sábado, 17 de maio de 2014

A moda dos Sumos detox- Sumo de espinafres abacaxi, maçã com salsa




Só se fala destes sumos, as vedetas de televisão são fãs, existem marcas que já os vendem, é simplesmente moda ou efectivamente podem ser benéficos para a sua saúde?

Uma questão pertinente a minha, vocês não acham? Eu tenho uma opinião formada sobre estes sumos. Qual é a vossa?
Em minha opinião eles podem ser benéficos para a nossa saúde, sim senhor, como qualquer outro sumo de fruta. Agora achar que beber só o sumo o dia inteiro chega na nossa alimentação, isso está completamente errado. O sumo para mim é o complemento do pequeno almoço, isto é, o acompanhamento para uma torrada ou uma fatia de pão. Jamais ficaria satisfeita pela manhã só com o sumo. Para além disso não acho que o devemos consumir religiosamente todos os dias.Para quê, podemos consumir sumo só com fruta, o que eu quero dizer com isto, é  que não levem isto muito a sério, pois como tudo na vida tem as suas coisas boas e más, legumes crus temos de ter cuidado, por exemplo a couve( jamais utilizo), esta consumida crua com frequência faz mal à tiróide.
Os entendidos dizem que se quiserem podem substituir uma refeição( pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar ) por este sumo, isto para quem quiser perder alguns quilos. Mas só uma refeição.

Eu tenho as minhas regras quanto a este sumos:

1- Não o consumo todos os dias, só 2 a 3 vezes por semana
2- Utilizo só espinafres, agrião, rúcula, alface, jamais utilizo qualquer couve. Como podem reparar só utilizo legumes que também podemos fazer uso deles em saladas.
3- Utilizo sempre duas peças de fruta, para adocicar
4- Tenho algum cuidado nas sementes e bagas utilizadas num mesmo sumo. Não utilizo mais que dois tipos.
5-Utilizo sempre uma erva aromática( salsa, coentros, hortelã.....)
6- Em vez de água pode utilizar chá ou água de coco.
7- Utilizo em cada sumo um único ingrediente deste tipo, aipo,  gengibre ou canela
8- Não utilize açúcar, em ultimo recurso se não conseguir beber opte pelo mel.

Os benefícios que reparei desde que tomo este sumo são: mais energia, a pele com mais luminosidade e para quem sofre de prisão de ventre pode ajudar nesse sentido.Em resumo eles têm a função de desintoxicar e limpar o organismo, e eu concordo com isso. Depois de refeições mais pesadas,  das épocas festivas com exagero alimentares é uma óptima opção, aliado a uma alimentação mais à base de grelhados e cozidos.

Alguma dúvida nestes sumos e questões que queiram fazer é só contactar-me.

A receita que apresento é apenas um exemplo daquilo que pode ser um sumo detox.




Receita de Sumo de Espinafres abacaxi e maçã com salsa

1 mão cheia de espinafres
20gr de bagas de goji
15gr de sementes de linhaça
1/3 talo de aipo( mais ou menos 10gr de aipo)
1 maçã
300gr de água
130gr de abacaxi
folhas de salsa
sumo de limão( eu congelo o sumo de limão em cuvetes, e nestes sumos quando adiciono limão ponho 1 a 2 cubos congelados, neste sumo coloquei só 1)



Coloque todos os ingredientes na bimby  ou no liquidificador acrescente 100gr de água; 1m veloc.9.Acrescente a restante água e na mesma velocidade deixe mais 1m.
Está pronto para ser consumido.
Pode ser guardado durante 24h, dizem que não perde as propriedades.



E neste post vou falar-vos do aipo.

Aipo propriedades e benefícios:

O aipo também conhecido como salsão é uma verdura utilizada na culinária na confecção de sopas, saladas, peixe, molhos, empadas, empadões, sumos e estufados e chá( pode utilizar a folha também)

As suas propriedades são inúmeras entre elas destaco:   diurético, expectorante, laxante, tônico e é rico em flavonóides, vitaminas e minerais que fortalecem  as defesas imunitárias e o metabolismo.Por ser diurético o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer. O aipo é rico em água; potássio; sódio; cálcio; fósforo; ferro e vitaminas A; B;C; K; B6; B2 e B1( puxa tanta vitamina :) )
O aipo é indicado nos tratamentos de emagrecimento; pedra na vesícula; pedra nos rins; gota; cistite; reumatismo; anemia; nefrite; hepatite; viroses; ferimentos; afonia; secreção pulmonar; disenteria; anorexia; problemas digestivos; dor de estômago; icterícia; menstruação atrasada; gases; rouquidão; diabetes; ácido urico; colesterol; artrites e psoríase.
Fonte:
Site Alimentação Saudável
Site Tua saúde