férias e fui passear com uma grande amiga, daquelas amigas do peito.Foi um dia muito bem passado, divertido, com muita gargalhada....muito especial, ainda por cima esse dia acordou com um sol maravilhoso, até o São Pedro se lembrou de mim. :)
No dia a seguir o marido também fez anos,um dia mais cinzento,com muito frio, ficamos em casa, almoçamos calmamente, acendemos a lareira, tomamos um bom vinho tinto e o dia passou-se com muito calor dentro de casa. :)
Mas só no domingo apagamos as velas, com as tias, tio, primo e prima.Um almoço muito bom.
Este foi o nosso bolo de aniversário.


Ingredientes:

Bolo:

200gr de chocolate negro-70% de cacau
200gr de margarina
165gr de açucar amarelo
200gr de farinha
6 ovos
1c. de chá de fermento

Lemon curd:

100ml de sumo de limão
raspa de 1 limão
60gr de margarina
2ovos e 4gemas



 
Termomix_ bimby

Bolo:

Separe as gemas das claras.Batas as claras; 6m veloc.3 1/2.Reserve.
Num recipiente deite o chocolate partido aos bocados junto com a margarina e leve ao micro-ondas durante 1m a derreter,ou então derreta em banho-maria.Reserve.
Coloque as gemas e o açucar no copo previamente lavado da bimby; 5m veloc.5.Junte a mistura de chocolate; 20seg. veloc.5.
Junte alternadamente um pouco de farinha e as claras e bata durante 20seg. veloc.5, volte a repetir a operação até acabar os ingredientes.
Unte uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, deixe cozer, verifique com um palito se vier seco já está cozido.Desenforme e deixe arrefecer.

Lemon curd:

Com o copo bem seco pulverize o açucar; 20seg. veloc.9, junte a casca do limão;15seg. veloc.9.Deite o sumo de limão e a margarina; 2m. veloc.2.Junte os ovos, as gemas; 8mtemp.80 veloc.2.
Deixe arrefecer.

Montagem do bolo:

Corte o bolo ao meio, barre uma das metades com o lemon curd.Junte a outra metade e cobra o bolo com o restante lemon curd.
Decore a gosto.

Fonte: Bolo- Blog Tertúlia de Sabores
          Lemon curd- adaptado Livro Doces e Sobremesas da Bimby