segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012

Iogurtes de lima ou limão e coco torrado

 Lima, limão, laranja sabores cítricos que eu adoro!!Lá por casa o nosso limoeiro presenteia-nos com uns belos limões.Este ano já vai na segunda volta, tenho dado bastantes, mas mesmo assim, fico com uma boa quantidade lá em  casa.Tenho de inventar, reinventar receitas com limão, do sumo do limão temperei uns filetes.O sumo que nestes últimos tempos tem chegado à mesa é a limonada, com mel então fica uma delicia.




Ingredientes:

810gr de leite
raspa de um limão ou lima-nestes usei lima
100gr de açúcar
2c. de sopa de leite em pó
60gr de coco ralado
1 iogurte


Bimby

Numa frigideira leve ao lume o coco ralado e a raspa de limão, deixe que o coco fique com um aspecto de torrado, mas não queimado.
No copo da bimby, deite o coco e pulverize na veloc. 9 durante alguns segundos, junte o leite em pó, o leite e o açúcar; 4m temp.50 veloc.3. Adicione o iogurte, 15seg. na veloc.3.

Abafe a bimby com mantas polares, ao fim de 10h deite o iogurte nos copos, leve ao frigorifico.Ou se tiver iogurteira, deite o preparado nos copos e coloque-os na iogurteira e deixe ficar por 8 a 10h.





Tradicional

Se não tive bimby, numa picdora 123 pique o coco.

Leve o leite ao lume com o açúcar, o leite um pó.Deixe levantar fervura.Coloque o coco e espere que fique morno.Deite nos copos e leve à iogurteira.Se não tiver aqueça o forno à temperatura de 50ºC, desligue, embrulhe os copos em mantas e coloque-os no forno.Deixe por 10h.Retire e leve ao frigorífico.


segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012

Feijão com legumes e caril

Numa refeição de peixe grelhado no inverno, o acompanhamento tem se ser algo que nos sacie a fome por algumas horas!! Os ingredientes, esses encontram-se fácilmente na nossa despensa.Afinal é sábado as horas estão a meu favor, sem pressas para chegar a lado nenhum, vaguear pela casa torna-se o lema nesse dia!!




Ingredientes:

250gr de feijão branco cozido
50gr de abóbora
1 cenoura média
1 alho francês
100gr de bróculos
1c. de sobremesa de caril
1c. de sobremesa de gengibre
pimenta preta moida na hora
água q.b
1 cebola
1 dente de alho
2 tomates
4c. de polpa de tomate
sal q.b
azeite q.b
uns ramos de poejos

Bimby

Coloque no copo a cebola, o alho pique uns segundos na veloc. 5 de seguida acrescente o azeite e  refogue na veloc.1 temp.varoma  durante 5m.Adicione o tomatee a polpa e programe mais 3m à mesma velocidade baixando a temperatura para 100.Junte o alho francês, a cenoura partida em cubos e os bróculos,a abóbora, o caril, a pimenta, água e o genbibre; 7m temp. 100 veloc.colher inversa.Quando terminar junte o feijão escorrido e os poejos; 5temp. varoma veloc.colher inversa.



Tradicional

Deite num recipiente de ir ao lume a cebola, o azeite  e o alho picado.Deixe refogar por uns minutos.Junte o tomate e a polpa e deixe cozinhar por uns minutos.Junte os legumes, o caril, gengibre, a água e a pimenta, deixe cozinanhar até os legumes estarem moles.Junte o  feijão e deixe apurar por uns minutos.

Bom proveito!

segunda-feira, 9 de Janeiro de 2012

Sopa de bacalhau com espinafres, grão e ovo

Depois de uma quadra festiva tão cheia de comida e doces o corpo pede algo mais light mas nutritivo.
Esta sopa é das minhas preferidas, é feita cada vez que a preguiça chega ao corpo.É rápida a fazer e ficamos consoladas sem ter muito trabalho. :)
Desta vez foi feita com as sobras de bacalhau do Natal.O que sobrou foi congelado e aproveitado nesta sopa maravilhosa.



Ingredientes:

2 postas de bacalhau  cozido ou sobras
400gr de tomate
1 pimento vermelho
1 cebola
3 dentes de alho
coentros, uma mão cheia
400gr de grão cozido e escorrido
150gr de espinafres
2 ovos
1c. de sobremesa de colorau
pimenta 5 bagas q.b
piri-piri q.b
Azeite q.b
sal q.b
1,5l de água da cozedura do bacalhau-não usei

Bimby

Coloque no copo a cebola, o alho e o azeite; 3m temp. varoma veloc.1.Junte o tomate e o pimento e programe mais 5m temp.100 veloc.1.No final adicione os coentros; 50seg.na veloc.7.Junte o grão, o colorau; a pimenta; o piri-piri; a água e os espinafres;10m temp.100veloc..Transfira o preparado para um tacho,leve ao lume, adicione o bacalhau, os ovos e verifique o sal. Retire do lume assim que os ovos estiverem cozidos.

Tradicional

Pique a cebola e o alho.Leve ao lume m tacho com azeite, junte a cebola e o alho, deixe cozinhar até estar translucida.Junte o tomate e pimento, cozinhe por uns 5m.Adicione os coentros.Retire do lume e com a varinha mágica passe tudo.Junte o grão; o colorau; a pimenta; o piri.piri; a água e os espinafres.Cozinhe por uns 10m.Por último deite o bacalhau e os ovos. Retire do lume assim que os ovos estiverem cozidos.