segunda-feira, 27 de Agosto de 2012

Sumo de frutos silvestres com mangericão



Acordo ansiosa, o dia vai ser diferente do habitual.Encontrar velhas amizades e conhecer outras pessoas é tão gratificante para mim.
Todas as pessoas que cruzam o nosso caminho, têm algo para nos ensinar, algo a dar-nos, nem que seja só a sua amizade sincera.

Partilhar conhecimentos, nem todas as pessoas o fazem, a maior parte delas tem medo que os outros sejam melhores que elas. Já outras pensam exactamente o contrário, será um desafio para melhorarem o seu trabalho.Estas ultimas têm a minha admiração incondicional! 

Estar disposto a aprender nem todos estão para isso, dá trabalho. Na minha opinião a vida tem de ser feita de desafios, desafios esses que nós próprios podemos impor-nos a ultrapassar. 

Este fim de semana tive o privilégio de fazer parte de um grupo de pessoas que foram adquirir  conhecimentos, numa área tão vasta como é a fotografia! Um dia que jamais irei esquecer.

Desde a minha infância que ouço esta frase: "O saber não ocupa lugar". Estou 100% de acordo!
A valorização das pessoas começa exactamente nos conhecimentos que elas ao longo dos anos adquirem.Uma pessoa que não se interessa por aprender, é igual a uma laranja seca.

 Nunca digam não a tudo o que vos possa valorizar, independentemente de ser numa área completamente diferente da vossa.Um dia quem sabe se não vão precisar dela!






Ingredientes:

120gr de frutos silvestres
2 folhas de mangericão
2c. de sopa de xarope de gengibre
500ml de água

Bimby

Coloque a fruta no copo da bimby com 100ml de água, as folhas de mangericão e o xarope de gengibre; 1m veloc.9.Acrescente a restante água e programe mais 1m à mesma velocidade.
Sirva com algumas pedras de gelo.

E vamos refrescar-nos com este sumo!Viva a vida; o verão e os amigos!!

Notas: O xarope de gengibre eu comprei num supermercado de produtos biológicos.


terça-feira, 21 de Agosto de 2012

Salada de salmão, rúcula e couscous

É sábado e como é habitual, levanto-me mais tarde, fico a molengar por casa.As coisas são feitas a um ritmo mais lento, como se o dia  não acabasse nunca.Almoço por casa, estou sozinha e sempre que isso acontece improviso algo rápido para a minha refeição.Esta salada foi a resultado disso, aproveito e delicio-me com salmão, um peixe que nem todos apreciam cá em casa.Sento-me à mesa e cada grafada que dou, sinto as minhas papilas gustativas a rodopiar de alegria.Acabo a refeição com uma bela fatia de melancia, outra coisa que só eu gosto cá em casa.Penso para mim, almoço bommmm. :)
A tarde começa, ando eu naquela lentidão do costume, mas as horas vão-se aproximando e tenho de acelerar mais um pouco, combinei com uns amigos um passeio a Belém.......
Ao olhar o rio Tejo, vejo um daqueles barcos de cruzeiro enormes, a deixar o nosso porto, rumo ao mar alto.Fico ali na margem do rio, com a câmara fotográfica, por uns instantes os meus pensamentos seguem o rumo do barco," Deve ser maravilhoso, um passeio neste cruzeiro, conhecer terras tão diferentes, parar em vários Portos, estar ali no meio do mar, que sensação de liberdade deve ser". Por um momento sonhei, sim sonhei, pois confesso que apesar de ser uma coisa que gostasse de fazer tenho algo medo.O medo é terrível, por causa dele deixa-se de fazer tanta coisa que gostaríamos.Quem sabe um dia encho-me de coragem e lá vou eu navegar por esses mares! 

Quem se atrevia a seguir neste cruzeiro, seja lá para onde ele for?


E agora vamos lá à receita!



Ingredientes:
( 1 pessoa)

1 lombo de salmão
uma pitada de sal picantes para grelhados da Casa da Figueira da Foz
1 alho laminado
sumo de meio limão
folhas de rúcula
30gr de couscous
Vinagrete de limão( substitua a laranja pelo limão)
1 pêssego-opcional

Tempere o salmão com o alho, o sal picante e o sumo do limão,leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC.Quando estiver pronto retire do forno e deixe arrefecer.
Cozinhe o couscous conforme indicação na embalagem.Deixe arrefecer.
No prato comece por colocar as folhas de rúcula, o couscous, o salmão e o pêssego. Envolva tudo e tempere com o vinagrete de limão.



segunda-feira, 6 de Agosto de 2012

Verão combina com gelado de cheesecake de morango/framboesa

O verão combina com tanta coisa, mar, sol, gelo, areia, férias, festivais,........mas chegar da praia almoçar e comer um gelado, sabe tão bem, vocês não acham?




Gelado de cheesecake de morango/framboesa

Ingredientes:

Para a calda:

100gr de framboesas
100gr de morangos
1c. de sopa de açúcar baunilhado
1c de açúcar amarelo

Para o gelado:

300gr de de leite gordo
200ml de natas
3 gemas de ovos
200gr de queijo creme
100gr de açúcar
80gr de bolachas de aveia



Bimby

Para a calda:

Coloque no copo da bimby os morangos, as framboesas e triture 6seg. veloc.5.Ligue a máquina por 8m na temperatura varoma veloc.1.

Para o Gelado:

Deite o leite no copo com o açúcar; 9m temp.100 veloc.2.Numa taça bata as gemas quando terminar junte um pouco do leite às gemas e mexa, coloque a bimby a trabalhar na veloc.3 e junte as gemas em fio.Programe 8m temp.80 veloc.2.No final adicione o queijo, 30seg. na veloc.5.Deixe arrefecer.
Bata as natas com a batedeira até engrossar mas sem ficar um chantily.Quando o creme estiver frio incorpore as natas batidas, mexa até estar tudo homogéneo.
Leve à máquina dos gelados, quando terminar faça camadas de gelado, a calda e as bolachas, repita os passos até acabar os ingredientes.Mexa um pouco antes de levar ao congelador.
Se não tiver a máquina dos gelados leve a mistura ao congelador bata a mesma pelo menos 2 a 3 vezes, quando começar a solidificar adicione a calda e as bolachas partidas aos bocados, mexa para incorporar os ingredientes.Volte a levar ao congelador.Retire do congelador uns minutos antes de servir.





Tradicional

Para a calda:

Num tacho deite os morangos, as framboesas e o açúcar, triture com a varinha mágica, leve ao lume até engrossar um pouco.

Para o gelado:

Aqueça o leite com o açúcar num tacho.Enquanto isso bata as gemas.Adicione umas colheres de leite quente às gemas e deite as mesma em fio no leite.Leve ao lume a engrossar por uns 10m. Deixe arrefecer.
Bata as natas com a batedeira até engrossarem, mas sem ficar em chantily.Quando o creme estiver frio incorpore as natas batidas, mexa até estar tudo homogéneo.
Leve à máquina dos gelados, quando terminar faça camadas de gelado, a calda e as bolachas, repita os passos até acabar os ingredientes.Mexa um pouco antes de levar ao congelador.
Se não tiver a máquina dos gelados leve a mistura ao congelador bata a mesma pelo menos 2 a 3 vezes, quando começar a solidificar adicione a calda e as bolachas partidas aos bocados, mexa para incorporar os ingredientes.Volte a levar ao congelador.Retire do congelador uns minutos antes de servir.



Fonte: Inspiração-Blog "No Soup For You"