segunda-feira, 31 de Agosto de 2009

Sumo de pêssegos e morangos

Quem me dera ter tempo de manhã durante a semana para fazer uns batidos ou sumos de fruta.
Infelizmente só o faço ao fim de semana, e este foi um dos sumos com que me deliciei ao pequeno almoço.Ficou muito bom, morango e pêssego, uma combinação muito deliciosa.

Para 2 pessoas

Ingredientes:

100gr de morangos
2 pêssegos
1c. de sopa de açucar( uso sempre amarelo)
1/2 litro de água

Termomix_bimby

Deite todos os ingredientes no copo da bimby e programe 2m veloc.9.

Tradicional

No liquidificador deite os ingredientes todos e deixe triturar por alguns minutos.

Querem um copo de sumo?

sumo morangos e pessego

sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

Camarão com natas de soja e salada para acompanhar

Mais uma receita de marisco, e camarão como não podia deixar de ser, no verão apetece comidas mais práticas de se fazer, pois com o calor, eu por exemplo fico molinha, eh!eh!, então tudo o que der menos trabalho é o ideal.

Ingredientes:
250g de camarão congelado e descascado
4 dentes de alho
Whisky q.b
Piri-piri q.b
200ml de natas de soja
Salsa picada
Azeite q.b
Sal q.b

Salada:
Alface q.b
4 Delícias do mar( cortadas aos pedaços)
2 Rodelas de abacaxi
Caju, nozes e amêndoas q.b
Sal vinagre e azeite

Numa frigideira leve ao lume o azeite e os alhos e deixe refogar um pouco, acrescente os camarões e deixe-os a saltear até estarem corados, acrescente o whisky, o piri-piri e deixe cozinhar por 4m.Por ultimo deite as natas e deixe apurar. Salpique com a salsa picada.
Misture todos os ingredientes da salada e tempere com vinagre, sal e azeite.
Acompanhe os camarões com esta salada.

camarão e salada

quinta-feira, 27 de Agosto de 2009

Spaghetti com presunto alho francês e molho de natas e queijo

Quando se tem no frigorifico uma embalagem de cubos de presunto e se comprou spaghetti fresco, só podemos misturar as duas coisas. Neste caso saiu um spaghetti muito delicioso e tão fácil e rápido de se fazer. Pois não sei se é do calor mas a preguiça teima em aparecer. :)

Receita para 2 pessoas
Ingredientes:

1/2 embalagem de spaghetti fresco
1 alho Françês
½ brócolo
Azeite q.b
2c. de sopa de vinho do porto
1 embalagem de cubos de presunto

Para o molho
1 pacote de natas de soja
Queijo ralado a gosto q.b( usei mistura de parmesão e mozarella)
cebolinho q.b

Coza o spaghetti em água e sal com um fio de azeite.

Coza o brocolo em água e sal.( no meu caso tinha sobrado meio brocolo cozido do dia anterior).
Numa frigideira leve ao lume o azeite, quando este aquecer junte o alho francês e deixe cozinhar até ele ficar macio, junte o presunto e deixe cozinhar por uns 5 minutos, acrescente os brócolos, o vinho e deixe cozinhar um pouco, no final misture o spaghetti e envolva tudo. Retire para uma travessa e reserve.

Na mesma frigideira deite as natas acrescente os queijos e deixe cozinhar até o queijo estar completamente derretido, acrescente o cebolinho. Deite o molho por cima do spaghetti . Sirva acompanhado de uma salada.



sparguete com molho de queijo

quarta-feira, 26 de Agosto de 2009

Amêijoas á bulhão pato

Estes bichinhos do mar são um dos meus preferidos e como o calor tem estado ai, apetece mais uns petiscos. Esta receita já todos devem saber, mas resolvi publicá-la pois, eu sei que ela também pode ser feita na bimby, mas não foi o caso, ainda recorri aos tradicionais tachos.

Para 2 pessoas

Ingredientes:

300gr de amêijoa congeladas
5 dentes de alho
Azeite q.b
1 chávena de Vinho branco q.b
½ limão
Coentros picados
Sal q.b


Lave bem as amêijoas.
Num tacho leve ao lume o azeite e os alhos e deixe refogar um pouco, junte as amêijoas, o sal o vinho branco e deixe cozinhar um pouco quando elas abrirem deite os coentros e deixe por mais uns minutos no lume. Retire para uma travessa e regue com o sumo de limão. Sirva com pão para molhar naquele molho óptimo.
ameijoas á bulhão pato

terça-feira, 25 de Agosto de 2009

Batatas com abacate e molho de caril e mostarda

Lembram-se do robalo com laranja que eu publiquei á uns dias? Estas batatas acompanharam o peixe que combinou na perfeição. Sempre é uma maneira bem diferente para comer a batata cozida, pois não sou grande fã prefiro assada no forno. Agora se ela tiver temperada com um molho bem gostoso, já não reclamo.

Para 2 pessoas

Ingredientes:

3 Batatas médias
2c de sopa de vinagre-usei balsâmico
1c. de sobremesa de mostarda
1c. de café de caril
4c. de azeite
1 abacate pequeno

Coza as batatas, enquanto isso faça o molho misture todos os ingredientes e reserve.
Quando as batatas estiverem cozidas escorra-as, numa travessa deite as batatas, junte o abacate cortado aos bocados e regue com o molho reservado.
batata com molho de caril e abacate

segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

Gelado de manga com pepitas de chocolate

No princípio deste mês comprei uma máquina de fazer gelados, e só vos digo que não estou nada arrependida, desde que chegou cá a casa que não tem parado. O meu esquisitinho não é grande apreciador de gelados, ao contrário de mim que adoro, acho que todos os sabores. Come mas não é fã como eu, todos os dias tenho comido uma bolinha de gelado. eh!eh!
Andei a pesquisar pelos blogs a tirar ideias e este surgiu do gelado de ananás e cookies de chocolate da Gasparzinha, ela é uma mestra nos gelados.
Em vez dos cookies de chocolate adicionei pepitas de chocolate e ficou simplesmente delicioso.

Ingredientes:
300ml de leite gordo (usei magro)
200ml de natas(usei de soja)
120g de açúcar( usei amarelo)
3 gemas de ovo
1c sobremesa de farinha maizena( não vinha na receita original, mas como utilizo leite magro e natas de soja, adicionei a farinha para não ficar tão liquido)
360g de manga fresca
Pepitas de chocolate q.b

Termomix-bimby

No copo deite o leite, as natas e o açúcar; 8 min, temp 90º, vel 3.À parte bata as gemas e adicione um pouco da mistura quente, para não talhrem. Programe 6 min, temp 80º, vel 3 e com a máquina em movimento, deite pelo bucal as gemas. Quando terminar deite para uma taça ou jarro com tampa e reserve. Deite o ananás no copo e triture na vel 7
De seguida adicione a mistura reservada no copo da bimby na veloc.3.Coloque numa taça ou jarro com tampa, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.Leve à máquina de gelados, e quando estiver pronto adicione as pepitas de chocolate., Se não tiver máquina de gelados coloque no congelador e vá batendo com a batedeira várias vezes durante a solidificação. O segredo, para ficar cremoso é no número de vezes que o bate, pois quanto mais for batido mais cremoso ficará.

Tradicional

Num tacho leve a lume brando o açúcar, o leite e as natas.Noutro recipiente, bata as gemas e junte uma parte da mistura de leite. Misture bem e adicione ao restante leite. Leve a mistura de novo ao lume, mexendo sempre. Ao levantar fervura, reduza o lume e mexa até engrossar. Retire do lume e misture a fruta previamente triturada.Deixe arrefecer, transfira para uma taça ou jarro com tampa e leve ao frigorífico.Leve à máquina de gelados, e quando estiver pronto adicione as pepitas de chocolate., Se não tiver máquina de gelados coloque no congelador e vá batendo com a batedeira várias vezes durante a solidificação. O segredo, para ficar cremoso é no número de vezes que o bate, pois quanto mais for batido mais cremoso ficará.
gelado de manga com pepitas de choco

sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

Bacalhau assado com puré de grão e coentros

Esta receita foi feita mais por causa do puré de grão, pois quando a vi na revista, fiquei com muita curiosidade de experimentar.E afinal fica muito bom.Dá para acompanhar, qualquer prato.


Ingredientes:
2 lombos de bacalhau
4 dentes de alho
250g de grão cozido( usei de lata)
½ molho de coentros
Sal q.b
Pimenta q.b
Azeite q.b
Bacalhau:
Num tabuleiro de ir ao forno disponha as posta de bacalhau regue com azeite , deite por cima os alhos em lascas e leve ao forno até estar assado.Eu por acaso utilizei a máquina do pão.

Para o puré de grão:

Termomix_bimby

Coloque no copo o grão, o azeite, as coentros e um pouco de água; 1m veloc.7.

Tradicional

Para o puré desfaça o grão com os coentros um fio de azeite e um pouco de água. Rectifique os temperos, sal e pimenta.
Revista blue cooking-julho 2009


bacalhau e puré de grão

quinta-feira, 20 de Agosto de 2009

Robalo com laranja e molho de soja

Gostei muito desta receita, vai ser para repetir muitas vezes, o robalo fica com um sabor agridoce como eu gosto.

Ingredientes:

1 robalo
Sumo de 2 laranjas
Raspa de 1 laranja
3c de sopa de molho de soja
4 dentes de alho
1 cebola
Pimenta q.b
Sal q.b
Tomilho q.b
Azeite q.b
Folhas de coentros q.b

Num taça misture o sumo da laranja com o molho de soja e a raspa da laranja.Reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno deite a cebola às rodelas, por cima desta o robalo.
Por cima do robalo, deite os alhos laminados, o sal, a pimenta, o tomilho, o azeite, regue com o preparado do sumo e molho de soja, coloque as folhas de coentros e leve ao forno a 180ºC por uns 40m.Sirva com batatinhas assadas no forno ou cozidas.

Robalo com laranja e molho de soja

quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

Bolo de cacau e avelãs

Este bolo já andava a namora-lo a muito tempo, mas achava a receita um pouco esquisita, e daí nunca ter experimentado. Há uns bons tempos atrás vejo uma receita da Gasparzinha no Forum da bimby em que utilizava o mesmo truque que vinha na receita, que é deitar água por cima da massa do bolo e levá-lo ao forno. Quando vi na receita dela o mesmo pensei, bem se ela fez e afinal dali sai mesmo um bolo tenho que experimentar, apesar de só ter deitado 200ml de água, na receita vinha mais, por isso é que eu acho que ele não ficou tão molhadinho, sou como o São Tomé ver para crer, para a próxima já sei.

Obrigado Gasparazinha, por seres aventureira na cozinha pois se não visse a tua receita, acho que esta nunca a faria.

No princípio deste mês tive um almoço em casa da minha prima Xana e resolvi fazer o bolo para levar. O prato que está na foto é a da priminha, obrigado e beijinhos para ti.


Ingredientes:

120g de farinha
150g de açúcar mascavado
45g de cacau em pó
1c. de sobremesa de fermento em pó
1,2dl de leite de soja
2c de sopa de óleo de soja(utilizei óleo de girassol)
70g de avelãs picadas
3dl de água quente

Pré-aqueça o forno a 180ºC

Termomix_bimby

Pique as avelãs na veloc.5 por 6seg.Reserve
Deite a farinha, o fermento, metade do açúcar e metade do cacau; 6seg. veloc.3. Adicione o leite, o óleo e as avelãs ;15 seg veloc.6.
Deite numa forma previamente untada com óleo, deve ser uma forma que se possa abrir, a mistura e por cima polvilhe com o restante açúcar e cacau, depois regue com a água quente e leve ao forno durante 40m.Retire e desenforme e deixe arrefecer.

Tradicional

Numa taça misture a farinha, metade do açúcar e cacau e o fermento, misture bem adicione o leite, o óleo e as avelãs picadas
Deite numa forma previamente untada com óleo, deve ser uma forma que se possa abrir, a mistura e por cima polvilhe com o restante açúcar e cacau, depois regue com a água quente e leve ao forno durante 40m.Retir desenforme e deixe arrefecer.

Fonte: Saúde á Mesa-Junho 2008
bolo de cacau

terça-feira, 18 de Agosto de 2009

Pão de mistura com sementes de linhaça e girassol-Desafio “Xeretando na Cozinha”

O selo é este:

selinho xeretando

A vantagem da internet é que a informação passa rápida e por muita gente, neste mundo dos blogs culinários o que eu acho mais engraçado é exactamente o intercâmbio de receitas que existe entre as blogueiras. Este desafio que eu já participei uma vez é exactamente disso que se trata, “Xeretando na Cozinha” desta vez foi a Abelha Maia que me passou o desafio, obrigado mais uma vez por te lembrares de mim.

Da primeira vez que me passaram o desafio eu fiz uma receita desse blog e agora vou fazer o mesmo, escolhi uma receita do blog Colmeia da Abelha, pois a nossa Abelha Maia, têm tanta coisa lá que eu quero fazer. E assim foi, depois de muito xeretar no blog e estar indecisa com o que escolher, optei por este belo pão, por duas razões, uma foi porque adoro pão de centeio e com sementes então nem se fala, e a segunda foi, como tinha que fazer pão, não pensei mais toca a pôr mãos á obra, quer dizer é mais a máquina do pão.Eh!eh!eh!.

Desta vez não vou passar o desafio a ninguém em especial, se alguém que passar por aqui quiser participar está á vontade.

Abelha Maia este teu pãozinho é uma verdadeira delicia, cá em casa todos adoramos e quando digo todos foi mesmo, pois até a minha cadela apanhou-me distraída e tirou uma fatia de cima da grelha onde estava arrefecer, quando dei conta já a tinha comido toda.
Sabes uma coisa, este pão vai fazer parte daqueles pães que eu faço para o dia a dia.

Ingredientes:
340ml de água
2c de sopa de azeite
350g de farinha T110
75g de sementes de linhaça
100g de sementes de girassol
1 cubo de fermento de padeiro(20g)
1c. de chá de sal

Máquina do pão

Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada e programar pão normal, cor clara.
Quando terminar retirar e deixar arrefecer numa grelha.

Termomix-bimby

Coloque no copo a água, o azeite, o fermento e o sal; 2m temp.37 veloc.2.No final acrescente a farinha; 20 seg. veloc.5.No final transfira a massa para um recipiente e misture as sementes, abafe com um pano e deixe levedar até a massa duplicar de volume.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal, polvilhe com farinha e quando a massa estiver pronta faça uma bola com ela e coloque-a no tabuleiro. Leve a cozer durante 40m.

pão de centeio e sementes de girassol e linhaça

pão de centeio esementes de linhaça e girassol

segunda-feira, 17 de Agosto de 2009

Garoupa no forno com cogumelos

Como já sabem cá em casa comemos mais peixe que carne, e a garoupa é um dos peixes eleitos. É uma carne muito branquinha e tem um sabor bem diferente de alguns peixes. É pena ser tão cara.
Quem quiser pode adicionar mais cogumelos eu só utilizei um, pois foi todo para mim, o esquisitinho não aprecia cogumelos, e é dificil de dizer que não são cogumelos, ih!ih!ih!
Ingredientes:

2 postas de garoupa
1 cebola
1 cogumelo portobello
1 ovo
Pão ralado q.b
Sumo de ½ limão
Sal q.b
Pimenta q.b
30ml de vinho branco
Azeite q.b
Salsa picada q.b

Pique a cebola e corte o cogumelo aos pedaços e espalhe no fundo de uma assadeira.
Lave e enxugue as postas de garoupa. Passe-as por ovo batido e o pão ralado disponha-as por cima da cebola e cogumelo. Regue com o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Regue com o vinho branco e o azeite, leve ao forno aquecido a 180ºC durante 40m.Salpique com a salsa picada.
garoupa com cogumelos portobello

sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

Rolinhos com vários recheios/trança de chocolate e avelãs

Estes rolinhos são muito bons, adorei e vou repetir muitas vezes, são óptimos para levar em viagem, para quando a fome aperta. A receita é da nossa Gasparzinha a única coisa que alterei foi os recheios.

Ingredientes:
Para 32 rolinhos, ou 16 e uma trança:
115g de leite
90g de água
70g de açucar
15gr de fermento fresco de padeiro ou 1/2 pacote fermento seco de padeiro
70g de óleo (para a próxima vou usar manteiga)
½ c.chá de sal
450g de farinha

Recheio:
Cogumelos laminados de conserva
Queijo ralado
Fiambre de peru
Paio
Chocolate preto
Avelãs

Máquina de Pão

Colocar os ingredientes na cuba pela ordem indicada na sua máquina.Seleccionar o programa "Massa".

Thermomix_Bimby

Colocar no copo o leite, a água, o açúcar, o óleo e o fermento; 2 min, temp 37º, vel 2.Junte a farinha e o sal; 15 seg, vel 5 + 2 min, vel espiga. Quando terminar tape o copo da Bimby com um pano ou transfira para outro recipiente e deixe levedar até dobrar de tamanho.

Coloque a massa numa superfície com farinha, divida-a em duas partes.Estique cada uma das partes com o rolo da massa num círculo com o diâmetro de um prato raso. (cada metade de massa dá para dois círculos).
Corte o círculo em 8 triângulos.

Pode rechear com o que quiser, eu recheie com cogumelos e queijo; queijo e fiambre e outrosa com paio.Coloque o recheio na extremidade, e dobre as pontas laterais para dentro.Comece a enrolar, esticando a ponta.

Faça outro círculo com a massa e repita.
Disponha os rolinhos num tabuleiro com papel vegetal ou folha de silicone, pincele com leite ou ovo e leve ao forno até cozerem e dourarem.

Com a outra metade de massa que sobrou pode repetir a mesma operação, mas eu fiz uma trança que recheie com avelãs e chocolate preto.( derreta o chocolate e misture um pouco de leite adicione o miolo de avelã).
Abri num rectângulo, cortei em dois no sentido do comprimento e barrei cada uma das metades com o preparado de chocolate e avelãs.
Faça um rolo com cada uma das metades, entrance e depois volte as pontas para baixo e una.
Enquanto os rolinhos cozem ,a massa da trança levedou por alguns minutos.
Pincelar com leite ou ovo e leve a cozer a 180º até dourar.
Deixar arrefecer numa grelha.

rolinhos recheados

enroladinhos

quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

Gelado de chocolate e tofu e um desafio culinário

A Rute passou-me este desafio que eu adorei. E como já ando há algum tempo para fazer umas receitazinhas do blog dela, aproveitei a oportunidade e fiz a receita dela de Ice tofu choco cream, pois na altura que ela publicou eu tirei-a logo mas como ainda não tinha a minha máquina de gelados fui adiando.
Como eu queria fazer uma receita do blog que me passou o desafio e por sua vez já tenho a máquina de fazer gelados juntei o útil ao agradável.
O desafio chama-se “xeretando na cozinha” e consiste em fazer uma receita do blog que nos passou o desafio ou de outro blog, depois temos que fazer a receita e publica-la, e dizer de que blog é a receita. Para que este desafio continue pela bogsfera terei que passá-lo a 5 blogs.


O selinho deste dsafio é:


selinho xeretando



Da receita original não alterei quase nada, a única coisa que alterei foi que para derreter o chocolate em vez da água também usei leite. E como não tinha manteiga de caju, rapidamente também a fiz com a bimby.
Rute na tua receita não mencionas a manteiga de caju na preparação da mesma, eu coloquei-a quando coloquei o tofu.
Rute obrigada por te lembrares de mim e vou-te dizer, o gelado é magnífico e muito saudável como eu gosto, é 5 estrelas nada disso é uma chuva de estrelas, eu não resisti e repeti, o esquisitinho comeu, gostou e repetiu também, claro que a parte do tofu, não mencionei. :)


Vamos lá á receita:


Ingredientes:


50g de leite de soja
100gr de chocolate em barra(usei preto 70% cacau)
100gr de tofu fresco
80gr de açúcar mascavado claro
120gr de leite de soja
1c de sopa de manteiga de caju


Termomix_Bimby


No copo da bimby deite o chocolate e 50g de leite; 3m temp.70 veloc.1, de seguida deite o tofu cortado aos bocados, o açúcar, o restante leite e a manteiga de caju;2m veloc.5 sem temperatura. No final verifique se está bem triturado, se não estiver programe mais uns segundo em sequência até á velocidade 9.Deite na cuba da máquina de gelados por 40m.Depois de sair da máquina de gelados ainda coloquei no congelador por 1 hora.
Se não tiver a máquina dos gelados deite no recipiente para levar ao congelador e vá batendo com a batedeira de hora a hora.

Vou passar este desafio culinário a :

Sabores de Canela

Bimby e Familia

Cozinha das cores

Docinhos e miminhos da sweet sofia

Receitas da Sil

Gelado de chocolate e tofu


quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

Tagliatelle com camarão cogumelos e natas de soja

Massa, adoro e pode-se fazer de tanta maneira, acho que fica bem com quase tudo.Eu gosto muito de marisco.Juntar as duas coisas, massa e camarão deu este prato que vou ter que repetir mais vezes.


Ingredientes:

200g de miolo de camarão
130g de massa tagliatelle
50g de cogumelos frescos laminados
Piri-piri q.b
1 pacote de natas de soja( utilizo a do pingo-doce)
2 c de sopa de vinho branco
6 dentes de alho
Azeite q.b
Sal q.b
Queijo ralado q.b

Num tacho ou na bimby coloque a massa a cozer.

Numa frigideira deite o azeite e os dentes de alho e deixe alourar o alho. Junte os cogumelos e deixe-os cozinhar um pouco a meio da cozedura junte os camarões e deixe cozinhar tudo.J unte depois o piri-piri a colher de sopa do vinho e deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione a massa cozida envolva tudo e deite as natas de soja, volte a juntar os ingredientes todos. Deixe cozinhar por uns minutos.
Sirva a tagliatelle com o queijo ralado por cima e acompanhado por uma salada.
Photobucket

terça-feira, 11 de Agosto de 2009

Risotto de abóbora

Só vos digo que é uma delícia, confesso que repeti pois estava-me a saber muito bem. Esta receita será para repetir muitas vezes.

Ingredientes:

Sal q.b
150g de abóbora limpa e sem casca
1 cebola pequena
Azeite q.b
150g de risotto
50ml de vinho branco
Pimenta q.b
Queijo ralado q.b a gosto


Termomix-Bimby

Para ser mais rápido cozi a abóbora num tacho com água e sal. Depois de cozida reserve a água e com um garfo esmague a abóbora.Reserve.
No copo da bimby deite a cebola; 6seg. veloc.5.Junte o azeite;7m temp.varoma veloc.1.No final acrescente o vinho, a pimenta e sal; 3m temp.varoma veloc.1.Quando terminar o programa adicione o risotto ; 3m temp.100 veloc. Colher inversa. Adicione a água onde cozeu a abóbora, convêm ser sempre o dobro da quantidade de risotto;13m temp.100 veloc.inversa, quando faltar 2m para terminar deite pelo bocal a abóbora e o queijo.

Tradicional
Coza a abóbora num tacho com água e sal. Depois de cozida reserve a água e com um garfo esmague a abóbora. Reserve.
Pique finamente a cebola e aloure-a no azeite.Junte o arroz e deixe que este fique bem quente e brilhante, mexendo sempre. Adicione o vinho e deixe cozinhar até ele evaporar. Junte a água da abóbora até cobrir o arroz, a pimenta e o sal, se necessário vá acrescentando mais água da cozedura. Quando o arroz estiver cozido junte a abóbora e o queijo ralado e envolva no risotto.
Saude á mesa-novembro de 2008
Risotto de abóbora

segunda-feira, 10 de Agosto de 2009

Vichyssoise de curgete

Não se assustem, isto não é mais do que um creme frio de curgete.Mas em vez das tradicionais natas leva leite evaporado.Para este tempo de calor é uma óptima opção para uma sopa fria, eu adorei, experimentem não vão arrepender-se.

Ingrediente
6 curgetes pequenas
1 cebola média
3 chávenas ½ de caldo de galinha
½ chávena de leite evaporado
1c. de caril em pó
Sal e pimenta.

Termomix_bimby

Corte as curgetes em rodelas e deite no copo da bimby, adicione a cebola em rodelas, o caril e o caldo;25mtemp. varoma veloc.1.No final tempere com sal e pimenta e reduza a puré; 1m veloc.7.Junte o leite evaporado e o leite magro; 15seg. veloc3.Coloque num recipiente e leve ao frigorifico durante 12 horas. Sirva muito frio em taças individuais.

Tradicional

Corte as curgetes em rodelas e coloque num tacho.Junte a cebola em rodelas, o caril e o caldo; deixe cozinhar por 45m.Tempere com sal e a pimenta reduza a puré, usando o liquidificador. Junte o leite evaporado e o leite magro. Tape o preparado e coloque no frigorifico durante 12 horas. Sirva muito frio em taças individuais.
Fonte: Revista "Cozinha Saudável"-Julho de 2009
vischoissy de courget
vichoisses de curgetes

sexta-feira, 7 de Agosto de 2009

Pão crocante com cogumelos portobello e ovos mexidos

Ás vezes apetece algo mais leve para o jantar e o pão é sempre uma opção maravilhosa, ainda por cima eu adoro pão, até mesmo sem nada. Em miúda eu era um horror para comer, mas uma coisa eu lembro-me, de ir ao saco do pão tirar um e comer, não colocava rigorosamente nada.Para mim era bem melhor do que uma refeição completa.

Para 2 pessoas

Ingredientes:
4 fatias de pão
1 cogumelo portobello
2 ovos grandes ou 4 pequenos
Sal q.b
3 dentes de alho
Coentros
Azeite
Alecrim q.b

Pré aqueça o forno a 180ºC.

Num pirex de ir ao forno disponha as fatias de pão regue com azeite e salpique com alecrim, leve ao forno até ficar bem tostadinho.
Numa frigideira leve o azeite e os dentes de alho em lascas ao lume, quando os alhos estiverem lourinhos adicione o cogumelo partido aos bocadinhos, junte sal e deixe cozinhar, já quase no final junte os ovos previamente batidos e os coentros, mexa até os ovos estarem cozidos.

crostini

quinta-feira, 6 de Agosto de 2009

Pizza del maré

A pizza é sempre uma óptima opção para quem não tem muito tempo de fazer o jantar, e assim foi cá em casa. Mas desta vez apetecia-me um sabor a mar de preferência a marisco, soube-me tãooo bemm.hummm…

Ingredientes:

Massa:
1c. de café de sal
1c. de sopa de azeite
50gr de leite
50gr de água
1/2c. de sopa de açúcar
½ saqueta de fermento seco
200gr de farinha

Recheio:
150gr de miolo de camarão
150gr de mexilhão
6 Delícias do mar
Ketchup
1c. de sopa de sopa de marisco
Azeite
5 dentes de alho
Queijo mozarella ralado

A massa:

Termomix_bimby
No copo coloque os ingredientes líquidos, o açucar e o sal, 1m temp.37 veloc.2.Junte o fermento e a farinha, 2m veloc. Espiga. Deixe a massa descansar por 30m.



Tradicional
Numa taça deite os líquidos mornos, o açúcar e sal, adicione a farinha e o fermento e amasse até estar tudo bem ligado, deixe repousar por 30m.


Recheio:
Enquanto isso faça o recheio, numa frigideira deite o azeite, leve-a ao lume, deixe aquecer, junte os alhos, quando estiverem lourinhos junte o miolo de camarão e os mexilhões, quando estes ficarem alourados junte o ketchup e a sopa de marisco, deixe apurar um pouco.
Na bancada estenda a massa da pizza e dê-lhe uma forma redonda, barre a base com ketchup, distribua pela massa as delicias do mar partidas aos bocados e deite o preparado anterior, por último espalhe o queijo ralado e leve ao forno a 180ºC.

pixzza del maré

quarta-feira, 5 de Agosto de 2009

Bolo de maçã pêssego e flocos de aveia

Este bolo é uma delícia, fica muito húmido e super saboroso.A receita foi tirada da revista Saúde á mesa” de Novembro de 2008, e foi ligeiramente adaptada por mim.

Ingredientes:

100g de margarina
2 maçãs
3 ovos
70g de flocos de aveia
60g de farinha
120g de açúcar amarelo
1c. de chá de bicarbonato
1 pêssego( na receita original era banana)

Termomix_bimby

No copo deite as maçãs cortadas aos pedaços; 10seg veloc.7, até ficar em puré, junte os ovos e a margarina; 20seg veloc.6.Deite os flocos, a farinha o açúcar e o bicarbonato; 15 seg. veloc.5.
Descasque o pêssego, corte-o aos pedaços. Envolva na mistura anterior e mexa delicadamente. Coloque numa forma untada de margarina e polvilhada com farinha ou utilize uma forma de silicone. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC por 20 minutos. Desenforme quando estiver frio.

Tradicional

No liquidificador, coloque a margarina, as maçãs cortadas em pedaços e os ovos.Ligue e bata até obter uma mistura lisa. Misture bem os flocos de aveia com a farinha, o açúcar e o bicarbonato. Envolva com o preparado do liquidificador e bata bem.
Descasque o pêssego, corte-o aos pedaços. Envolva na mistura anterior e mexa delicadamente. Coloque numa forma untada de margarina e polvilhada com farinha ou utilize uma forma de silicone. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC por 20 minutos. Desenforme quando estiver frio.
bolo de frutas e flocos de aveia

terça-feira, 4 de Agosto de 2009

Lombinhos de porco com mostarda e vinho tinto

Até que enfim uma receita de carne. Pois é, têm razão já há muito tempo que não publicava nenhuma receita de carne. E esta fica uma delícia e não é muito demorada.

Ingredientes:

6 lombinhos de porco
Pimentão doce q.b
Alho em pó q.b
Sal q.b
Mostarda q.b
Vinho tinto q.b
Azeite
Farinha maizene para engrossar o molho

No dia anterior tempere os lombinhos com o pimentão doce, o alho, o sal e a mostarda. Deixe a marinar no frigorifico.

No outro dia, numa frigideira, leve o azeite ao lume até aquecer, junte os lombinhos de porco e deixe cozinhar até estarem cozidos, junte o vinho e um pouco de maizena e deixe apurar i molho.
Sirva com puré de batata e uma salada.
lombinhos de porco com mostsrda e vinho tinto

segunda-feira, 3 de Agosto de 2009

Crepes recheados com filetes e camarão/salada de alface com fruta, sementes de sésamo e girassol

Andava-me apetecer crepes, mas sem ser doces, como tinha uns 3 filetes perdidos na arca, surgiu esta receitazinha. Acompanhei os crepes com uma colher se sopa de chuteny de manga, que lhe deu um sabor ainda melhor.



Só deu para tirar uma foto, pois a máquina ficou sem pilhas, eh!eh!, vá lá em deu para uma.


Receita para 2 pessoas


Ingredientes:


Recheio:


3 Filetes de pescada
1 cebola
1 dente de alho
1c de sopa de ketchup
1c de chá de caril em pó
2 tiras de pimento vermelho
Sal q.b
Azeite q.b

Crepes com coentros:
1 ovo
250g de leite
125g de farinha
1c. de sopa de azeite
1c. de chá de sal
Coentros picados q.b




Salada:

Folhas de alface q.b
2 pêssegos
1 fatia de abacaxi
Nozes q.b
Sementes de sésamo e girassol q.b
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal q.b





Termomix_Bimby

Os crepes:


Coloque todos os ingredientes no copo e programe 15seg. veloc.6. Numa frigideira anti-aderente pincele com um pouco de óleo, deite uma concha de massa e deixe cozinhar até alourar, vire do outro lado e quando tiver lourinho retire. Proceda da mesma maneira para a restante massa.

O Recheio:


Deite no copo a cebola os alhos, 15 seg. veloc.5. Adicione o azeite, o ketchup, o pimento, 4m temp.varoma veloc.2.No final junte os filetes partidos aos bocados, o sal e o caril, 10m temp.varoma veloc.2.Quando terminar bata uns seg. na veloc.5 a 6, para ficar uma pasta.


A salada:


Numa taça deite a alface previamente lavada, o abacaxi cortado aos cubos, o pêssego cortado aos pedaços, as sementes, as nozes e tempere com o azeite e o vinagre balsâmico. Envolva bem os ingredientes.
Recheie os crepes com o preparado anterior e sirva com a salada e o chuteny de manga.






Tradicional


Os crepes:



Numa taça deite todos os ingredientes e bata com uma batedeira, até estar homogénea. Numa frigideira anti-aderente pincele com um pouco de óleo, deite uma concha de massa e deixe cozinhar até alourar, vire do outro lado e quando tiver lourinho retire. Proceda da mesma maneira para a restante massa.

O Recheio:

Num tacho deite a cebola picada e o alho picado, junte o azeite e deixe refogar por uns minutos ou até a cebola ficar translúcida. Junte o ketchup, o pimento passados uns minutos junte os filetes aos bocados e o caril, o sal, apague o lume quando os filiete estiverem cozidos, passe este preparado com a varinha mágica.

A salada:



Numa taça deite a alface previamente lavada, o abacaxi cortado aos cubos, o pêssego cortado aos pedaços, as sementes, as nozes e tempere com o azeite e o vinagre balsâmico. Envolva bem os ingredientes.
Recheie os crepes com o preparado anterior e sirva com a salada e o chuteny de manga.









Photobucket
Fonte:Masa dos Crepes-Livro de “Massas” da bimby

domingo, 2 de Agosto de 2009

Mais uma da minha Cadela

Este blog é de culinária, mas como tudo na vida de vez em quando há a excepção e eu não podia deixar passar este dia sem partilhar convosco mais um momento de riso que a minha cadela me deu.
Ontem fui ás compras e trazia num dos sacos carne de peru.Quando cheguei a casa antes de arrumar tudo fui colocar a carne na arca que se encontra na garagem, aproveitei e levava mais umas coisas nas mão, pego no saco da carne e lá ia eu para a porta que vai dar á garagem, quando subitamente, a Vicky enfia a cabeça dentro do saco e começa a lamber as embalagens que continham a carne, claro que este momento tinha que ser fotografado.
São estas pequenas coisas que nos fazem dar um sorriso mesmo que não nos apeteça.
Vejam lá:
vicky
VICKY