quarta-feira, 27 de Julho de 2011

Gelado de chocolate branco com doce de cerejas e um aniversário de 3 anos

Apesar de estar de férias não podia deixar de participar no aniversário de um blog que eu gosto muito.Faz 3 anos o Figo Lampo e para este aniversário trouxe um gelado, pois com o calor que hoje fez só dá vontade de comer coisas geladinhas!!

Margarida, muitos parabéns por estes 3 anos, é um blog maravilhoso, lindo e com muitas estórias que eu sempre gosto de ler!!

Para mim o número três tem um significado muito especial, amizade verdadeira de 3 amigas de à 30 anos, apesar de todas as coisas que se foram passando na vida, tão complicada que ela por vezes se torna, hoje posso dizer que ao fim destes anos todos sei que posso contar com elas,assim como elas sabem que na hora do aperto eu estarei lá.Pode passar um furacão, destruir casas, carros, árvores mas a amizade  verdadeira, essa fica inteira, firme que nem um rochedo!!

Nos nossos encontros tem de haver sempre gelado, todas adoramos e é um bom motivo para nos sentarmos à mesa na conversa, na risota......a ver as horas passar e sentirmos que naquele momento todas estamos felizes!!!É sempre uma grande aventura, Sandra...trás aí as 3 colheres, a C já leva as 3 taças, lá vem a D com os  3 guardanapos...... e todas sentadas nas 3 cadeiras à volta da mesa, dão início àss horas felizes!!





Ingredientes:

400ml de leite
2c de sopa de açúcar
2 gemas de ovos
120gr de chocolate branco
3c de sopa de doce de cerejas
1c de sopa de farinha de milho
150gr de creme fraiche
Raspas de chocolate branco

Bimby

No copo deite o leite, o açúcar o chocolate branco; 10m. temp.80 veloc.2.Junte a farinha de milho; veloc.3, junte um pouco do leite quente às gemas e mexa. Com a máquina em andamento na veloc.3, junte as gemas pouco a pouco.No final programe 8m temp.80 veloc.2. Quando terminar o tempo junte o creme fraiche; uns segundos na veloc.4.Deixe arrefecer.

Depois de frio deite o preparado na máquina dos gelados, quando terminar junte as raspas de chocolate branco e o doce de cerejas envolva tudo, leve ao congelador.

Se não tiver máquina dos gelados deite num recipiente e leve ao congelador mexendo de meia em meia hora.Quando começar a ficar mais sólido junte as raspas de chocolate e o doce de cerejas.






Tradicional

Num recipiente de ir ao lume deite o leite, o chocolate branco e o açúcar, deixe ferver o leite.De seguida junte a farinha dissolvida num pouco de leite.Junte um pouco deste preparado às gemas e mexa.Vá deitando em fio as gemas no leite mexendo sempre e deixe cozinhar até estar um pouco espesso.Junte o creme fraiche e envolva com umas varas de arame.

Depois de frio deite o preparado na máquina dos gelados, quando terminar junte as raspas de chocolate branco e o doce de cerejas envolva tudo, leve ao congelador.


Se não tiver máquina dos gelados deite num recipiente e leve ao congelador mexendo de meia em meia hora.Quando começar a ficar mais sólido junte as raspas de chocolate e o doce de cerejas.

Notas: Com o utensílio de descascar as cenouras faça as raspas de chocolate branco.

A inspiração foi de uma marca de gelados conhecida que tinha provado em casa de uns amigos e fiquei fã, resolvi fazer uma versão caseira. Modesta à parte ficou ainda melhor!!

quarta-feira, 20 de Julho de 2011

Salada Grega de beringelas

Saio de casa logo de manhã, entro no escritório e à minha volta vejo papeis, números, computador...... começo por ligar o PC, pego nos papeis e lá estou eu até à hora de almoço entre números, quadros em excel, faço uma pausa, almoço dou uma volta ao quarteirão por uns minutos, fico ali a vaguear pelas ruas que circundam o escritório, passam rápido estes minutos, quando dou conta já são horas da segunda ronda.Chega o final do dia e penso, puxa estou cansada isto de números tem o que se lhe diga!!

Tem sido assim este último mês, trabalho muito; tempo pouco; paciência pouca; cansaço muito......a precisar de descansar a cabeça, sem pensar no que me espera no outro dia no escritório.Por isso tudo tive que fazer uma pausa no blog, o que me entristeceu muito.Mas são fases da nossa vida e temos que conseguir viver com elas da melhor forma, para que a nossa sanidade mental não sofra com isso!!

Como tudo na vida tem um fim, esta minha fase já acabou dando inicío a uma que eu adoro, ou melhor, todos gostamos, as férias!!Descanso, praia passeios, boa companhia!!Tudo aquilo que nos deixa felizes e renovados.

Assim para comemorar o meu regresso, deixo-vos uma salada bem fresca para o verão.




Ingredientes:

2 beringelas pequenas
5c. se sopa de azeite
50ml de vinagre de vinho tinto
2 dentes de alho esmagados
1c. de sopa de sumo de limão
1/2c de chá de cominhos em pó
1/2 de chá de sementes de coentros em pó
1/2 pepino em rodelas finas-utilizei curgete
2 tomates em rodelas
2c de sopa de de iogurte grego
sal e pimenta preta moida na altura
salsa picada-usei coentros

Pincele as rodelas de beringelas com azeite, coloque num grelhador e grelhas de ambos os lados até estarem douradas.Corte as rodelas aos quartos.À parte, misture o restante azeite com o vinagre, o alho, o sumo de limão, os cominhos e os coentros em pó.Tempere com sal e pimenta e misture.
Junte as beringelas mornas, misture bem e leve ao frigorífico durante duas horas.Adicione o pepino e o tomate.Disponha num recipiente , deite por cima o iogurte e polvilhe com a salsa.


Fonte: Cozinha Grega- Guias Verbo de Culinária Internacional