quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Pudim de amêndoa

Quando recebi a notícia nem queria acreditar! Ele tinha voltado para ela! Voltou mais uma vez para a companheira de muitos dias, anos. Sim mais uma vez ele tinha sucumbido aos encantos dela, da sua amiga heroína! Tem um nome curioso, heroína, não deixa de ser irónico. Um nome que lhe assenta como uma luva, pois realmente ela é uma heroína na destruição de famílias; pessoas, em angústias, em desgostos.

Por mais que tente perceber o que o leva a ir ter com ela não consigo. Mas alguma explicação deve existir, ou não. A mente humana é um circuito eléctrico bastante complicado, com muitos cabos ligados e quando um deles se desliga, o circuito não acaba mas fica mais vulnerável a problemas futuros.

Das últimas vezes que tinha falado com ele dizia-me o seguinte: “Não Sandra nem pensar já não consigo ver-me nessa vida”, será que me enganava a mim ou a ele próprio. Sempre pensei que desta vez era a sério, a morte do pai tinha-o deixado com outros pensamentos. Mas afinal esses pensamentos duraram um ano e pouco.

Sinto-me triste, ele é um rapaz que tinha quase tudo para ter uma vida fantástica, mas em vez disso preferiu ter uma vida insignificante, sem rumo……..fico a pensar o que irá acontecer! Antes tinha o pai que o ia buscar e trazia-o para casa, voltava para uma desintoxicação estava lá uns tempos e conseguia levar uma vida sem a sua amiga durante uns anos , agora o pai já não vive, e a mãe e a irmã já não confiam nele, pois foram tantas as vezes que ele disse “ É desta que eu a deixo”.

Será que alguma vez ele vai deixá-la?



 
 
Ingredientes:
 
Para o caramelo
 
150 de açúcar
água
 
Para o pudim
 
150gr de miolo de pão
100gr de miolo de amêndoa
1l de leite
230gr de açúcar-usei 180gr
4 ovos
50gr de margarina
30gr de amêndoa em lascas
 
Bimby
 
Deite o açúcar numa frigideira , borrife com água e leve ao lume até o açúcar estar em ponto de caramelo claro.
 
Escalde uma forma de buraco de 24cm de diâmetro com água a ferver e forre-a com o caramelo preparado.
 
Deite o açucar e os ovos no copo; 1m veloc.4.Reserve.
Coloque no copo o pão desfeito, o miolo de amêndoa e o leite; 8m temp.90 veloc.2.No final junte a margarina e triture na veloc. 7 durante uns segundos, .Adicione um pouco desta mistura às gemas.Com a bimby em andamento deite em fio as gemas depois programe;30seg. veloc.3.
Deite o preparado na forma caramelizada.Lave bem o copo da bimby e encha-o com 1l de água, por cima da tampa do copo coloque o recipiente varoma e dentro desta a forma; 50m temp.varoma veloc..
No final retire a forma, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Aloure as lascas de amêndoa numa frigideira e depois do pudim desemformado deite por cima.
 
Tradicional
 
Deite o açúcar numa frigideira , borrife com água e leve ao lume até o açúcar estar em ponto de caramelo claro.
Escalde uma forma de buraco de 24cm de diâmetro com água a ferver e forre-a com o caramelo preparado.

Pré-aqueça o forno a 160ºC.

Desfaça o pão para dentro de um recipiente, junte o miolo de amêndoa e o leite e leve a ferver sobre lume brando, mexendo de vez em quando, até o pão estar completamente desfeito.
Deite o açucar e os ovos numa taça e bata com a batedeira até a mistura estar fofa e esbranquiçada.Reserve.
Retire do lume a mistura de leite, e bata energicamente até obter uma massa homogénea.Adicione a margarina e mexa até incorporar tudo.Deixe arrefecer um pouco e adicione á gemada mexendo sempre.
Deite o preparado na forma caramelizada, coloque a forma num tabuleiro , sobre um pano de cozinha dobrado, e encha o tabuleiro com água bem quente.Leve  ao forno durante 1 hora.
No final retire a forma, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Aloure as lascas de amêndoa numa frigideira e depois do pudim desemformado deite por cima.

Fonte:  Revista: Saberes e Sabores nº 206

segunda-feira, 5 de Setembro de 2011

Creme de couve-flor ou bróculos

Acordo pela manhã e olho lá para fora, vejo o sol a tentar espreitar por de trás das nuvens, meio envergonhado dá-me um sorriso! E de repente sinto um calor na minha cara, baixo os olhos e um pouco embaraçada esboço um sorriso! Que bom ele riu-se para mim!Volto a subir a cabeça e lá está ele com um sorriso ainda maior, a nuvem já não o esconde.
Dou conta que os meus lábios esboçam um sorriso! Afinal não dizem que rir é o melhor remédio?!
E para finalizar o dia a sorrir não há nada melhor que esta belíssima sopa.



Ingredientes:

430gr de couve flor ou bróculos
200gr de alho francês
1 caldo de carne
azeite q.b
680 gr de leite evapurado-usei 1 lata
1/2 chávena de água-usei 600 gr
2c. de sopa de farinha
1/2c de chá de noz-moscada
1 dente de alho
3c. de sopa de manjericão fresco
pimenta preta q.b

Bimby

Salteie o alho e o alho francês com o azeite; 5m temp.varoma veloc.1.Junte o caldo de carne, a couve flor e a água; 15m temp. 100 veloc.1.No final junte o leite evaporado, o sal, a pimenta, a noz-moscada e o manjericão; 5m temp. 100 veloc.1.Triture na veloc.7 durante 1 minuto.

Tradicional

Deite o azeite num recipiente, deixe aquecer e salteie o alho e o alho francês.Junte o caldo de carne, a couve-flor, a água, deixe cozinhar até os vegetais estarem cozidos.Adicione o leite evaporado, o sal, a pimenta, a noz-moscada e o manjericão cozinhe até levantar fervura.No final triture com a varinha mágica.

Fonte: Oprah-As receitas favoritas