quinta-feira, 29 de Outubro de 2009

Bolachas de cacau e banana


Em setembro numa das promoções do Lidl, estava á venda um livro com receitas de biscoitos.

Claro que o tive de comprar pois cá em casa somos fãs de biscoitos e bolachas.Não estou nada arrependida de o ter comprado, nele vêm receitas fabulosas de biscoitos e bolachas.Estas bolachas foi uma ds primeiras a fazer, pois são bem simples e rápidas.Fiz umas com um cortante e as outras como vinha no livro.

Ingredientes:

1 banana madura

250g de farinha

1c. de chá de fermento

1c de sopa de cacau

125g de açucar( coloquei 100gr)

1 pacote de açucar baunilhado

100gr de margarina derretida


Termomix_Bimby

Esmague a banana com um garfo.Peneire a farinha, o fermento e o cacau.

No copo da bimby deite todos os ingrediente comece pelos sólidos e depois os liquidos;40seg veloc.4.
Estenda a massa numa superficíe polvilhada de farinha e forme rolos com a espessura de um dedo.
Corte-os em pedaços com 4 a 5cm, afunilando as extremidades.
Coloque as bolachas sobre um tabuleiro de ir ao forno revestido com papel vegetal ou folha de silicone, deixe cozer aproximadamente 12m.Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Tradicional

Esmague a banana com o garfo Peneire a farina, o fermento e o cacau para uma tigela.Acrescente os restantes ingredientes e envolva bem com as paás da batedeira até formar uma massa uniforme.
Faça os restantes passos descritos em cima.
Fonte:Livro "Biscoitos"

quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

Bolo de amêndoa com cobertura



Este bolo fica bastante delicioso, fiz para levar ao almoço da praxe de domingo em casa da tia.
Ingredientes:
Massa:
280gr de margarina
300g de açucar(utilizei 190)
raspa de 1 limão
6 ovos
280 de farinha
1c. de chá de fermento em pó
150g de amêndoa picadas
Cobertura:
2.5dl de leite
50gr de açucar
35gr de farinha
1 ovo e 2 gemas
1 pitada de baunilha em pó
0.5dl de natas
Termomix_bimby
Para a massa:
Deite no copo a margarina, a raspa de limão e o açucar;40seg.veloc.5.Junte os ovose a farinha peneirada com o fermento;20seg.veloc.5.Por último incorpore o miolo de amêndoa.
Unte uma forma ou utilize uma de silicone e verta o preparado e leve ao forno a 180ºC mais ou menos 50m.No final retir desenforme e deixe arrefecer.
Para a cobertura
No copo deite o leite;8mtemp.90veloc.3.Á parte, misture com a farinha, o ovo, as gemas, a baunilha em pó.Deite a mistura no copo da bimby;6m temp.80 veloc.3.Quando terminar envolva as matas.Verta o creme sobre o bolo.
Tradicional
Massa:
Misture bem a margarina com o açucar e a raspa de limão até deixar de sentir o granulado.Em seguida, junte-lhes os ovos e a farinha peneirada com o fermento.Bata bem com a abatedeira e por último incorpore o miolo de amêndoa.
Unte uma forma ou utilize uma de silicone e verta o preparado e leve ao forno a 180ºC mais ou menos 50m.No final retir desenforme e deixe arrefecer.
Cobertura:
Leve o leite ao lume até ferver.Á parte, misture com a farinha, o ovo, as gemas, a baunilha em pó.Incorpore esta mistura no leite e mantenha sobre lume brando, mexendo sempre até espessar.Retire do calor e envolva as natas.Verta o creme sobre o bolo.

terça-feira, 27 de Outubro de 2009

Hambúrgueres de pescada á Mary


Nunca tinha feito hambúrgueres de peixe e quando vi esta receita no blog da Mary , que por sua vez viu no blog da Conceição.Fiquei cheia de curiosidade para experimentar ou não fosse eu a Maria do peixe.Ah!ah!ah!ah!. Superou as minhas expectativas pois fica tão saboroso.Eu não fritei, coloquei no forno pois cá em casa fritos não são muito bem vindos.

Ingredientes:

Ingredientes:
4 postas de pescada cozida
2 cenouras pequenas(utilizei uma grande)
5 c. de sopa de aveia
2 cebolas pequenas (utilizei 1 grande)
5 alhos
3 ovos
2 c. de sopa de sementes de sésamo
1 raminho de salsa
Pimenta e noz-moscada qb
Pão ralado


Desfie as postas de pescada depois de cozidas(foram cozidas na bimby).Pique as cebolas, os alhos, a salsa, e rale a cenoura eu utilizei a bimby para picar os ingredientes e ralar a cenoura. Junte estes ingredientes á pescada desfiada, assim como a aveia, os ovos, as sementes de sésamo, a pimenta e a noz-moscada.Misture e amasse muito bem.( Eu aqui fiz como a Mary, amassei com as mãos dá mais jeito).Não deixe a massa liquida se necessário junte pão ralado.

Molde pequenas bolas, achate-as de maneira a lhe dar a forma de hambúrguer, por último passe-as por pão ralado.

segunda-feira, 26 de Outubro de 2009

Pudinzinhos de frango com cambembert








Tinha cá em casa frango assado que tinha sobrado de um jantar em casa de uma amiga, daqueles jantares que se combuna á última da hora e por isso cada um leva uma uma coisa e assim se faz um jantar.Uma das coisas que tinha sobrado foi frango assado e as amigas resolveram que quem ia levar o frango era eu, pois com a minha imaginação ele iria ter um fim bem delicioso.


Bem lá trouxe eu o frango e tive que colocar os neurónios a funcionar.Dai ter surgido esta receita que ficou uma delicia.Para a próxima eu não me importo de trazer outra vez as sobras de frango.eh!eh!eh! ;)


Ingredientes:
Sobras de frango assado desfiado
1 cenoura pequena ralada( eu ralei na bimby)
1/2 alho françês
1 lata de cogumelos
couve-flor( era já muito pouco)
queijo cambembert q.b
1 cebola
2 tomates
1/2 copo de vinho branco
100ml de natas de soja
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 placa de massa folhada de compra
azeite q.b

Termomix_bimby

Deite a cebola no copo da bimby pique-a na veloc. 5, junte o tomate e o azeite e refogue;5mtemp.100veloc.1.Acrescente a cenoura, o alho françês, a couve flor e o vinho;7mtemp.100veloc.colher inversa.Por fim deite os cogumelos, o frango e as natas; 5mtemp.100veloc.colher inversa.


Forre pequenas formas com a massa folhada e deite recheie com o preparado anterior por cima o queijo cambembert e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até estarem douradinhos.

Sirva com salada ou legumes salteados.

Tradicional

Num tacho deite a cebola picada o tomate eo o azeite e deixe refogar, junte o alho françês, a couve flor e o vinho e deixe cozinhar até os legumes estarem cozidos, depois acrescente o frango desfiado, os cogumelos e as natas e deixe apurar um pouco.

Forre pequenas formas com a massa folhada e deite recheie com o preparado anterior por cima o queijo cambembert e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até estarem douradinhos.
Sirva com salada ou legumes salteados.
Sirva com salada ou legumes salteados.






sexta-feira, 23 de Outubro de 2009

Korma de tamboril




Esta receita é indiana.Tinha tamboril em casa, mas apetecia-me algo diferente, andei a pesquisar e encontrei esta.Assim que a vi não procurei mais.Foi "amor á primeira vista", eh!eh!
Foi tirado do blog l´amour dans lassiette
Ingredientes:

1/2 colher de café de açafrao(usei em pó)
50 g de gengibre(usei em pó)
1 colher de cha de cominho em po
1/2 colher de cha de cardamomo
1/4 de colher de cha de canela em po
3 cravos( usei cravinho em pó)
1/2 colher de cha de chili em po
1 colher de cha de graos de coentro
50 g de castanhas de caju
125 g de iogurte natural
Tamboril aos quartos
1 cebola
2 dentes de alho
100 ml natas(utilizei de soja)
50 g de amêndoas descascadas

Pique o caju( piquei-o na bimby)

Colocque o açafrao num recipiente de agua a ferver e deixe em infusao. Junte todas as outras especiarias com o gengibre e as castanhas de caju, deite o iogurte e mexa bem até obter uma pasta.Numa frigideira aloure o peixe em azeite. Reserve.A parte refogue a cebola picada com o alho tambem picado( piquei na bimby) no azeite num tacho. Junte a pasta de especiarias e a água com o açafrao. Misture muito bem. Acrescente o tamboril e deixe cozinhar 20 minutos. Depois deste tempo junte, as natas e as amendoas. Coloque o sal e pimenta (não utilizei). Serva com arroz basmati ou outro a gosto.


quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

Molho de tomate assado

molho de tomnate assado

Este molho fica bastante saboroso, uma vez que todos os ingredientes são assados no forno.

A receita original foi tirada daqui e nela utilizavam queijo creme, mas eu não utilizei neste.Acho que basta assim simples.Pode-se utilizar o queijo creme depois quando fôr para utilizar nalguma receita.

Deu para um frasco grande.

Ingredientes:

4 tomates

1 cebola grande ou duas pequenas

3 dentes de alho com casca

azeite q.b

mangericão q.b

pimenta q.b

Num tabuleiro de ir ao forno distribua o tomate partido aos quartos, a cebola e os dentes de alho, regue tudo com o azeite e salpique com o mangericão.Leve ao forno a 180ºC até todos os ingredientes estarem assados. No final retire a casca ao alho e triture tudo durante 1m na veloc.7, se não possuir a bimby, triture com a varinha mágica.Deite o molho num frasco e guade no frigorífico.

quarta-feira, 21 de Outubro de 2009

Tarte de nozes




Esta tarte é muito saborosa emuito simples de se fazer.Para quenm gosta de nozes ela é muito deliciosa. Levei-a para o almoço ao domingo em casa das tias e não é que ela desapareceu!!! Ingredientes:

Base:

150g de manteiga

150g de açucar amarelo( coloquei 90)

1 pitada de baunilha em pó

1 ovo

300gr de farinha

Recheio:

300gr de miolo de noz

1 lata de leite condensado

4 ovos

100ml de leite

2.5dl de natas ( usei as de soja)

raspa de um limão

pitada de canela em pó

pitada de baunilha em pó


Termomix_bimby

Para a base:
No copo deite a manteiga; a baunilha e o açucar;1m. veloc.4, a meio do tempo junte o ovo com a máquina em andamento.No final adicione a farinha; 20seg.veloc.3.Estenda a massa e forre uma tarteira com fundo amovível com 26cm de diametro.
Coloque as metades das nozes no fundo do tabuleiro e reserve.

Recheio:
Lave o copo e deite os ingrediente para o recheio; 20seg.veloc.5.Verta este preparado por cima dos frutos secos.Leve ao forno pré-aqueciodo a 190ºC durante 40m.Depois de ferver desenforma-o.

Tradicional

Para a base:
Amasse muito a manteiga com o açucar e a baunilha.Em seguida junte-lhe o ovo e por fim, adicione a farinha peneirada.Amasse bem.Forre uma tarteira com fundo amovível com 26cm de diâmetro.Coloque as metades das nozes no fundo do tabuleiro e reserve.

Para o recheio:
À parte misture os restantes ingredientes com a batedeira e verta sobre as nozes.
Leve ao forno pré-aqueciodo a 190ºC durante 40m.Depois de arrefecer desenforma-o.

terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Empadão de peru com espinafres e ricotta


Esta receita foi uma invensão minha, e não é que ficou bem gostosa! É um empadão diferente do habitual.
Ingredientes:

350g de peito de peru picado
1 cebola
1/4 de alho françês
100ml de polpa de tomate
1c sopa de ketucp caseiro
25gr de vinho branco
Mangericão q.b
400gr de espinafres congelados
2c. de sopa de queijo ricotta
2 dentes de alho
pimentão doce q.b
pimenta q.b

Puré de batata com cenoura :

1 cenoura
4 batatas médias
75gr de leite
20gr de margarina

Termomix_bimby

Num tacho á parte deite os espinafres e leve ao lume até estarem cozidos.Escorra bem os espinafres.No mesmo tacho deite azeite e os alhos e salteie os espinafres.Reserve.Antes de colocar no tabuleiro junte o queijo e envolva bem. No copo da bimby pique a cebola e o alho françês, junte o azeite; 5mtemp.varoma veloc.1.Junte a polpa de tomate, o ketchup, pimenta e o pimentão doce, 5mtemp.varoma veloc.1, junte a carne o vinho; 10m temp.100veloc.1.No final do tempo retire a carne do copo e reserve. Lave bem o copo e deite o leite as batatas e a cenoura; 30mtemp.90veloc.1.No final triture tudo durante uns segundo na veloc.7.Acrescente a margarina e volta a prog. uns seg. na veloc.5 Num tabuleiro de ir ao forno disponha uma camada puré, a seguir de carne, depois de espinafres e por ultimo outra camada de puré.Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno até estar douradinho.

segunda-feira, 19 de Outubro de 2009

Artisan bread-Pão com pasta de azeitonas e coentros

Pão de pasta de azeitona


O dia mundial da alimentação foi na sexta-feira passada e tinha decidido fazer este pão para participar no dia internacional do pão.Mas como não tive tempo de o fazer mais cedo fica aqui a minha sugestão para esse dia.
Pão cá em casa nunca pode faltar, somo os dois loucos por pão.

A massa deste pão surgiu de uma das vezes que olhei para a despensa e os pacotes destas farinhas já tinham muito pouco, vai daí toca a colocar tudo no recipiente.Este passou a ser o pão mais comido cá em casa, pois fica muito fofo e dura sem endurecer durante uns 4 dias.
Ingredientes:

Pão:
330ml de água morna
1c sopa de azeite
1c. de sobremesa de sal
1c. de sopa de mel
350g de farinha tipo 65
75g de farinha de trigo integral
75g de farinha de espelta
1 cubo de fermento de padeiro

Recheio:

Pasta de azeitona-ver aqui
Coentros picados q.b

Num recipiente com tampa deitar a água morna; o sal;o azeite;o açucar o cubo de fermento e desfazer o fermento. Num outro recipiente misture as farinhas. De seguida deite a farinha no recipiente e com uma colher de pau vá mexendo a partir do centro até toda a farinha das bordas ficar incorporada.
Coloque a tampa no recipiente e deixe levedar cerca de 2h á temperatura ambiente. No fim das 2h a massa está pronta para ser usada, ou pode ir ao frigorífico.
Numa superfície enfarinhada estenda a massa com a ajuda de um rolo de cozinha. Coloque o recheio por cima da massa e tape todo o recheio com a massa.Deixe a massa a descansar na pedra ou tábua de cozinha enfarinhada. Deixe levedar destapado durante 40m.
Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 20m, com a base da pedra onde o pão irá cozer e por baixo o tabuleiro ainda sem água. Antes do pão ir ao forno polvilhe o pão com farinha. Coloque o pão sobre a pedra quente e deite água no tabuleiro por baixo. Deixe cozer por 30m, retire e coloque numa grelha para arrefecer.

sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

Batido de amoras, mirtilos e morangos

Adoro frutos silvestres, é pena não haver o ano todo. (:-, se não era uma barrigada todo o ano. Eh!eh!

Ingredientes:
(As quantidades foi um pouco a olho.)

uma mão cheia de amoras
uma mão cheia de mirtilos
8 morangos
1/2 litro de leite magro
2c e 1/2 de açucar amarelo

Deite todos os ingredientes no copo da bimby, 1 m veloc.7, ou no liquidificador até ficar tudo misturado.Beba bem fresquinho.

batido de frutos silvestres

quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

Bolo de peras caramelizado

Assim que vi esta receita na revista Saberes & Sabores tive que a fazer, pois tudo o que é caramelizado eu adoro.
E não me enganei, ele é muito bom fica húmido como eu gosto. Apesar de não ter lido a receita até ao fim e a parte de regar o bolo com a calda que tinha sobrado, ups….não fiz pois deitei-a fora.Ah!ah!ah! só eu!!!

Ingredientes:
4 a 5 peras
50g de margarina
30g de mel
1 lima
2 a 3c de sopa de licor de amêndoa( utilizei amêndoa amarga)
200g de açúcar( utilizei só 130gr)
200gr de margarina
4 ovos
100g de farinha
50g de maizene
1c. de sopa de fermento em pó


Descasque as peras, corte-as em quartos e tire-lhes os caroços.( eu cortei logo em pequenas fatias)
Derreta a margarina numa frigideira antiaderente, junte as peras e aloure-as sobre o lume médio forte. Regue com mel o sumo e a raspa da lima e deixe ferver um pouco até as peras estarem tenras, mas inteiras.Junte o licor de amêndoa e reserve
Ligue o forno a 180ºC

Massa

Termomix_Bimby

Separe as claras das gemas.
No copo deite 2/3 do açúcar e a margarina;30seg.veloc.5.Junte as gemas ao creme que está no copo; 40seg veloc.5.Adicione a farinha peneirada com a maizena e o fermento;25seg. veloc.4. Retire do copo a massa e reserve.
Lave muito bem o copo, limpe-o e deite as claras com o restante açucar; 4m veloc.3 ½.Quando acabar envolva delicadamente as claras ao preparado anterior.
Barre uma forma de bolo, ou então utilize uma de silicone. Polvilhe com açúcar.
Escorra bem as peras, se não as cortou já em fatias, corte agora e distribua pelo fundo da forma. Ás que sobraram deite no copo da bimby 7seg. veloc.5. Misture-as com a massa e deite na forma.
Leve ao forno a durante 45m.Entretanto, leve a ferver a calda das peras até espessar um pouco. Desenforme o bolo sobre o prato de serviço e regue com a calda.

Tradicional
Bata cerca 2/3 do açúcar com a margarina até obter um creme.Parta os ovos, junte as gemas ao creme anterior e coloque as claras noutra taça.Continue a bater o creme até as gemas estarem bem incorporadas. Adicione a farinha peneirada com a maizena e o fermento, misture bem sem bater. Á parte bata as claras com o restante açúcar e continue a bater até estarem firmes. Envolva Delicadamente as claras na massa preparada.
Barre uma forma de bolo, ou então utilize uma de silicone. Polvilhe com açúcar.
Escorra bem as peras, se não as cortou já em fatias, corte agora e distribua pelo fundo da forma. Ás que sobraram deite no copo da bimby 7seg. veloc.5.Misture-as com a massa e deite na forma.
Leve ao forno a durante 45m.Entretanto, leve a ferver a calda das peras até espessar um pouco. Desenforme o bolo sobre o prato de serviço e regue com a calda.

Fonte Saberes & Sabores-Setembro 2009
Bolo de peras caramelizado

quarta-feira, 14 de Outubro de 2009

Risotto de presunto e cogumelos com amêndoa torrada

Mais um prato de risotto, cá em casa gostamos muito.Foi para dar uso a uns cubos de presunto que teimavam em ficar na prateleira do frigorifico.Ficou muito bom, bem delicioso e muito rápido de fazer.

Ingredientes:

1 embalagem de cubos de presunto
1 lata pequenas de cogumelos laminados
1 cebola
1 dente de alho
mangericão q.b
queijo parmesão q.b
amêndoa laminadas torradas q.b
200gr de risotto
azeite q.b
400gr de água

Num tabuleiro de ir ao forno disponha as amêndoas laminadas e deixe torrar um pouco.Reserve.

Termomix_bimby

Deite no copo a cebola o alho e pique durante uns segundos, de seguida junte o azeite; 7m temp.varoma veloc.1.No final deite os cubos de presunto,os cogumelos o risotto; 3m temp.varomaveloc.colher inversa.Acrescente a água; 13m temp.100 veloc. colher inversa.Quando faltar 5m para terminar deite pelo bocal o queijo e o mangericão partido aos bocados.Sirva com as amêndoas torradas por cima.

Tradicional

Num tacho leve ao lume o azeite a cebola e o alho picados deixe refogar um pouco, junte o presunto;os cogumelos e o risotto, deixe fritar um pouco.Acrescente a água e deixe cozinhar o risotto.Quando o risotto estiver quase cozido junte o mangericão e o queijo.Sirva com as amêndoas torradas por cima.

Risotto de presunto e cogumelos com amêndoa torrada

terça-feira, 13 de Outubro de 2009

Pizza de fiambre e paio de peru

Há coisa mais rápida de se fazer que uma pizza? Humm…acho que não, mas se vocês se lembrarem digam-me, combinado?


Massa-Ver aqui

Recheio:
100gr de fiambre de peru
1 Embalagem de paio de peru
Molho de tomate ou polpa de tomate
Queijo a gosto
Estenda a massa e dê-lhe a forma redonda, barre a mesma com o molho de tomate, disponha o fiambre o paio e cobra com o queijo. Leve ao forno a 180º .

pizza de fiambre e paio de peru

segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

Brigadeiros de Okara e cacau

Não se assustem, o okara é o resíduo que fica depois de fazer o leite de soja. Como já tinha dito aqui.Quem me deu esta ideia genial foi a Rute do Publicar para partilhar.Ela tinha feito uns brigadeiros de feijão azuki( foi a 1ª vez que ouvi falar de tal feijão, vem das terras asiáticas).
Claro que o sabor é diferente dos brigadeiros tradicionais, mas nunca pensei que pudesse ficar um sabor tão delicioso. Fiz com cacau, pois pensei no meu esquisitinho, tinha que ser com alguma coisa que ele adora.
Ah!ah!ah!, fartei-me de rir sozinha pois ele nem deu conta que estava a comer feijão de soja disfarçado. Adorou veio ter comigo e disse “ aqueles bombons são tão bons”. Eu claro tive que me conter, para não desatar a rir que nem uma perdida. A minha sorte é ele não vir ao blog, eh!eh!

Ingredientes:
1 chávena de okara (*)
¾ de chávena de açucar( utilizei mascavado claro e mascavado escuro)
3c de sopa de cacau em pó
Uma pitada de sal
Coco ralado q.b

Leve ao lume num tacho parte do okara com o açúcar e a pitada de sal, mexa até incorporar os ingredientes. Junte o restante okara, o cacau e continue a mexer até estar tudo ligado. Retire o tacho do lume e deixe arrefecer.
Com 2 colheres de sobremesa faça pequenas bolas passe pelo coco, repita a operação até terminar a massa. Leve ao frigorifico.
brigadetos de okara

domingo, 11 de Outubro de 2009

Pasta de azeitonas-Dia Preto

Cá estamos nós para mais um dia da cor, passatempo do blog Delícias e Talentos.Para o fim do arco-íris começa a ficar as cores mais difíceis, o preto é uma dessas cores.Mas como ideias não nos vão faltar, acho que este dia vai ser repleto de coisas boas e pretinhas pelos blog participantes.Esta receita tirei de um site, que por acaso pertence á minha terra natal-Moçambique. :) :) :)
Esta receita é muito simples mas fica bastante saborosa.
Ingredientes:
200gr de azeitinas pretas sem caroços
1 dente de alho
15g de azeite
sumo de 1/2 limão
pimenta q.b
sal q.b
2 colheres de queijo parmesão ralado
Termomix_bimby
Coloque todos os ingredientes no copo; 20 seg. veloc.4.Sirva com pão ou tostas.
pasta preta
pasta de azeitona preta

sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

Miminhos de pescada no leite de coco

Estes miminhos ficam muitos bons, o leite de coco dá-lhe um sabor magnífico, fica com um molho fantástico. Utilizei o que sobrou numa pescada gratinada que publicarei mais qualquer dia.

Ingredientes:

6 miminhos de pescada
1 cebola grande
4 tiras de pimento vermelho
Azeite q.b
1 pacote de polpa de tomate
1c de chá de massa de pimentão
Sal q.b
Coentros e salsa q.b picada
200ml de leite de coco
50gr de coco ralado
Alho picado q.b

Termomix-bimby

Tempere os miminhos de pescada com, sal e alho picado. Reserve.
Deite no copo da bimby a cebola e pique durante alguns segundos na velocidade 5.Acrescente o azeite; 7mtemp.varoma veloc.1.Junte a polpa de tomate, os pimentos a massa de pimentão;5m temp.varoma veloc.1.No final deite o leite de coco, o coco ralado. Coloque o cesto no copo com o peixe, deite por cima do peixe a salsa e os coentros;17mtemp.100veloc.2.No final retire o cesto e deite as ervas aromáticas no copo.
Coloque o peixe numa travessa e junte o molho ao peixe. Sirva com arroz branco.

Tradicional

Tempere os miminhos de pescada com, sal e alho picado. Reserve.
Num tacho leve ao lume a cebola picada com o azeite deixe refogar, junte a polpa de tomate o pimento e deixe cozinhar uns minutos junte o peixe o leite de coco e o coco ralado. Deixe cozinhar até o peixe estar cozido, no final retire o peixe para um recipiente, junte os coentros e a salsa misture molho ao peixe.

Fonte:Adaptada do livro-Receitas Maravilhosas de Peixe e Frutos do mar”
miminhos de pescada ao leite de coco

quinta-feira, 8 de Outubro de 2009

Artisan Bread-Pão de centeio com alho e salsa

Ainda bem que aprendi a fazer este pão, pois a minha máquina do pão avariou, estou triste pois ela tem a vantagem de a deixar programada. E não ter nenhum trabalho com o pão. Paciência, vou ter que esperar até ela ser arranjada.
Gostei muito do sabor do alho e da salsa misturado com o pão. Fica muito bom.

Fiz 2 pães, um recheado outro simples.

Ingredientes:
730ml de água morna
2c sopa de azeite
2c. de sobremesa de sal
750g de farinha tipo 65
250g de farinha de centeio
1 cubo de fermento de padeiro
Recheio:
3 dentes de alho
½ ramo de salsa
2c. de sopa

RECHEIO:

Deite no copo da bimby todos o ingrediente e programe 20seg. veloc.5 ou 6.
Quem não tem a bimby pode triturar com a varinha mágica.

PÃO:
Num recipiente com tampa deitar a água morna; o sal;o azeite o cubo de fermento e desfazer o fermento. Num outro recipiente misture as duas farinha. De seguida deite a farinha no recipiente e com uma colher de pau vá mexendo a partir do centro até toda a farinha das bordas ficar incorporada.

Coloque a tampa no recipiente e deixe levedar cerca de 2h á temperatura ambiente. No fim das 2h a massa está pronta para ser usada, ou pode ir ao frigorífico.

No meu caso utilizei-a logo, pois um foi para fazer recheado e o outro cozi-o simples.
Numa superfície enfarinhada divida a massa ao meio. Uma das partes reserve a outra parte volte a dividir ao meio, estenda a massa com a ajuda de um rolo de cozinha e recheie com o recheio as duas partes. Enrole as duas metades e faça uma trança.
Deixe a massa a descansar na pedra ou tábua de cozinha enfarinhada, se possível com farinha de milho. Deixe levedar destapado durante 40m.

Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 20m, com a base da pedra onde o pão irá cozer e por baixo o tabuleiro ainda sem água. Antes do pão ir ao forno polvilhe o pão com farinha. Coloque o pão sobre a pedra quente e deite água no tabuleiro por baixo. Deixe cozer por 30m, retire e coloque numa grelha para arrefecer.

Fonte: Adaptado do livro “Pão”

Pão de alho e salsa

quarta-feira, 7 de Outubro de 2009

Arroz de alho francês

Lembram-se de ter falado do arroz de alho francês? Como prometido aqui está ele. É fácil de fazer e fica muito bom.

Ingredientes:

½ alho francês
1 cebola
Azeite q.b
300ml de água
120g de arroz

Termomix_bimby

No copo deite a cebola; uns seg. veloc.5, junte o alho francês partido ás rodelas finas o azeite;5m temp.100 veloc.1.Deite o arroz;3m temp.100 veloc.colher inversa.Junte a água;20m temp.100veloc.coler inversa.

Tradicional

Num tacho deite a cebola picada com o azeite e deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida. Acrescente o alho francês cozinhe até o alho ficar macio, junte o arroz e frite-o por uns minutos, de seguida deite a água e deixe cozinhar até o arroz estar cozido.
Arroz de alho francês

terça-feira, 6 de Outubro de 2009

Crumble de Abacaxi

Esta receita não é novidade nenhuma, crumble é uma sobremesa que é muito rápida de se fazer e deliciosa, com abacaxi fica uma delícia.

Ingredientes:

½ abacaxi
200gr de farinha
100gr de manteiga amolecida
100gr de açúcar amarelo+2c de sopa
2c. de sopa de vinho do porto

Termomix­-bimby

Coloque no copo a farinha, a manteiga e o açúcar;30seg.veloc.4
Num tabuleiro de ir ao forno coloque o abacaxi cortado aos bocados, polvilhe com as 2c. de sopa de açúcar e o vinho do porto, cubra com a massa sem amassar nem calcar, deverá ter o aspecto de migalhas.

Tradicional

Num recipiente misture a manteiga a farinha e o açúcar sem amassar muito.
Num tabuleiro de ir ao forno coloque o abacaxi cortado aos bocados, polvilhe com as 2c. de sopa de açúcar e o vinho do porto, cubra com a massa sem amassar nem calcar, deverá ter o aspecto de migalhas.
Crumble de ananans
Crumble

sexta-feira, 2 de Outubro de 2009

Smoothie de ananás e morangos

Há já algum tempo que tinha comprado um livro sobre sumos, batidos e smoothie mas nunca tinha publicado nenhum daqueles que já fiz.Este é um dos meus preferidos.

Ingredientes:

200g de morangos
200 a 250ml de sumo de ananás( utilizei caseiro)
150g de iogurte de morango ( usei natural caseiro)

Deite todos os ingredientes no copo da bimby; 1m veloc.7.Se não tiver a bimby faça o smoothie no liquidificador.

Fonte: Livro "Easy to make Smoothies & Juices"

Photobucket

quinta-feira, 1 de Outubro de 2009

Dourada com amêijoas

Esta receita faço-a muitas vezes, pois fica com um molho muito saboroso, a amêijoa aqui é essencial, pois é ela que vai um toque de mestre ao molho.
Antes de ter a bimby fazia no forno, mas desde que tenho a bimby costumo fazê-la lá e fica ainda mais saborosa.
Ingredientes:

1 Dourada grande
2 Cebola
2 Dentes de alho
1 folha de louro
Estragão(q.b)
250ml de vinho branco
50ml de agua
250 g de amêijoa congelada
Azeite q.b
2 tomates
3 batatas médias

Termomix-bimby

Na varoma colocar a dourada( dar 2 golpes) e as batatas por cima uma cebola cortada ás rodelas o louro dentro dos golpes e um pouco de estragão. E reservarNo copo deitar a outra cebola cortada aos gomos, o alho o azeite e o tomate; 7m temp.100vel.1. No final do tempo deite o vinho a água um pouco de estragão. Coloca--se o cesto e deita-se a amêijoa. Coloca-se a varoma e prog. 25m temp.varoma vel.2Pré aqueça o forno a 180 graus. No final do tempo deitar numa travessa de ir ao forno a dourada, as batatas e por cima as amêijoas o molho e levar ao forno até dourar um pouco.

Tradicional

Num tabuleiro e ir ao forno deite uma cebola ás rodelas; um tomate partido aos gomos e coloque a dourada com uns cortes, dentro deste coloque o louro e um pouco de estragão. Por cima da dourada deite os alhos laminados a outra cebola ás rodelas e o tomate partido aos gomos. Regue com o azeite a água e o vinho. Salpique com mais um pouco de estragão.
Ao lado da dourada distribua as batatas previamente descascadas e cortadas e salquique com o sal.
Leve ao forno a 180ºC durante 40m a meio deite as amêijoas. Retire e sirva.
Fonte: Revista "Saúde á mesa"
Dourada com ameijoa