Faço parte de um grupo no facebook que se chama Dorie às sextas em que 2 vezes por mês é escolhido uma receita do livro "Baking" da Dorie Greenspan e publicado no grupo.Nunca participei umas vezes porque me esquecia outras por falta de tempo ou simplesmente porque não me apetecia fazer nada nesses dias, mas gosto de ir ver as participações. Desta vez não resisti pois a receita para fazer era daquelas que tinha muita curiosidade, arranjei tempo,disponibilidade e meti mão à obra.
A receita não é nada complicada, talvez por ter ali alguns procedimentos a seguir, sempre achei que era algo difícil.
Estava tão ansiosa de provar os tais bolinhos que toca a colocar o tabuleiro com os bolos no forno sem ter posto a cobertura, mas não foi por isso que se deixou de comer. Assim que saíram do forno e arrefeceram um pouco, foram literalmente atacados por mim e pelo marido, ehehehehe metade deles, puf desapareceram num ápice. Vale a pena fazer, a massa é super levezinha e o recheio ai, ai de comer e chorar por mais.
Estava tão ansiosa de provar os tais bolinhos que toca a colocar o tabuleiro com os bolos no forno sem ter posto a cobertura, mas não foi por isso que se deixou de comer. Assim que saíram do forno e arrefeceram um pouco, foram literalmente atacados por mim e pelo marido, ehehehehe metade deles, puf desapareceram num ápice. Vale a pena fazer, a massa é super levezinha e o recheio ai, ai de comer e chorar por mais.
Vamos então à receita:
Massa:
115gr de queijo creme frio cortado em 4 pedaços
115gr de manteiga sem sal fria cortada em 4 pedaços
1 chávena de farinha( aproximadamente 130gr a 150gr)
1/4 de colher de chá de sal
Recheio:
2/3 de chávena de compota de framboesa ou alperce ou laranja
2c de sopa de açúcar
1/2 c de chá de canela em pó
1/4 de chávena de nozes em pedaços( pode utilizar pecans ou amêndoas)
1/4 de passas húmida- utilizei arando secos, não tinha passas.
115gr de chocolate preto picado ou pepitas de chocolate
Cobertura:
1 ovo grande
2c de chá de água fria
2c de sopa de açúcar
Para a massa:
Pesar e cortar a manteiga e o queijo e deixar repousar na bancada por uns 10m para ficar amolecido mas ainda frio.
Colocar no liquidificador ou robot de cozinha a farinha e o sal depois adicione a manteiga e o queijo creme e dê entre 6 a 10 toques( no caso da bimby eu fui tocando no botão turbo, mais ou menos umas 7 vezes), com uma colher vá raspando os lados da tigela entre os toques até a massa estar toda misturada em pedaços grandes mas sem fazer uma bola. Colocar a massa num tigela formar uma bola e dividi-la em duas.Dê a forma de um disco a cada metade, embrulhe em papel vegetal e leve ao frigorífico por duas horas, ou um dia ou congele para utilizar quando quiser.
Para o recheio:
Leve ao lume brando a compota de framboesa aqueça até ela estar liquida.
Misturar o açúcar e canela numa tigela, pesar as nozes, as passas e o chocolate e reservar em taças.
Forrar 1 ou 2 tabuleiros com papel vegetal.
Para formar os bolos:
Pré-aqueça o forno a 175 graus.
Retire um dos discos do frio e se a massa estiver muito rija deixar por 10m para amolecer.Esticar a massa numa superfície polvilhada de farinha dando a forma de um circulo entre 28 a 30cm. Pincele a massa com uma camada fina do doce, polvilhe o circulo com metade do açúcar e canela, metade das nozes, metade das passas e metade do chocolate, cobrir a superfície com papel vegetal e pressionar suavemente o recheio sobre a massa.Guarde o papel para o próximo disco de massa.Com um cortador de pizza ou faca afiada, corte o circulo em 16 triângulos compridos.Para ser mais fácil corte a massa em quatro e cada quarto em triângulos.Começando na base de cada triângulo comece a enrolar de modo a que a mesma pareça um pequeno croissant. Coloque os bolos no tabuleiro e leve ao frio por 30m. Um então de um dia para o outro, ou congele e faça quando lhe vier aquela vontade de um doce. :)
Repita todo o processo para o outro disco de massa.
Para a cobertura:
Misturar o ovo com a água e pincelar cada bolo com a misturar.Polvilhar com o açúcar.
Cozer o bolos entre 20 a 25m. Os bolos estão prontos quando estiverem inchados e dourados.Transferir para uma rede ou grelha e deixar arrefecer, se conseguirem. ahahahahah!
Hoje é dia de falar das nozes, esse fruto seco tão apreciado.
Nozes:
Fruto seco com origem na Ásia a nogueira pode durar 400 anos, puxa tantos, fiquei impressionada.
Tem um sabor ligeiramente amargo e é altamente nutritivo, com um alto teor energético, por isso não se deve abusar no seu consumo, como todos os frutos secos.
Propriedades:
São ricas em gordura, sendo 86% dessa gordura insaturada, aquela não faz mal ao terrível colesterol.
Estamos a falar do omega-6, e omega-3, os primeiros reduzem os níveis de colesterol, ajudam na formação do tecido nervoso e na produção de anticorpos.Já os segundos reduzem também os niveis de colesterol, os triglicéridos no sangue, funciona como um vasodilatador.
A noz é dos frutos secos com menor quantidade de hidratos de carbono, por isso uma aliada na dieta dos diabéticos.
Ela é uma fonte de vitaminas do complexo b.Entre elas destacamos a B1; B2; B3 e B6, esta ultima encontra-se em grande quantidade, aliás é dos alimentos mais ricos nesta vitamina, só o gérmen de trigo e alguns peixes como a sardinha e salmão igualam essa quantidade.Esta vitamina é muito importante para o bom funcionamento do cérebro e na produção de globos vermelhos. Outra vitamina que encontramos na noz é a vitamina E, que é rica em antioxidante que combatem o cancro.
Rica em minerais como: fosforo, potássio; ferro; magnésio;cálcio; zinco e cobre.
Se diariamente comermos entre 5 a 7 nozes pode trazer benefícios ao nosso organismo a longo prazo como por exemplo: reduz o risco de acidentes cardiovascular; melhora o funcionamento intestinal, pulmonar, cerebral entre outros.
Estudos demonstram que a noz pode retardar a evolução da doença de alzheimer .
Sendo uma fonte tão grande de energia ela deve ser consumida entre a manhã e a tarde.E por isso ela também é uma aliada para quem pratica exercício físico, que precisa de uma fonte de energia um pouco maior que as outras pessoas.
Curiosidade: Já alguma vez olharam para uma noz e nunca repararam que ela tem uma forma semelhante ao cérebro?
Fonte: sites:Alimentação saudável e Alexandra Cimino
6 comentários:
Sandra, e em boa hora os fizeste porque mesmo sem cobertura, eu também não fiz só polvilhei com um pouco de açucar, ficaram lindos
Um beijinho e boa semana
Obrigado Gisela.Um beijinho para ti.
Ainda bem que participaste, ficaram muito bons ;) Beijinhos!
E têm bom aspecto ;)
Sónia
Taras e Manias
Ficaram com óptimo aspecto!
Beijinhos
Já conhece o Happy Days? O Happy Days é um blog que oferece diversos serviços na área do design. Renovamos o seu blog ou criamos a sua imagem de marca a preços reduzidos! Dê uma espreitadela
http://diasfelizesblog.blogspot.pt/
Enviar um comentário