segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sopa de salsichas com legumes e orecchiette

Eu adoro sopa.Cá em casa há sempre sopa feita.Tanto de verão como de inverno.Mas confesso que as sopas de inverno agradam-me mais, por serem mais nutritivas, aquecerem a nossa alma e corpo  e porque comendo só a sopa ficamos  bem.
Esta foi feita para o almoço em que eu por preguiça quis fazer uma coisa rápida e nutritiva.




Ingredientes:

50gr de margarina
250gr de salsichas de churrasco-usei de frango
1 pacote de legumes para sopa-
250g de cogumelos laminados
1.2l de água
150gr de massa orecchiette
folhas de hortelã
pimenta preta
queijo parmesão-não usei

Numa panela derreta a margarina e junte as salsichas, aloure-as de todos os lados.Retire as salsichas e deite na  panela, os legumes e os cogumelos, salpique com sal e deixe suar em lume brando até os legumes amolecerem.Junte a água a ferver e assim que levantar fervura junte a massa.Corte as salchisas ás rodelas e junte á sopa, deixe cozinhar até a massa estar cozida.Tempere com pimenta e as folhas de hortelã.
Sirva a sopa com o queijo parmesão cortado ás lacas.

Fonte: Revista Saberes e Sabores nº 203

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Panquecas integrais de coco

Depois de ver na blogsfera tantas panquecas, enchi-me de coragem e no domingo passado lá fui eu para a cozinha cheia de vontade de me estrear nesta secção culinária.

As primeiras panquecas sairam um pouco queimadas, pois eu tinha o lume muito alto e elas queimavam logo, depois baixei e percebi que o problema era esse, como dá para ver na foto, as de baixo escuras e as outras mais clarinhas.

Depois foi comê-las com mel umas e outras com doce de morango, é delicioso.Mais uma coisa que vou ter que fazer algumas vezes........ou melhor várias vezes. :-).




Ingredientes:

100gr de farinha de trigo T 65
60gr de coco ralado
100gr de farinha de trigo integral
50gr de açucar
2c. de chá de fermento
1/2c. de chá de sal
340gr de leite
35gr de margarina
1 ovo grandinho


Bimby

Coloque no copo o coco e pulverize; uns seg. veloc.9.Deite os restantes ingredientes bata 20seg. na veloc.5.

Com um pincele unte uma frigideira com óleo e deixe aquecer.Deite pequenas quantidades de massa na frigideira e quando a massa começar a fazer pequenas bolhas, vire e deixe cozer do outro lado.Proceda da mesma forma até acabar a massa.



Na versão tradicional bata todos os ingredientes com uma batedeira.E o processo é o mesmo descrito anteriormente para as cozer.

Fonte:Adptado do  blog Pão e Beldroegas da Gisa.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tarteletes de alho francês, frango e ananás

Nunca vos aconteceu chegar a casa e não saberem o que fazer para o jantar?!A mim acontece tantas vezes, e nesses dias tenho por hábito abrir o frigorífico e espreitar lá para dentro, ver as sobras que por lá andam, os legumes que teimam em ficar.E assim nasce estas tarteletes, com um sabor agridoce.




Ingredientes:

Massa:

320gr de farinha
130g de margarina
70gr de água
1 pitada de sal
20gr de mangericão

Recheio:

sobras de frango guisado- umas 100gr
2 alhos francês
50g de bacon ao cubos
mangericão
pimenta  preta q.b
75gr de queijo ralado- usei emmental e gruyere
azeite q.b
1 fatia de ananás fresco


Preparação:

Massa:

Bimby:
Em primeiro lugar rale o queijo na veloc. 9 e reserve. Pode utilizar a 123.

No copo deite todos os ingredientes e programe 15seg. veloc.6. Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 30m.

Para quem não tiver bimby pode utilizar uma placa de massa quebrada.
Recheio:

Num recipiente coloque azeite, junte o alho francês e deixe cozinhar até ficar translúcido.Junte o bacon e cozinhe por uns minutos, adicione o frango desfiado, tempere com pimenta preta e deixe que os sabores se misturem por uns minutos.Retire do lume e deite o ananás partido em pedaços muitos pequenos, envolva tudo muito bem. Reserve.


Estenda a massa num superfície enfarinhada com o rolo da massa, formando um rectângulo.Corte pequenos pedaços de massa de maneira que cobra as formas de tarteletes.Pique o fundo com um garfo, cobra o fundo com feijão e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15m.Quando tiverem um pouco douradas, retire do forno e tire o feijão.A cada tartelete deite no fundo um pouco do queijo ralado, coloque o recheio e volte a colocar queijo por cima, repita a operação para todas as tarteletes.Volte a levar ao forno e deixe gratinar.

Acompanhe com uma salada, eu acompanhei com esparragado de espinafres.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bolo de fubá com arandos

Uma amiga muito querida ofereceu-me um livro que eu adorei, Sabores de África.Como já sabem eu adoro os sabores daquele continente.Talvez por ter nascido lá e ter sido habituada a sabores tropicais.
Nesse dia em casa, virei cada folha  do livro e quando acabei tinha "n" papelinhos a marcar as receitas que me agradaram.
Este bolo que vos trago hoje foi a primeira receita que fiz do livro, com umas alterações pois a receita original é com goiabada, mas como o marido não gosta tive que improvisar.
Como não podia deixar de ser, esta primeira receita tinha de ser da minha terra, Moçambique.

Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de fubá( farinha de milho)
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de açucar
goiabada em cubos-usei arandos secos(50gr)
1c de sopa de fermeno
1 chávena de leite
1 chávena de óleo-usei de milho

Bimby

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.
Coloque no copo todos os ingredientes pela ordem indicada excepto os arandos ou a goiabada programe 2m30 veloc.4.
No final adicione os arandos á massa e coloque na forma.Se usar a goiabada deite a massa na forma e por cima colque a goiabada.
Leve a cozer ao forno por 40m.Depois de cozido retire desenforme e deixe arrefecer.


Tradicional

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.
Num liquidificador deite todos os ingredientes pela ordem indicada excepto os arandos ou a goiabada, deixe bater por uns minutos.Também pode bater com a batedeira.
No final adicione os arandos á massa e coloque na forma.Se usar a goiabada deite a massa na forma e por cima colque a goiabada.
Leve a cozer ao forno por 40m.Depois de cozido retire desenforme e deixe arrefecer.

Fonte: Livro " Sabores de África" de Conceição Santos

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lombo de porco recheado de figos secos, espinafres e queijo

Há coisas que não se entendem.Por exemplo não gosto de figos frescos mas gosto deles secos, comê-los simplemente ou em doces, bolos, pratos salgado.Enfim eu própria não sei dizer o porquê.Nós humanos somos mesmo muito complexos. :)







Ingredientes:

1 lombo de porco( 600gr)
5 dentes de alho esmagados
2c de sobremesa de mostarda
2c. de sopa de vinagre-usei framboesa
200ml de vinho branco
1c. de sopa de mel
Tomilho seco
pimenta rosa
2 cravinhos
alho em pó
sal q.b
350gr de espinafres
7 figos secos
75gr de queijo  a gosto-usei da ilha

Abra o lombo de porco com uma faca, deixando-o aberto como um bife grande.
Coloque-o num recipiente,tempere com sal,alho em pó,os dentes de alho esmagados, o tomilho,a pimenta-rosa, regue com o vinho,j unte os cravinhos e deixe marinar.Eu deixei durante a noite.

Coza os espinafres e escarra-os muito bem.Triture um pouco os figos secos com o queijo.Reserve.
Quando os espinafres estiverem cozidos, junte os figos e o queijo e misture bem.
Retire o lombo da marinada e estenda-o na bancada, coloque o recheio por cima comprimindo o mesmo de encontro á carne.Comece a enrolar a carne como se fosse uma torta, com cuidado para o recheio não sair.Ate a carne com fio próprio para cozinhados.Coloque o lombo num tabuleiro de ir ao forno e regue com a marinada reservada.
Leve ao forno a 180ºC durante 40m,regue-o de vez em quando.No fim se quiser que este adquira uma crosta  exterior aumente o forno para os 220ºC e deixe-o mais 20m.
Eu servi com o puré de castanha e maçã-aqui

Fonte: Adaptado do blog Sabores da Alma

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Maruca com abóbora e batata doce

Esta receita de peixe é a primeira deste ano que está a começar.Quando criei este blog um dos meus objectivos era publicar diferentes maneiras de cozinhar peixe.Isto porque a maioria das pessoas come muito pouco peixe, talvez porque acabam por fazer sempre as mesmas receitas e enjoam.

Mas digo-vos que comer mais peixe que carne faz bem á saúde. As suas propriedades nutricionais são muitas,  uma muito importante é o baixo teor de gorduras saturadas.Aconselho a ver  esta página de internet, onde podem encontrar tudo sobre os benefícios de comer peixe, como escolher o peixe fresco entre outras coisas.
Espero contribuir para um maior consumo de peixe entre aqueles que me visitam.Comecem por exemplo por esta receita e vão ver que não se arrependem.



Ingredientes:

6 postas de maruca
sal q.b
25g de coentros
2 cebolas
2 dentes de alho
azeite q.b
500gr de tomate maduro cortado em pedaços
50gr de vinho branco
450gr de batata doce cortada em cubos
300gr de abóbora cortada em cubos
piri-piri q.b

Preparação na Bimby

Coloque na varoma as postas de maruca e salpique com sal.Reserve.
Pique os coentros 2seg. veloc.7.Reire e reserve.
Coloque no copo a cebola, o alho, o azeite e pique 4seg veloc.
Refogue 3m temp. varoma veloc.1.Junte o tomate;5m temp.varoma veloc.1.Coloque a "borboleta", junte o vinho, a batata doce, a abóbora, o piri-pri e o sal.Coloque a varoma com o peixe; 20m temp.varoma veloc.inversa. Sirva polvilhado com os coentros picados.

Fonte:Revista Bimby-Momentos de Partilha Janeiro 2011

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Croissants

Acordo de manhã mais tarde que habitual, é sábado.Que bom.Levanto os estores olho pela janela e vejo um dia escuro, com nuvens no céu.Desço as escadas e vou tomar o pequeno almoço.Volto a olhar pela janela da sala, na esperança de o dia estar mais claro.Mas não, cada vez mais escuro até que começa a chover torrencialmente.Disse para mim própria: "hoje vai estar assim o dia todo", veio-me á ideia de fazer uns croissants para o lanche, afinal tinha muito tempo á minha frente....




Ingredientes:

250gr de leite
100gr de margarina
25gr de fermento de padeiro seco
30gr de açucar
1c. de chá de sal
550gr de farinha T65
1 ovo grande
1 gema de ovo batida com uma c. de chá de leite para pincelar





Bimby

No copo deite o leite, 30gr de margarina, o fermento, o açucar e o sal; 2m temp.37 veloc.5.Adicione 300gr de farinha e o ovo;3 seg. veloc.5.Junte a restante farinha misture uns seg. na veloc.5 de seguida programe 3m na velo.5.Retire a massa para um recipiente enfarinhado e deixe levedar até aumentar o dobro do volume.

Derreta a restante margarina no microondas.

Divida a massa em 4 partes iguais.Numa superfície enfarinhada estenda cada um dos bocados formando um rectângulo de 30*15cm e pincele bem com a margarina.Dobre em 3 partes iguais e repita a operação 3 vezes.Proceda de igual forma para os restantes bocados de  massa.

Depois da massa folhada estenda mais uma vez a massa com a forma de retângulo com a mesma medida.Coloque o rectângulo na horizontal e com uma faca corte triângulos compridos.Enrole os mesmos da base para cima e vá esticando a massa á medida que enrola.
Num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal disponha os croissants e deixe levedar atédobrar o volume.Pincele com a gema batida com leite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 a 20m.


Fonte: Blog Figo Lampo

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Biscoitos bicolores de alfarroba e avelã

Um novo ano a começar e eu sem vontade de cozinhar.Talvez porque a vontade de comer também não é muita.Fico enjoada com a comida depois destas festas todas.
Esta receita que vos trago hoje, foi feita pela primeira vez o ano passado.Decidi voltar a repetir por ficarem uns biscoitos muito leves e saborosos.




Ingredientes:

100gr de margarina
100gr de açucar
1 ovo
200gr de farinha
2c. de sopa de farinha de alfarroba
1c. de chá de fermento
1c. de chá de cardamomo
40gr de avelãs
1c. de sopa de leite

Termomix_bimby

No copo deite a margarina e o açucar; 1m e 30 temp.37 veloc.1.No final programe 60seg veloc.4, a meio junte o ovo.Adicione a farinha, o fermento,o cardamomo;50seg.veloc.4.Junte as avelãs; 20seg. veloc4.Divida a massa em 2 a uma das partes misture a farinha de alfarroba e o leite;15seg. veloc.4.
Deixe a massa repousar por 1 hora.
Numa superfície enfarinhada coloque a massa branca e estenda até formar um quadrado.Com a massa escura proceda da mesma forma.Coloque a massa escura por cima da massa branca e faça um rolo.
Corte pequenos pedaços e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 15m.
Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha.

Fonte: Adaptado do livro Bicoitos do Lidl.