terça-feira, 21 de agosto de 2012

Salada de salmão, rúcula e couscous

É sábado e como é habitual, levanto-me mais tarde, fico a molengar por casa.As coisas são feitas a um ritmo mais lento, como se o dia  não acabasse nunca.Almoço por casa, estou sozinha e sempre que isso acontece improviso algo rápido para a minha refeição.Esta salada foi a resultado disso, aproveito e delicio-me com salmão, um peixe que nem todos apreciam cá em casa.Sento-me à mesa e cada grafada que dou, sinto as minhas papilas gustativas a rodopiar de alegria.Acabo a refeição com uma bela fatia de melancia, outra coisa que só eu gosto cá em casa.Penso para mim, almoço bommmm. :)
A tarde começa, ando eu naquela lentidão do costume, mas as horas vão-se aproximando e tenho de acelerar mais um pouco, combinei com uns amigos um passeio a Belém.......
Ao olhar o rio Tejo, vejo um daqueles barcos de cruzeiro enormes, a deixar o nosso porto, rumo ao mar alto.Fico ali na margem do rio, com a câmara fotográfica, por uns instantes os meus pensamentos seguem o rumo do barco," Deve ser maravilhoso, um passeio neste cruzeiro, conhecer terras tão diferentes, parar em vários Portos, estar ali no meio do mar, que sensação de liberdade deve ser". Por um momento sonhei, sim sonhei, pois confesso que apesar de ser uma coisa que gostasse de fazer tenho algo medo.O medo é terrível, por causa dele deixa-se de fazer tanta coisa que gostaríamos.Quem sabe um dia encho-me de coragem e lá vou eu navegar por esses mares! 

Quem se atrevia a seguir neste cruzeiro, seja lá para onde ele for?


E agora vamos lá à receita!



Ingredientes:
( 1 pessoa)

1 lombo de salmão
uma pitada de sal picantes para grelhados da Casa da Figueira da Foz
1 alho laminado
sumo de meio limão
folhas de rúcula
30gr de couscous
Vinagrete de limão( substitua a laranja pelo limão)
1 pêssego-opcional

Tempere o salmão com o alho, o sal picante e o sumo do limão,leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC.Quando estiver pronto retire do forno e deixe arrefecer.
Cozinhe o couscous conforme indicação na embalagem.Deixe arrefecer.
No prato comece por colocar as folhas de rúcula, o couscous, o salmão e o pêssego. Envolva tudo e tempere com o vinagrete de limão.



8 comentários:

Inês Ginja disse...

Sandra, revi-me um pouco nos teus pensamentos!
Também gostaria de fazer um cruzeiro, partir para outros portos, mas tenho um pouco de medo... :)
Uma saladinha bem fresca!
Até breve.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Todos diferentes, todos iguais que somos.
Medo de quê amiga? Andas de carro todos os dias que é bem mais perigoso. Troca por avião, pois o cruzeiro se não forem as distracções é Boooring. Deixo aqui uma sugestão:
- Escolhe o avião e ruma a Maputo! Terra que te viu nascer, e esperava por ti faz anos. O pôr do sol, que devias voltar a ver agora que és adulta chama por ti. Não sonhes com outros destinos...vira o teu azimute para lá, e ruma ao convívio de GENTES com ALMA. Pensa nisso!
Quanto à salada 5*, pena é a rúcula. Sabor demasiado forte que abafa o resto, mas coentros parecem ser uma boa opção.
Beijos

Rachel disse...

Olá amiga...que saudades de você, sumimos as duas...rs!

Lendo seu post parece que me via, sempre acontece isso comigo, mas não só aos sábados, ando lenta e preguiçosa ultimamente...rsrsrs!

Uma saladinha dessas sempre cai muto bem e não dá trabalho algum, né?!

Bjuss!!!

Piteca disse...

Amiga, podes crer que se eu pudesse eu partia num cruzeiro como esse!! Nem pensava duas vezes e olha que também gosto de ter os pés bem assentes na terra. Mas há que aproveitar as oportunidades que temos, pois a vida é curta e podemos não voltar a ter oportunidades iguais... ;)
Apesar de não ser grande fã de salmão gostei muito da tua saladinha, ficou bem apetitosa!
Beijinhos doces.

Marmita disse...

E cá estou eu a seguir-te :) Adorei a tarde de ontem e conhecer-te! um beijo grande

argas disse...

Sou como tu, o medo prende! :)

Adorei a salada!

Sandra G disse...

Obrigado a todas, pelo carinho!
Um dia deixo o medo guardado num cofre e vou navegar! :)

Marmita foi um dia espectacular!!Adorei! ;)

Beijinhos a todas

Silvia disse...

Que salada maravilhosa !
Adoro rúcula :)