quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sopa picante de abóbora e lentilhas

A receita desta sopa foi-me dada por uma amiga minha que me fez a gentiliza de envia-la por e-mail.Tinha visto a receita num dos blogs que visita e achou uma sopa bem diferente, partilhou-a comigo pois ela sabia que eu ia gostar.Na altura nem lhe perguntei de onde tinha tirado, só mais tarde é que lhe perguntei e fiquei fã do blog.Adicionei logo aos blogs a seguir.

A receita original podem ver aqui.

1 cebola pequena

2 dentes de alho

gengibre fresco(tamanho de uma noz)

225 grs de lentilhas cor de laranjas

1 colher de chá de açafrão das índias

1 colher de chá de chili( usei o da calve)

250 grs de abóbora
água 1.5l

coentros picados


Para o topping de cebola:


2 cebolas médias

2 colheres de azeite

2 colheres de sopa de chili ou 2 malaguetas pequenas

2dentes de alhos



Comece por partir a abóbora aos quartos e colocá-la num tabuleiro de ir ao forno.

Coloque-a no forno a 180º até assarem.

Entretanto no copo da bimby coloque a cebola e os alhos e prog.5 seg.veloc.5.

Adicione o gengibre descascado e picado e as lentilhas.

Cubra com água até á marca de 1 litro e prog.5mtemp.varomaveloc.1( não coloque o copinho).

No final do tempo junte o açafrão e o chili e prog.10mtemp.100veloc.1.

Quando acabar misture a abóbora assada e prog.1m veloc.7 para passar a sopa, depois acrescente mais 0,5l de água a ferver e os coentros e mexa com a espátula.


Retir a sopa do copo e reserve.


Para o topping de cebola:


Coloque no copo a cebola os alhos e prog.10seg veloc.4, de seguida volte a prog. 8mint.temp.100veloc.colher inversa.Acrescente o chili ou a malagueta e prog. mais 10 mint.temp.100 e á mesma veloc.


Siva a sopa com o topping de cebola e pão de sementes.



5 comentários:

Susana Gomes disse...

Sandra, já tinha visto esta sopa deliciosa e tem a minha cara - quer dizer, não é que eu tenha cara de cebola... :)

:)

Susana Gomes disse...

Sandra, não consegui comentar a receita do frango com chutney, mas acho que te enganaste no tempo de cozedura do frango na bimby.
10 minutos parece-me pouco... talvez 20?

Beijinhos.

Anónimo disse...

Olá Sandra
Parabens pelo blog!Foi uma surpresa..
Esta sopa parece optima e a cor é linda!
Bj

Sandra G disse...

Muito obrigado meninas e eu a pensar que passava despercebida. eh!eh!

Gasparzinha talves tenhas razão, 10 minutos é realmente pouco, eu deixo 10 minutos mas é no peito de frango.
Obrigado

RUTE disse...

Fiquei cliente desta sopinha. Acho que vou confessioná-la assim que o Miguel me trouxer a abóbora que os pais dele trouxeram para mim da terriola.

Por enquanto estou sem abóbora. Foi-se toda com a lasanha de abóbora :) Obrigada pelo link.