terça-feira, 22 de Novembro de 2011

Galinha com laranja e abóbora-Uma receita para a Maria

Cá estou eu a participar em mais um aniversário do blog da Moira-Tertúlia de Sabores.Este ano ela lançou um desafio muito interessante, a Maria é uma amiga dela que está em Timor-Leste.Onde não existe muita variedade de alimentos, e os que existem são muito caros.A grande dificuldade da Maria é, com o pouco que tem, fazer refeições diferentes.Assim a Moira resolveu ajudá-la lançando o desafio para a blogosfera, temos de cozinhar algo com os ingredientes que ela tem disponiveis, sem utilizar aqueles instrumentos de cozinha que tanto nos ajudam, pois ela não os tem.

Fiquei alguns dias a pensar  no que iria fazer.Andei a ver receitas em livros, revistas de culinária e nada, todas elas tinham ingredientes que a Maria não tem.E agora????!! Um dia estava sentada a olhar para a lista de ingredientes que a Maria tem na sua despensa.E começo a ver galinha, abobora......gatcha!!!Já está!!



Ingredientes

1 galinha
2 laranjas
3 tomates
4 alhos
1 cebola
1/2 pimento
1 pedaço de abóbora cortado em cubos
pimenta q.b
1c de sopa de colorau
sal
salsa picada
azeite



Corte a galinha aos pedaços, coloque num recipiente deite os alhos esmagados( esmague os alhos com o cabo da faca), o sal, o colorau, a pimenta e por fim esprema o sumo das duas laranjas.Deixe a marinar por 1 hora.

Pique a cebola, corte o pimento aos bocados pequenos, corte a abóbora em cubos pequenos e por fim corte o tomate em pedaços.
Num tacho, deite a cebola e o azeite, deixe cozinhar até a mesma estar translucida.Junte o pimento e o tomate, cozinhe por uns 5m a 7m.
Adicione o frango e a marinada, tape o tacho reduza um pouco o lume e deixe cozinhar.Ao fim de 20m junte a abóbora e volte a tapar o tacho.Retire do lume ao fim de  25m.Pique a salsa e deite por cima.

Acompanhe com batata cozida.

Maria espero ter ajudado a proporcionar uma refeição saudável e diferente.

sexta-feira, 11 de Novembro de 2011

Brownies de chocolate com nozes e um desejo

Aquela voz  no meu ouvido, não me deixava sossegada.Todos os dias era a mesma coisa, assim que acordava lá vinha ela:" Sandra, Sannnndddrrraaaaa, preciso de comer uma coisa doce mas que tenha chocolate!! Os dias cinzentos estão ai, a chuva a cair e eu tenho que ter algo que me aqueça".
Eu fingia que não a ouvia, mas ela, logo, logo voltava e quando regressava o seu tom era ainda maior, mais agudo.Os dias foram passando e lá vinha ela todos os dias, a minha alma tinha ganhado voz e lá do fundo do meu consciente me dizia o que o meu corpo estava a pedir e eu continuava a ignorá-lo!!Não podia continuar assim, fingir que nada se passava.Afinal temos que saber escutá-lo, na maior parte das vezes ele está a dizer-nos algo!

Tinha de ser, não passaria daquele dia.Já noite, fui até à cozinha, peguei numa tablete de chocolate, olhei para ela, parti um quadrado e comi-o,  senti o meu corpo a vibrar de alegria. Nessa altura fui eu que falei com a minha "alma" e disse-lhe:  "Fica descansada que eu vou fazer uma coisa doce com muito chocolate.Percebi o quanto ficas feliz".

E nesse dia, do forno da minha cozinha, saiu estes brownies de chocolate, confesso que não consegui resistir e comi logo dois!! Se vocês vissem como ela ficou, até pulou de tão contente que estava!!

Há coisas que nunca podemos dizer que não, quando o corpo pede nós damos, neste caso estes brownies!!





Ingredientes:

100gr de manteiga
100gr de chocolate preto com 70% de cacau
2 ovos
80gr de açúcar
60gr de farinha
70gr de miolo de  nozes picado grosseiramente
açúcar em pó


Bimby


Pré-aqueça o forno a 180ºC.Unte uma forma quadrada, de 20cm de lado, com manteiga e cubra o fundo com papel vegetal,untando-o, também com manteiga.Coloque a forma no frigorífico durante a preparação da massa.
Deite as nozes no copo bem seco; pique uns segundos na velocidade 5.Reserve.
Num recipiente derreta o chocolate com a manteiga em lume muito brando mexendo com uma colher de pau.Assim que o creme estiver liso, retire-o de lume.

No copo da bimby bata os ovos com o açúcar; 3m na veloc.4.Com a máquina na velocidade 3 adicione o creme de chocolate.Incorpore, alternadamente, uma colher de farinha, uma colher de nozes picadas, e assim sucessivamente, até terminar os ingredientes; no final programe 10seg na veloc.3.

Deite a massa na forma e leve-a ao forno durante 20 minutos.
Retire a forma do forno, deixe arrefecer e vire-a sobre uma rede.Retire o papel vegetal, corte o bolo em quadradinhos e polvilhe com açúcar em pó.






Tradicional

Pré-aqueça o forno a 180ºC.Unte uma forma quadrada, de 20cm de lado, com manteiga e cubra o fundo com papel vegetal,untando-o, também com manteiga.Coloque a forma no frigorífico durante a preparação da massa.
Pique as nozes na picadora.Reserve

Num recipiente derreta o chocolate com a manteiga em lume muito brando mexendo com uma colher de pau.Assim que o creme estiver liso, retire-o de lume.

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada,aos poucos vá juntando o creme de chocolate.Incorpore, alternadamente, uma colher de farinha, uma colher de nozes picadas, e assim sucessivamente, até terminar os ingredientes.

Deite a massa na forma e leve-a ao forno durante 20 minutos.

Retire a forma do forno, deixe arrefecer e vire-a sobre uma rede.Retire o papel vegetal, corte o bolo em quadradinhos e polvilhe com açúcar em pó.


Fonte: Livro Larousse "Chocolate"

quarta-feira, 2 de Novembro de 2011

Risotto de nabiças com Martini Bianco

Um passeio de electrico até à Baixa Lisboeta traz-me muitas recordações do meu tempo de estudante, apanhava-o muitas vezes no regresso a casa para puder ir na conversa com os colegas.
Os anos foram passando e ir à baixa de Lisboa era de carro.Poucas vezes o fazia por ser complicado estacionar.
Um dia em conversa com duas amigas eu disse que já não ia à baixa e não andava de eléctrico fazia tempo.Conversa puxa conversa decidimos fazer um passeio de eléctrico até à Baixa Lisboeta.
Eis que chegou o dia  de fazermos a viagem!! Uma viagem bem divertida, o eléctrico estava praticamente vazio, onde nos sentamos não estava ninguém, fomos a comtemplar a paissagem que em alguns lugares já não é a mesma......chegamos à Praça da Figueira, ai nada tinha mudado, a não ser algumas lojas que outrora estavam abertas e agora, nos vidros vemos papeis.

Andamos durante horas pelas ruas da baixa, subimos ao Chiado, almoçamos por lá.No final do dia já cansadas de andar resolvemos regressar a casa no nosso transporte amarelinho, o famoso eléctrico de Lisboa.

Depois deste dia exaustivo, vamos sentar-nos à mesa e saborear este risotto como acompanhamento de um prato de carne! Todos à mesa a refeição está pronta!



Ingredientes:

130gr de arroz arbóreo
100ml de Martini Bianco
200ml de água
100gr de nabiças
sal q.b
pimenta q.b
2c de sopa de queijo parmesão
1 cebola
1 dente de alho

Bimby

Lave bem as nabiças, corte-as em juliana e reserve.

No copo deite a cebola e o alho; 5seg. veloc.5.Deite o azeite e refogue a cebola 3m temp.100 veloc.1.
Junte o risotto, e programe 3m temp.100 veloc. colher inversa.No final adicione, o martini bianco; o sal; a pimenta; a água e as nabiças; 13m temp.100 veloc.inversa.Quando faltar 5m para terminar junte o queijo parmesão.

Tradicional

Lave bem as nabiças, corte-as em juliana e reserve.

Num recipiente deite a cebola e o alho já picados, junte o azeite e deixe refogar até a cebola estar translúcida.Junte o risotto e frite por uns minutos.Adicione os restantes ingredientes excepto o queijo e deixe cozinhar até o risotto estar cozido, uns minutos antes de desligar o fogão deite o queijo parmesão mexendo para o incorporar.