terça-feira, 30 de Junho de 2009

Massa com cogumelos agrião e queijo feta

Pois é quando se está sozinha e chega a hora de jantar, o que vamos fazer, tem que ser algo que não dê trabalho.Como já tinha massa cozida e tinha comprado uns cogumelos frescos, pensei em juntar as duas coisas e acrescentar outras, saiu esta massita, bem ligeira para a noite.

Ingredientes:

Massa cozida q.b
100g de cogumelos
4 dentes de alho
100g de agrião cozido
Azeite q.b
1 c. de sopa de vinagre balsâmico
Coentros q.b
Queijo feta q.b
Passas de uva q.b
Amêndoas torradas q.b
Sal q.b


Numa frigideira leve ao lume o azeite os alhos picados, deixe alourar ao alhos, junte os cogumelos e um pouco de sal e deixe cozinhar até estarem cozidos, junte a massa, o agrião e envolva tudo.Deite o vinagre e deixe por uns 2 minutos, retire do lume e polvilhe com coentros picados.Deite num prato e por cima coloque o queijo feta partido aos quadrados, as passas de uva e as amêndoas.
massa com agrião e gogumelos

segunda-feira, 29 de Junho de 2009

Beringela recheada com tofu

Tofu, eu gosto mas o esquisitinho cá de casa nunca provou, mas diz logo que não gosta. É mais uma comidinha que eu tenho que fazer só para mim, que chatice eh!eh!O tofu deu para rechear a beringela e ainda sobrou, vai ser para comer com outra coisa. Engraçado quando como tofu faço mais rápido a digestão, pois eu tenho um estômago muito preguiçoso. Pouca conversa e vamos ao que interessa.

Ingredientes:

250g de tofu( com esta quantidade dá para rechear 2 beringelas)
3 tomate pequenos
1 cebola
1 dente de alho
1 c. de sopa de molho de soja
1 c. de sopa de whisky
Noz-moscada q.b
Pimenta q.b
Azeite q.b
Queijo ralado q.b
Sal q.b
1 beringela


Termomix_Bimby

Corte a beringela ao meio em comprimento tire o miolo com uma colher, salpique com sal deixe por 30m.Decorrido esse tempo passe a beringela por água para tirar o sal.
No copo da bimby deite a cebola e os alhos:7 seg veloc.5.Junte o tomate, o azeite: 5m temp.100 veloc.1.No final junte a polpa da beringela e 6m temp.100 veloc.1.Quando acabar deite o molho de soja , o whisky, noz moscada, a pimenta, o sal e o tofu:10m temp. 100 veloc. Colher inversa.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Quando terminar recheie as metades da beringela com o tofu polvilhe com queijo ralado e leve ao forno durante 30 a 35m.

Tradicional



Corte a beringela ao meio em comprimento tire o miolo com uma colher, salpique com sal deixe por 30m.Decorrido esse tempo passe a beringela por água para tirar o sal.No tacho leve ao lume a cebola picada e o alho com o azeite e deixe refogar até a cebola ficar translúcida, junte o tomate e deixe cozinhar mais um pouco. Acrescente a polpa da beringela e cozinhe por 10m.Depois deite o molho de soja, o whisky, a noz moscada, pimenta e o tofu, e deixe cozinhar até o tofu estar cozido.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Quando terminar recheie as metades da beringela com o tofu polvilhe com queijo ralado e leve ao forno durante 30 a 35m.

beringela recheada tofu
beringela

sábado, 27 de Junho de 2009

Iogurte com nozes e amêndoas caramelizadas

Nozes e amêndoas, com caramelo é qualquer coisa do outro mundo, surgiu-me esta ideia, juntar as duas coisas e fazer iogurte.

Ingredientes:

Iogurte:

1l de leite

50gr de leite em pó

1 iogurte natural



Para o caramelo:

50ml de água

75gr de nozes

75gr de amendoas

125gr de açucar



Termomix-Bimby



Num tacho leve ao lume a água e o açucar e deixe cozinhar até obter o ponto de caramelo.

De seguida junte as nozes e as amendoas, e envolva-as no caramelo.Deixe arrefecer, triture as nozes e amêndoas caramelizadas, na bimby: 5 seg. veloc.5 reserve. Lave muito bem o copo da bimby e deite o leite, o leite em pó : 4m temp. 100 veloc.4.No final junte o iogurte: 15 seg. veloc.4.Abafe muito bem o copo da bimby com 2 mantas polares durante 10 a 12 hora.

Se fizer na iogurteira não coloque a fruta caramelizada no fundo do copo pois como não foi cozido pode talhar o iogurte, deixe na iogurteira por 8 a 10 horas e no final coloque a fruta caramelizada por cima do iogurte.

Se não tiver iogurteira, ligue o forno na temperatura 50 e deixe aquecer, desligue. Coloque os copinhos sem a fruta caramelizada dentro de dois sacos plásticos, embrulhados em dois panos, ou então dentro de um saco térmico, e coloque dentro do forno e deixe fermentar por 10 a 12 horas.No final deite a fruta caramelizada por cima, leve ao frigorífico.



Tradicional



Num tacho leve ao lume a água e o açucar e deixe cozinhar até obter o ponto de caramelo.De seguida junte as nozes e as amendoas, e envolva-as no caramelo.Deixe arrefecer, triture com a 123 as nozes e amêndoas caramelizadas, reserve. Noutro tacho leve ao lume o leite, o leite em pó e deixe ferver e apague o lume.Deixe amornar e junte o iogurte, mexa para envolver bem o iogurte. Deite o iogurte para os copinhos sem a fruta caramelizada, e leve á iogurteira ou ligue o forno na temperatura 50 e deixe aquecer, desligue. Coloque os copinhos sem a fruta caramelizada dentro de dois sacos plásticos, embrulhados em dois panos, ou então dentro de um saco. No final deite a fruta caramelizada por cima, leve ao frigorífico.



iogurte com frutos secos caramelizados

iogurte
iogurte

sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Artisan bread de espelta e cenoura

Este pão vi no blog da Gasparzinha e assim que li a receita pensei é exactamente este pão que vou fazer, pois já andava para experimentar o pão com cenoura e o artisan bread, ora como esta receita é as duas coisas, veio mesmo a calhar, quando cheguei a casa, meti a mão na massa, ah!ah!

O artisan bread é um pão feito num recipiente de plástico mexido com uma colher de pão e levedado á temperatura ambiente.Pode-se guardar a massa no frigorífico e ir utilizando para fazer o pão, pizzas.Este pão supera todos os que até agora já comi, a sua textura é formidável.



Ingredientes:



11g de fermento fresco de padeiro

2c. de sobremesa de sal grosso

130ml de sumo de cenoura(130ml de água + 50g de cenoura)

55ml de água a ferver

175ml de água morna

320g de farinha T65

75g de sêmola de milho

105g de farinha espelta




Sobre a sêmola de milho coloque a água a ferver, mexa com uma colher e deixe repousar até arrefecer e secar um pouco.

Prepare o sumo de cenoura na bimby ou numa liquidificadora.

Num recipiente de plástico com tampa, coloque o fermento, o sal, a água restante e o sumo.Mexer até o fermento ficar dissolvido.Juntar as farinhas e a sêmola de milho e mexer a partir do centro, com uma colher de pau, até toda a farinha das bordas ficar incorporada.

Coloque a tampa no recipiente e deixe levedar cerca de 2h á temperatura ambiente.No fim das 2h a massa está pronta para ser usada, ou pode ir ao frgorífico.


Quando usar a massa, polvilhe a superfície da massa com farinha, puxe a quantidade que quer( equivalente a uma toranja) e corte-a com a faca de serrilha ou tesoura.Amasse o mínimo possível, forme uma bola rodando a massa nas mãos e ajeite as bordas para baixo.Deixe a bola a descansar na pedra ou tábua de cozinha enfarinhada, se possível com farinha de milho.Deixe levedar destapado durante 40m, a massa não cresce muito, só irá crescer no forno.

Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 20m, com a base da pedra onde o pão irá cozer e por baixo o tabuleiro ainda sem água.

Antes do pão ir ao forno polvilhe o pão com farinha e use uma faca de serrilha para fazer uns cortes.

Coloque o pão sobre a pedra quente e deite água no tabuleiro por baixo.

Deixe cozer por 30m, retire e coloque numa grelha para arrefecer.


artisan bread-cenoura e espelta



quinta-feira, 25 de Junho de 2009

Bacalhau com legumes

Esta receita foi tirada do livro "Pão", e adaptada por mim.Este livro para além das receitas de pão também tem receitas de peixe, carne, doces, sopas, tudo com pão.Hoje experimentei fazê-la pois para além de ser bém rápida pudemos aproveitar os legumes que andam a rebolar no frigorifico.
Receita para 2 pessoas, mas deu para 2 refeições.eh!eh!

Ingredientes:

1 folha de louro

2 postas de bacalhau grandes( eu cortei-as ao meio pois eram bem grandinhas)

feijão verde-7

300gr de macedónia de legumes( eu substitui pelos legumes descritos em baixo)

1/2 courget( a receita original não trazia)

1 cenoura pequena( a receita original não trazia)

1/2 broculo pequeno( a receita original não trazia)

1/4 de couve flor( se for muito grande)( a receita original não trazia)

1/2 alho francês( a receita original não trazia)

Pão ralado com alho e salsa ou coentros(na receita original só vinha pão ralado simples)

300ml de bechámel de compra ou feito na bimby( eu fiz na bimby)

1 c. de café de açafrão das Indias


Leve ao lume um tacho com água e o louro.Assim que levantar fervura, retire do lume, junte-lhe o bacalhau, tape e deixe repousar durante 15m.Corte todos os legumes em pedacinhos e coza-o em água com sal, no final escorra e reserve.Leve o bechamel ao lume e junte-lhe o açafrão.Envolva os legumes com parte do bechamel.Num tabuleiro de ir ao forno, deite os legumes e por cima destes as postas de bacalhau previamente escorridas, regue com o restante bechamel e polvilhe com o pão ralado.Leve ao forno até alourar.


Pode servir com batatas no forno.

Bacalhau com legumes














quarta-feira, 24 de Junho de 2009

Pesto de espinafres e nozes

Tinha alguns espinafres e queijo de cabra no frigorifico que tinha sobrado da salada e como deitar fora comida não é muito o meu lema, pensei em fazer o pesto de espinafres que vi no blog da Gasparzinha.Cheguei a casa com vontade de fazer o pesto, e toca a ir buscar os ingredientes, qual não é o meu espanto que quando fui para ir buscar os pinhões, surpresa, não há pinhões.Mas logo a minha cabeça começou a pensar que tinha visto numa revista de culinária( não me lembro qual foi, mas uma recente)um pesto com nozes, pois é, e com isto tudo saiu um pesto que de tradicional pouco tem.

Ingredientes:

30gr de queijo seco de cabra
80gr de espinafres(era o que havia)
1 dente de alho pequeno
30gr de nozes
azeite q.b( confesso que não me esqueci de verificar a quantidade)
1 c. de café mal cheia de sal
pimenta moida q.b

Termomix_bimby

No copo da bimby deite as nozes;6 seg. veloc.9, junte o queijo, o alho, o sal, triture na veloc.9, até
ficar uma pasta, com o copo em andamento na veloc.5, vá juntando o azeite em fio até se tornar numa pasta.Guarde a pasta num frasco dentro do frigorifico.

Tradicional


Na picadora 123 pique as nozes e reserve, pique o queijo e reserve.Num copo coloque os espinafres e triture com a varinha mágica, junte as nozes , o queijo, os alhos picados, o sal,a pimenta e triture todo com a varinha mágica até ficar uma pasta.Com a varinha mágica em andamento vá juntando o azeite em fio até esta se tornar uma pasta homogenea.

pesto



terça-feira, 23 de Junho de 2009

Biscoitos Bi-Colores

Estes biscoitos, foram os primeiros que fiz com o dispára-biscoito e como não sabia muito bem como a massa devia ficar experimentei estes que a Luisa Alexandra me enviou com o dispára-biscoitos.Luisa muito obrigado.
Os primeiro que disparei, não sairam muito bem, ficavam todos desmanchados comecei a pensar que não ia conseguir fazer nenhum, mas como eu sou uma rapariga que não desiste fácilmente continuei a dispara até perceber como funcionava, depois era só disparar, eh!eh! os biscoitos claro.

Ingredientes:

200gr de margarina
50gr de manteiga
150gr de açucar
1 ovo
440gr de farinha
1 c. de sobremesa de fermento em pó





Massa de café

1 c. de sopa de café em pó
1 c. de sopa de cacau em pó
1 c. de sobremesa de canela
1c. de sobremesa de sementes de papoila

Termomix_bimby


No copo da bimby deite a maragarina,a manteiga, o açucar e o ovo; 1m veloc.5.Juntar a farinha e o fermento;15seg veloc.5, no final mais 2m veloc.espiga.Retirar metade da massa e reservar.Á outra metade juntar todos os ingredientes da massa de café misture 20seg.veloc.5, depois mais 1m veloc. espiga.Fazer um rolo fino de cada massa e depois juntá-los, apertando levemente, para caber no cilindro do dispára-biscoito.Disparar biscoitos sobre uma tapete de silicone ou num tabuleiro forrado a pael vegetal.Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC até ficarem douradinhos.

Tradicional


Bata a margarina e a manteiga com o açucar e o ovo até ficar um creme, junte a farainha e o fermento e continue a amassar.Retirar metade da massa e reservar.Á outra metade junte todos o ingredientes da massa de café e amasse bem, até ficar uma massa homogénea.Fazer um rolo fino de cada massa e depois juntá-los, apertando levemente, para caber no cilindro do dispára-biscoito.Disparar biscoitos sobre uma tapete de silicone ou num tabuleiro forrado a pael vegetal.Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC até ficarem douradinhos.Se não tiver o dispára-biscoito, junte as 2 massas e faca um rolo e vá cortando com uma faca os biscoitos.


biscoitos bi-colores

segunda-feira, 22 de Junho de 2009

Espinafres com presunto e queijo de cabra

Esta receita só a faço para mim pois o maridinho não aprecia, assim aproveitei que ele foi trabalhar no fim de semana.As quantidade que eu faço desta receita é para 2 pessoas,eh!eh! dá para duas refeições para mim.Agora no verão sabe muito bem, pois é fresquinha para estes dias de brasa.
Ingredientes
250gr de espinafres
1 lata de cogumelos laminados pequena
120gr de queijo cabra
4 fatias de presunto ou bacon
3 c. de sopa de vinagre balsâmico
2c. de mel
pimenta q.b
azeite q.b
nozes(opcional)
Escalde os espinafres em água a ferver durante uns minutos, escorra-os e coloque-os numa travessa de servir, por cima junte o queijo partido aos bocados e reserve.Numa frigideira coloque o azeite e deixe aquecer, junte o presunto cortado em bocadinhos, os cogumelos e deixe cozinhar até estarem douradinhos.No final adicione a pimenta, o vinagre, o mel e deixe cozinhar por uns minutos.Misture este preparado com os restantes ingredientes da salada e mexa bem, sirva com crocantes de pão.
espinagres com presunto e queijo cabra
espinafres com presunto e q.cabra

domingo, 21 de Junho de 2009

Mousse de mel com erva doce-Dia branco

O passatempo que a Mary lançou na blogesfera tem tido um grande sucesso, por isso já tem um espaço só para ele, onde reina as Delicias e talentos.Hoje é mais um dia dedicado a uma cor, e desta vez é o branco, a cor da paz, tranquilidade, é uma cor que toda a gente deve gostar.
A receita que eu trago é muito simples e fácil de se fazer, dá para aproveitar as claras que vamos congelando.
Ingredientes:
5 folhas de gelatina incolor
70ml de mel
3 iogurtes naturais
1 c. de café de erva doce
4 claras
30gr de açucar
Termomix_Bimby
Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria por 3m.Escorra-as e leve-as ao lume , em banho maria, mexendo sempre até derreterem.
Bata as claras em castelo com o açucar, 4m veloc.3 1/2.Reserve.
Deite o mel com o iogurtes, a erva doce e a gelatina, 20seg. veloc.5, envlova as claras.Verta o preparado para as taças de servir e leve ao frigorifico até ao momento de servir.
Tradicional
Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria por 3m.Escorra-as e leve-as ao lume , em banho maria, mexendo sempre até derreterem.
Bata as claras em castelo com a batedeira e reserve.Misture com a batedeira o mel com os iogurtes, a erva doce.De seguida junte a gelatina e as claras e envolva bem.
Verta o preparado para as taças de servir e leve ao frigorifico até ao momento de servir.
MOUSSE DE MEL COM ERVA DOCE
Mousse de mel e erva doce

sábado, 20 de Junho de 2009

Aqui está mais um desafio

A Piteca lançou-me este desafio e eu não pude recusar.Tem um selinho que é muito fofo.


Obrigado Piteca por te lembrares de mim.





blog amigo




O desafio é o seguinte:




1-DIZER 5 COISAS QUE GOSTARIA DE FAZER E AINDA NÃO FEZ


2-DIZER 5 COISAS QUE JAMAIS FARIA


3-DIZER 5 COISAS QUE MAIS GOSTA NO BLOG QUE TE OFERECEU O SELINHO


4-AVISAR OS BLOGS PARA QUEM OFERECEU


5-INDICAR 5 BLOGS




Então aqui estão elas:




5 COISAS QUE GOSTARIA DE FAZER E AINDA NÃO FEZ




  • Visistar a terra natal, Moçambique, não me lembro de nada era pequenita quando vim


  • Aprender a nadar sem ter medo da água


  • Visitar vários paises tropicais


  • Tirar 2 meses de férias a serio, com tudo pago


  • aprender danças de salão


5 COISAS QUE JAMAIS FARIA





  • Matar


  • roubar


  • negar ajuda a quem me pedisse


  • maltratar crianças


  • abandonar a vicky a minha cadela


5 COISAS QUE MAIS GOSTA NO BLOG QUE TE OFERECEU O SELINHO





  • os olhos e a mensagem que ilustram este blog


  • A descrição rápida que a Piteca dá a ela própria( achei graça)


  • A simpatia da Piteca


  • As receitinhas que podemos encontar no blog


  • o carinho com que me recebeu na blosfera


INDICAR 5 BLOGS

A colmeia da abelha-Abelha Maia

A cozinha da Sandra-Sandra

Rico-Receitas experimentadas e testadas-Ricardo

Cozinha das cores-Borbeleta Africana

Publicar para partilhar-Rute







sexta-feira, 19 de Junho de 2009

Iogurte de werther´s original

Eu adoro tudo o que leve caramelo, e andei a fazer algumas experiências para fazer iogurte com sabor a caramelo. Primeiro experimentei com pudim de caramelo, depois com caramelo liquido, e por ultimo lembrei-me dos rebuçados. Quando fui á compras lá andei eu a ver rebuçados com sabor a caramelo, optei por estes, superou as minhas espectativas, ficou muito cremoso e com um forte sabor a caramelo, como eu gosto.

Ingredientes:
135gr de rebuçados werther´s( para a próxima utilizo só metade, ficou doce demais para o meu gosto, mas para os gulosos é o ideal)
800gr de leite
1 iogurte
45g de leite em pó

Termomix_bimby

No copo da bimby deite os rebuçados e dê uns toques de turbo, para eles ficarem já partidos, misture 200ml de leite e programe 10m temp.70 veloc.2.Deixe arrefecer e coloque o restante leite e o leite em pó 4m temp.50 veloc.4.No final acrescente o iogurte mais 15seg. veloc.4. Abafe bem o copo da bimby com mantas polares ou coloque o preparado nos copos e leve á iogurteira por 8 a 10 horas.

Tradicional

Leve ao lume num tacho os rebuçados e 300ml de leite e deixe cozinhar até todos os rebuçados ficarem derretidos. No final acrescente o restante leite e o leite em pó e leve outra vez ao lume até ferver. Deixe arrefecer até estar morno junte o iogurte e mexa para envolver. Deite nos copinhos e leve á iogurteira ou então pré-aqueça o forno á temperatura 50ºC e desligue, embrulhe os copos num pano e coloque-os em dois sacos plásticos ou um saco térmico, e deixe-os dentro do forno por 10 a 12 horas.

iogurte de werther´s original

quinta-feira, 18 de Junho de 2009

Pão com 4 farinhas com várias formas

Esta receita fui buscá-la ao blog da Margarida, este é um pão com um sabor extraordinário, eu fiz na bimby e ficou bem fofinho, achei que a quantidade de água era muita, para a próxima reduzo para 450ml.Para lhe dar uma forma diferente ,resolvi numas inventar e outras vi no livro "Pão", também experimentei pincelar os pães antes de cozerem, com ovo, pois no mesmo livro diz que é uma técnica para ficar uma crosta mais estaladiça, mas só me lembrei quando já estavam no forno a cozerem, daí terem ficado meio pincelados. Eu e os meus esquecimentos.......com a idade piora, eh!eh!

Ingredientes:

300gr de farinha tipo 65
200gr de farinha semi-integral (usei 100gr de farinha integral + 100gr farinha rustico da nacional)
160gr de farinha espelta
100gr de farinha de arroz
500ml de água
1colher sopa de sal (coloquei 1 de chá)
2 colheres sopa de mel
2 colheres sopa de azeite
1 iogurte natural
2 colheres café fermento em pó (usei 1 cubo de fermento padeiro fresco-25g)

Termomix_Bimby

Coloque todos os ingredientes no copo, menos as farinhas e o fermento e programe 1 min, 37º, vel 2. Junte o fermento e a farinha: 30 seg, vel 6 ( tive que acrescentar mais farinha)+ 4 min, vel espiga.Quando o tempo terminar tape o copo da Bimby com um pano ou transfira para outro recipiente e deixe levedar num lugar quente até dobrar de tamanho.Molde a massa no formato desejado, aguarde que dobre de tamanho, pincele com ovo e coza no forno pré-aquecido.Quando terminar, deixe arrefecer em cima de uma grelha.

Máquina do pão

Coloque a água na cuba e junte o sal, o mel, o azeite, o iogurte e as farinhas. Adicione o fermento, seleccione o programa massa.Quando terminar, retire da cuba, molde a massa no formato desejado, aguarde que dobre de tamanho, pincele com ovo e coza no forno pré-aquecido.Quando terminar, deixe arrefecer em cima de uma grelha.

pão 4 farinhas

pão de 4 farinhas

trevo quatro farinhas

quarta-feira, 17 de Junho de 2009

Pudim de peixe com tomate

Esta receita é muito simples e prática de se fazer, principalmente quando se tem sobras de peixe e pão já a ficar rijinho, para não se estragar nada fazemos um pudim de peixe, que de pudim não tem nada eh!eh! é só mesmo nome.

Ingredientes:

300gr de peixe cozido sem pele nem espinhas( aproximadamente 3 postas)
200gr de pão
3 tomates maduros
azeite q.b
salsa picada
sal q.b
sumo de 1 limão pequeno
1 colher de chá de ketchup caseiro
Ervas de provence q.b
2 cebolas
2 dentes de alho pão ralado q.b( usei pão ralado com salsa)



Termomix_Bimby
Parta o peixe aos bocadinhos e tempere-o com o sumo de limão.Reserve
Demolha-se o pão num pouco de água e reserva-se.
No copo deite a cebola e o alho e programe 7 seg. veloc.5, junte o azeite e mais 3m temp. varoma veloc.1, no final acrescente o tomate, o ketchup e as ervas de provence e programa-se 3 m temp. varoma veloc.2, depois tritura-se 10 seg. veloc.7.De seguida junta-se o peixe e um pouco de sumo de limão, e o pão e mistura-se com a espátula, adiciona-se a salsa e o sal e programa-se 6m temp. 100 veloc.colher inversa.
No final deite a mistura num tabuleiro de ir ao forno, polvilhe com o pão ralado e deixe no forno durante 20m ou até estar douradinho.Sirva com legumes cozidos ou com salada.


Tradicional
Parta o peixe aos bocadinhos e tempere-o com o sumo de limão.Reserve Demolha-se o pão num pouco de água e reserva-se.
Num tacho leve ao lume a cebola picada, o azeite e o alho e deixe refogar por uns minutos, acrescente o tomate, o ketchup, as ervas provence e cozinhe por mais uns 7 minutos.Triture tudo com a varinha mágica.No final acrescente o peixe, o pão e misture tudo com uma colher, deite a salsa e o sal e deixe cozinhar por 10 minutos.
No final deite a mistura num tabuleiro de ir ao forno, polvilhe com o pão ralado e deixe no forno durante 20m ou até estar douradinho.Sirva com legumes cozidos ou com salada.


pudim de peixe1

terça-feira, 16 de Junho de 2009

Espetadas de peru com molho satay

Quando se quer fazer estas espetadas mas não se tem manteiga de amendoim em casa, improvisamos. E só vos digo que ficou uma maravilha, até o esquisito cá em casa, adorou. Eh!eh! a cada dia que passa vai-me surpreendendo.Eu adorei este molho de improviso, sobrou das espetadas e vai dai não foi preciso comida para o devorar, bastou uma colherzinha.ah!ah!

Ingredientes:

Molho satay

200gr de amendoim
1c.sopa de açúcar amarelo
2c. de sopa de molho de soja
1c. sobremesa de óleo de amendoim
Sumo de 1 lima
1 lata de 200ml de leite de coco

Espetadas de peru

Peito de peru partido aos cubos pequenos
Sal
Pimenta q.b

Termomix_bimby

Deite no copo os amendoins e dê uns toques de turbo, adicione os outros ingredientes para o molho e programe 20 seg. veloc.9. Reserve

Tempere a carne com o sal a pimenta e metade do molho satay, deixe a marinar de um dia para o outro.

No outro dia distribua-a a carne nos espetos e disponha as espetadas num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e leve ao forno com o grill ligado, durante 8 a 10 minutos ou até estarem douradinhas, ma meio da cozedura vire as espetadas.
Sirva as espetadas com o restante molho, aqueça-o no micro-ondas durante uns segundos.

Tradicional

Num liquidificador deite todos os ingredientes do molho e deixe durante uns minutos até ficar uma pasta homogénea.Reserve.

Tempere a carne com o sal a pimenta e metade do molho satay, deixe a marinar de um dia para o outro.

No outro dia distribua-a a carne nos espetos e disponha as espetadas num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e leve ao forno com o grill ligado, durante 8 a 10 minutos ou até estarem douradinhas, ma meio da cozedura vire as espetadas.
Sirva as espetadas com o restante molho, aqueça-o no micro-ondas durante uns segundos.
espetadas satay

segunda-feira, 15 de Junho de 2009

Pizza e uma preguiça

Quando a preguiça chega e está na hora de jantar, o que nos vem á ideia para fazer é uma pizza, claro, ainda por cima temos no congelador massa para pizza, o que estamos á espera sai uma pizza acabadinha de fazer.A massa desta pizza foi a que vem no livro base da bimby, já a tinha feito há algum tempo, para a proxima vou experimentar a massa da Gasparzinha.

Ingredientes:

Massa:

100ml de água
25gr de azeite
1 c. de café de sal
200gr de farinha(150gr de farinha tipo 65 e 50gr de integral)
1 saqueta de fermento

Recheio:

O que mais gostarem, eu desta vez fiz assim.

1 embalagem de cubos de preseunto
polpa de tomate q.b
1 lata de cogumelos laminados
queijo ralado a gosto
2 pessegos

Termomix_Bimby

Coloque todos os ingredientes liquidos da massa no copo 1m temp.37 veloc.2.De seguida a farinha e o fermento 15 seg. veloc.6 e por ultimo programe mais 1m veloc. espiga.Deixe a massa descansar por 30m.

Na bancada estenda a massa com um rolo da massa, dando a forma redonda, barre a massa com a polpa de tomate, acrescente os cogumelos o presunto e os pessegos e por ultimo o queijo ralado, leve ao forno a 200ºC por 30m, num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Máquina do pão

Deite na cuba os ingredientes liquidos por ultimo a farinha e o fermento, selecione o programa pasta de massa, n minha máquina demora 15m.Deixe repousar a massa por 30m.

Na bancada estenda a massa com um rolo da massa, dando a forma redonda, barre a massa com a polpa de tomate, acrescente os cogumelos o presunto e os pessegos e por ultimo o queijo ralado, leve ao forno a 200ºC por 30m, num tabuleiro forrado com papel vegetal.

PIZZA-2

PIZZA-1

sexta-feira, 12 de Junho de 2009

Sopa de corvina com alho françês

Esta sopa é um pouco diferente das sopas de peixe, mas como tinha lá um alho françês há algum tempo no fundo do frigorifico, e como não gosto de estragar comida, surgiu esta ideia.Misturei na sopa crocrantes que tinha visto no blog da Abelha Maia que por sua vez viu no blog da Luisa Alexandra e só vos digo que deitar pão fora nem pensar.




Ingredientes:



1 cebola
1 dente de alho
1 alho françês( só parte branca)
1 c.chá de ketcup caseiro aqui
3 postas de corvina pequenas
2 tomates
1l de água de cozer o peixe
30ml de polpa de tomate
1 folha e louro
sal q.b
pimenta q.b
Azeite q.b
coentros q.b

Termomix_Bimby

Deite água no copo, coloque o cesto e dentro dele as posta de corvina e por cima o alho françês, 20m temp. varoma veloc.4.No final retire o peixe e o alho françês reserve.
No copo deite a cebola, o alho o tomate, o azeite e prog. 6 seg.Junte a polpa de tomate, o ketcup e programe 6m temp.100 veloc.1.Junte o alho françês, a folha de louro e a pimenta e programe 7m temp.100 veloc.1.No final retire a folha de louro e triture tudo durante 1m na veloc.7, acrescente a água onde cozeu o peixe mais 5m temp.100 veloc.1.
Tire a pele ao peixe e as espinhas e parta em bocadinhos.Reserve.No final do programa junte o peixe á sopa, os coentros picados e misture bem com a espátula.Sirva com os crocantes.


Tradicional

Num tacho com água leve ao lume o peixe e o alho françês deixe cozinhar até estarem cozidos.
Num outro tacho leve ao lume a cebola, o alho e o azeite e deixe refogar durante uns minutos, junte o tomate a polpa, o ketchup,a pimenta e a folha de louro deixe cozinhar durante uns minutos.Acrescente o alho françês e a água onde xozeu o peixe e deixe cozinhar.Tire a pele ao peixe e as espinhas e parta em bocadinhos.Reserve
Retire a folha de louro e triture com a varinha mágica, junte o peixe e envolva tudo salpique com os coentros picados e sirva com crocantes.

SOPA DE CORVINA

Crocantes

Parta o pão pequenos cubos, disponha-os num tabuleiro de ir ao forno e regue com azeite e salpique com coentros ou outra erva aromática.Acenda o forno a 200ºC e deixe cozinhar até estarem douradinhos.

Crocante de coentros

Pão-Tigre

Esta receita encontrei-a num livro sobre pão, a minha ultima aquisição, quando estava a desfolhar o livro, dei de caras com este pão tigre, eu gosto bastante deste pãozinho, e claro foi a primeira receita do livro a fazer.

Ingredientes:

Massa:
300ml de água
1 c. de sopa de azeite
1c. de chá de leite em pó
1c. de chá de açucar
1c. de chá de sal
500gr de farinha tipo 65( eu usei 440gr tipo 65 e 60gr integral)
25 gr de fermento seco

Para a cobertura
50gr de farinha de arroz
1c. de chá de açucar
1c.de chá de azeite
10gr de fermento tipo fermipan
1c.de chá de sal
50ml de água

Termomix_bimby

No copo da bimby deite o fermento, a água,o azeite, o leite em pó, o açucar e programe 2m temp.37 veloc.2.No final junte a farinha e o sale programe 15 seg. veloc.4.Depois programe mais 4m veloc.espiga.Deixe a massa repousar durante 30m ou até dobrar de volume.No final desse tempo corte a massa e faça bolinhas com 100gr cada.Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, ligue o forno a 50ºC e deixe levedar por mais 30m ou até a massa dobrar de volume.
Enquanto a massa leveda faça a cobertura, deite todos os ingredientes no copo e programe 8 seg. veloc.4.
Cubra as bolinhas com o preparado obtido e leve ao forno a 200ºC por 35 minutos

Máquina do Pão

Deite na cuba da máquina os ingredientes pela ordem descrita.Selecione o programa massa .No final do tempo corte a massa e faça bolinhas com 100gr cada.Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, ligue o forno a 50ºC e deixe levedar por mais 30m ou até a massa dobrar de volume.
Enquanto a massa leveda faça a cobertura, misture todos os ingredientes com a batedeira até a massa ficar homogénea.
Cubra as bolinhas com o preparado obtido e leve ao forno a 200ºC por 35 minutos

Pão tigre 1
Pão tigre

O interior:

pão tigre3

Fonte: Livro " Pão" - Receitas/segredos/técnicas

terça-feira, 9 de Junho de 2009

Dourada com molho de soja

Quando vi esta receita, pensei, não me vais escapar, e assim foi dois dias depois lá meti as mãos na massa, neste caso na dourada.Ah!ah! É muito rápida de se fazer, e bem simples, mas fica muito saborosa.

Ingredientes:

1 dourada
2 dentes de alho
4 c.de sopa de molho de soja
0.5dl de vinho branco
0.5dl de brandy
4 c.de sopa de azeite
1 malagueta
sal q.b

Pré -aqueça o forno a 180ºC.

Numa taça deite o molho de soja e a malagueta, misture tudo muito bem.Reserve.Esmague os alhos e reserve.
Lave a dourada e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno, tempere com sal e os alhos esmagados, deite por cima a mistura do molho de soja e a malagueta e regue com o vinho branco, o azeite e o brandy.
Leve ao forno por 30m e deixe assar.Vá regando de vez em quando com o molho.Antes de servir pulvilhe com salsa.

Eu servi com arroz de manteiga, mas também pode servir com batata.

Dourada com molho de soja

segunda-feira, 8 de Junho de 2009

Iogurte de cereja

Estamos finalmente na época em que temos um leque bem grande de frutas á venda, as cerejas são uma delas, estas ficam por pouco tempo, então temos que aproveitar e comer ou fazer doces, iogurtes.Pois é foi o que eu fiz, e só vos digo que ficou muito bom, para a próxima faço o doce e coloco no fundo do copo, para ficar com o sabor da cereja mais acentuado.

Ingredientes:

650ml de leite magro
40gr de leite em pó
1 iogurte natural sólido
200gr de cerejas
30gr de açucar
10ml de água

Termomix_Bimby

No copo deite as cerejas sem caroço, o açucar e a água programe 8m temp.varoma veloc.2.No final deixe arrefecer totalmente o copo e de seguida junte o leite, o leite em pó e programe 4m temp.100 veloc.4.Po último deite o iogurte 15 seg. veloc.4.Abafe bem o copo da bimby com mantas polares ou coloque os copos na iogurteira por 10 a 12 horas.

Tradicional

Num tacho deite as cerejas sem caroço, o açucar e a água e deixe cozinhar até as cerejas estiverem bem macias, passe com a varinha mágica .Junte o leite e o leite em pó e leve novamente ao lume até levantar fervura.Deixe arrefecer até estar morno junte o iogurte e mexe para envolver.Deite nos copinhos e leve á iogurteira ou então pré-aqueça o forno á temperatura 50º e desligue, embrulhe os copos num pano e coloque-os em dois sacos plásticos ou um saco térmico, e deixe-os dentro do forno por 10 a 12 horas.

Iogurte de cereja

sexta-feira, 5 de Junho de 2009

Ketchup caseiro

Já algum tempo que andava para fazer esta receita, mas ainda não tinha tido oportunidade, agora que acabou lá em casa em vez de compar resolvi fazer.Tive ajuda da revista da bimby nº 6.



Deu para 1 frasco e meio.



Ingredientes:

( fiz só metade da receita que vem no livro)



500gr de tomate

50gr de pimento vermelho

1 cebola

1 dente de alho

50gr de vinagre( usei balsâmico)

1 folha de louro pequena

1 pitada de noz moscada

pimenta moida

1/2 c. de café de piripiri

1 c. de chá de pimentão doce

1 c. de café de sal

50gr de mel



Deite no copo o tomate, o pimento, a cebola, os alhos e 50gr de vinagre, 5 seg. veloc.7.

Junte a folha de louro, 20m temp. varoma veloc.2.Retire a folha de louro e adicione o restante vinagre, os temperos e o mel, 7m temp.varoma veloc.2

Quando terminar programe 1m veloc.7.Deite em frascos previamente esterilizados e feche hermeticamente.Deixe arrefecer e guarde no frigorífico até 3 meses.


Ketchup

quinta-feira, 4 de Junho de 2009

DESAFIO

venham eles





A Abelha Maia do blog a colmeia da abelha passo-me este desafio e o selinho correspondente, que achei muito interessante, e resolvi participar, afinal todos os dias falamos, virtualmente é certo, mas trocamos palavras amigas,por isso acho que se conhecermos um pouco mais as pessoa torna-se divertido.Abelha Maia para ti um obrigado muito grande por te lembrares de mim.



Então vamos lá saber as regras:



1º Publicar a imagem do selo e linkar o blog que o passou
2ºEscolher cinco situações da vida que mereciam que ser repetidas em slow motion e porquê.
3ºPassar este desafio e o selo a 12 blogs

A ordem pela qual coloquei as situações foi á medida que me fui lembrando, portanto não é que uma seja mais importante que outra.Acho que comecei pela infância para acabar á uns anos atrás.

1º No dia que vi a minha mãe depois de estar separada dela durante alguns meses.Eu nasci em Moçambique e com a guerra colonial tive que vir para Portugal com a minha mana e avós, sem os meus pais.Mais tarde vem a minha mãe e só depois o meu pai.

2º No dia em que pela segunda vez tive que me separar dos meus pais, tinha eu 10 anos, vim estudar para Lisboa, mas desta vez tinha a mana comigo.

3º Os anos passados na faculdade, foram cinco anos que nunca vou esquecer, lá encontrei pessoas espectaculares que algumas delas continuam a ser os meus amigos

4º A viagem de finalistas a Cancun, o México é um país que encanta qualquer um, não só pelas lindas paisagens mas também pelo povo que lá habita, só tenho pena de ter ido 7 dias, ficou ainda muita coisa por conhecer.

5º No dia que comecei a namorar com o meu marido, percebi que o amor tinha atingido o meu coração, foi um momento maravilhoso.

Tive alguma dificuldade em passar este desafio a 12 blogs, mas lá consegui.

Gasparzinha-No soup for you

Canela-Sabores de Canela

Margarida-Figo Lampo

Luisa Alexandra-Luisa Alexandra

Vânia-Sabores da Alma

Verdinha -Sotão da Verdinha

Moranguita-Doces e Companhia

Borboleta Africana-Cozinha das cores

Piteca-Receitas da Piteca

Sandra-A Cozinha da Sandra

Mary-Sabores de Aromas

Mãe babada-Mãe Babada

Bolinhas delicia em flor

Estas bolinhas já as fiz várias vezes, e cá em casa são sempre bem vindas.Foram tiradas do forum da bimby, a autora delas é a Isi partilha sempre umas receitinhas de pão que são uma maravilha.
Ingredientes:
500 gramas de Farinha 55( utilizei 400g da farinha 55 e 100g de integral)
1 cubo der Fermento Padeiro
3 colheres de Sopa de Azeite
2 colheres de chá de Sal
1 Pitada de Açucar
220ml de Soro de Manteiga (200ml de leite + 2 colheres de Sopa de Vinagre Balsamico - deixar repusar cerca de 15minutos)
100ml de agua morna
sementes de papoila, sesamo e girassol q.b
Termomix_Bimby
Colocar dentro do copo da bimby todos os ingredientes pela ordem a descrita, 8m veloc. espiga.
Deixe a massa a levedar por mais ou menos 30m ou até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 50ºC.
Faça bolinhas de 70 a 80 gr com as mãos ligeramente húmidas passar na superfície da massa e rebolar as bolinhas nas sementes, vai colocando no tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e pulvilhado de farinha, de maneira que forme uma flor.Coloque no forno a levedar por mais uns 30m.Ligue o forno a 230ºC e deixe cozer por 10m, diminua a temperatura para os 200ºC e deixe cozer por mais 10m.
Máquina do Pão
Deite na cuba em primeiro lugar os ingredientes liquidos e por último a farinha e o fermento, selecione o programa massa no final retire a massa.
Pré-aqueça o forno a 50ºC.
Faça bolinhas de 70 a 80 gr com as mãos ligeramente húmidas passar na superfície da massa e rebolar as bolinhas nas sementes, vai colocando no tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e pulvilhado de farinha, de maneira que forme uma flor.Coloque no forno a levedar por mais uns 30m.Ligue o forno a 230ºC e deixe cozer por 10m, diminua a temperatura para os 200ºC e deixe cozer por mais 10m.
Photobucket
Fonte: Forum da bimby-Isi

quarta-feira, 3 de Junho de 2009

Filetes de Pescada com banana

Nunca gostei dos filetes passados por ovo e farinha e fritos, antes de casar sempre faziam os filetes de maneira diferente para a menina comer.Eh!eh!, a gozar comigo diziam que eu não gostava de nada com capa, pois panados também não entra nesta boquita. Agora sou eu a cozinhar e lá ando eu á procura de novas receitas com filetes para fazer, esta encontrei-a numa revista de culinária de 2007 , já a tinha feito e hoje apeteceu-me repetir.

Ingredientes:

4 filetes de pescada
6 tomates
2 bananas
2 cebolas
2 chávenas de chá vinho branco
1 c de sopa salsa picada( usei coentros)
2 c. de chá de maizena
Sal q.b
Sumo de 1 limão ou 2 se forem grandes ou pequenos
Pimenta q.b
Manjericão q.b( a receita original não tinha)
Azeite q.b

Termomix_Bimby

Tempere os filetes com o sumo de limão, o sal e a pimenta e deixe a marinar de um dia para o outro.
No outro dia pré-aqueça o forno a 180ºC.Deite a cebola no copo 7seg.veloc.5, depois junte o azeite 4m temp.100 veloc.1.Quando terminar coloque o tomate no copo e triture 8 seg.veloc.7, junte o vinho 5m temp.100 veloc.1.Por ultimo, deite a maizena 7 m.temp.100veloc.2.No final bata o molho durante 8 seg. veloc.7.Enquanto o molho está a fazer coloque num tabuleiro de ir ao forno os filetes e por cima destes uma folha de alumínio, leve ao forno até os filetes estarem ligeiramente cozidos sem ficarem muito moles, mais ou menos uns 6 a 7 minutos.
Quando passar o tempo retire o tabuleiro do forno, descasque as bananas e corte-as ao meio, recheie cada filete com a banana e vá enrolando, prenda com um palito, faça o mesmo aos outros filetes, por cima dos filetes deite o molho que reservou, leve novamente ao forno e deixe cozinhar por mais 25m.
Sirva com batata cozida e legumes a gosto.

Tradicional


Tempere os filetes com o sumo de limão, o sal e a pimenta e deixe a marinar de um dia
para o outro. No outro dia pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num tacho leve a cebola picada a refogar no azeite, até ficar macia. Misture o tomate e o vinho e deixe cozinhar por uns 10m, no final deite o amido de milho e deixe cozinhar até engrossar. Enquanto o molho está a fazer coloque num tabuleiro de ir ao forno os filetes e por cima destes uma folha de alumínio, leve ao forno até os filetes estarem ligeiramente cozidos sem ficarem muito moles, mais ou menos uns 6 a 7 minutos.
Quando passar o tempo retire o tabuleiro do forno, descasque as bananas e corte-as ao meio, recheie cada filete com a banana e vá enrolando, prenda com um palito, faça o mesmo aos outros filetes, por cima dos filetes deite o molho que reservou, leve novamente ao forno e deixe cozinhar por mais 25m.
Sirva com batata cozida e legumes a gosto.

Photobucket


Fonte:Revista de culinária "Saúde á mesa-maio-07"

PEIXE-GATO-PERIGO-ALERTA

Hoje recebi um mail, podem ver o original aqui, sobre a criação do peixe-gato e fiquei aterrorizada, fui até á net, mas como o tempo não é muito não encontrei muita coisa, sei que eles vêm de um rio no vietename, o rio mekong, o mais poluidos do planeta.Encontrei também uma pergunta de alguém ao parlamento europei sobre se tinham sido feitas analises ao peixe-gato comercializado na europa, podem ver aqui.
Realmente foram feitas análises ao peixe-gato e confirmou-se a sua contaminação, agora pergunto eu porque é que continua á venda?
Acho que o meu dever é alertar-vos, para não comprarem os filetes que estam á venda no mercado.
Se entretanto alguém fizer mais alguma pesquisa que publique, pois toda a informação é sempre bem vinda.
Encontrei mais esta reportagem.

terça-feira, 2 de Junho de 2009

Lulas com molho de mostarda

Esta receita já andava á algum tempo para experimentar, vem no livro base da bimby e quando a vi despertou o meu sentido gustativo.Ontem não me escapou.
Ingredientes:

1 kg de lulas
250gr de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
50gr de vinho branco
Azeite q.b
1 folha de louro
2 gemas de ovos
2 colheres de sopa de mostarda
Uns pingos de sumo de limão
Sal e pimenta q.b
Salsa picada q.b

Termomix_bimby

Passe as lulas por farinha, envolvendo bem e reserve.
Deite o azeite no copo e programe 3m temp.varoma veloc.1.Deite a cebola e os alhos e pique 6seg. veloc.5. Refogue 3m temp.varoma, veloc.1.Junte o tomate e programe 20seg. veloc.7.De seguida limpe as paredes do copo com a espátula e programe 7m, temp.100, veloc.2.Junte as lulas, as folhas de louro, o vinho o sal e a pimenta programe 35m temp.100 veloc. Colher inversa. Entretanto numa tigela bata as gemas com a mostarda e uns pingos de limão. Quando terminar o programa ligue a máquina na veloc. Colher inversa 2, deite a mistura em fio e programe 3m temp.100 veloc.colher inversa.
Deite na travessa de servir e polvilhe com salsa picada, acompanhe com arroz branco e legumes a gosto.

Tradicional

Passe as lulas por farinha, envolvendo bem e reserve.
Deite o azeite num tacho e leve ao lume até aquecer, deite depois a cebola e os alhos picados e deixe cozinhar, até ficarem dourados.Deite o tomate e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos, passe o molho pela varina mágica. Adicione as lulas, as folhas de louro, o vinho, o sal e a pimenta deixe cozinhar até as lulas estarem tenras. Entretanto numa tigela bata as gemas com a mostarda e uns pingos de limão.Quando as lulas estiverem cozinhadas vá juntando a mostarda em fio ao cozinhado, sem parar de mexer, deixe cozinhar por uns 5m. Deite na travessa de servir e polvilhe com salsa picada, acompanhe com arroz branco e legumes a gosto.
lulas com mostarda

segunda-feira, 1 de Junho de 2009

Bolachinhas de milho com chocolate

A receita original destas bolachas não leva chocolate, mas o maridinho quando lhe disse que ia fazer bolachas de milho, sem chocolate, disse logo “se é de milho depois eu não gosto”, mentira, claro que gosta. Como estava para lhe fazer a vontade, resolvi juntar então pedacinhos de chocolate, apesar de não ter pepitas de chocolate, não me atrapalhei, toca de meter dentro do copo da bimby e triturar um pouco. Ficou todo contente, e eu, feliz por lhe ter feito este miminho.
Deu para 36 unidades.
Ingredientes:

100 gr de farinha de milho
150 gr de farinha de trigo
100gr de açúcar amarelo
100gr de margarina
50gr de amêndoas picadas
20gr de leite
20gr de pepitas de chocolate


Termomix_Bimby

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Deite no copo as amêndoas e triture durante uns 3 seg. veloc.9.Reserve.
Deite o açúcar e manteiga e deixe 30seg. veloc.4.Deite o leite, as farinhas e a amêndoa e programe 15 seg. veloc.6. Junte as pepitas de chocolate e com as mãos misture bem na massa. Deixe repousar a massa por 15m.Estenda a massa até á espessura de 4mm e corte as bolachas no feitio que desejar. Coloque num tabuleiro forrado de papel vegetal e leve ao forno durante 10 minutos. Quando estiverem lourinhas retire-as e deixe arrefecer.

Tradicional

Passe o miolo de amêndoa pela máquina de picar e reserve.
Amasse a margarina com o açúcar até ficarem em creme. Junte depois a amêndoa, o leite e as farinhas e amasse tudo muito bem até obter uma massa homogénea. Junte as pepitas de chocolate e com as mãos misture bem na massa. Deixe repousar a massa por 15m.Estenda a massa até á espessura de 4mm e corte as bolachas no feitio que desejar. Coloque num tabuleiro forrado de papel vegetal e leve ao forno durante 10 minutos. Quando estiverem lourinhas retire-as e deixe arrefecer.
Bolachinahs de milho com choco2

bolachinhas de milho e choco


Fonte: Culinárias.net