domingo, 31 de Maio de 2009

Tarte de mousse de framboesa-Dia Rosa

É a primeira vez que estou a participar no evento lançado pelo blog da Mary.Todos os blogs participante têm que fazer uma receita da cor do dia.Hoje é o dia rosa e por isso trago esta tarte/mousse.Isto é o que se chama dois em um. Para fazer a tarte temos que acrescentar mais folhas de gelatina á mousse, se quiserem fazer só a mousse basta 3 folhas de gelatina.


Ingredientes:

Massa:
260g de bolachas de aveia
100g de farinha de trigo
3 gemas
70g de margarina


Recheio

3 claras
500g de framboesas
100g de açúcar amarelo
4 iogurtes naturais
7 folhas de gelatina


Termomix_bimby

Pré-aqueça o forno a 220ºC.
No copo da bimby deite as bolachas e pulverize durante alguns segundos na veloc.9.Junte as gemas a margarina e a farinha 30seg. veloc.5. Barre uma forma com fundo amovível e forre-a com a massa. Leve ao forno até ficar levemente tostada. Retire e deixe arrefecer. Numa taça coloque as folhas de gelatina a dissolver com um pouco de água.
Limpe bem o copo da bimby e deite as claras, coloque as borboleta 3m veloc.3 ½.Retir e reserve.Passe o copo por água e deite as framboesas com o açúcar, 7m temp.100 veloc.2.Terminado o tempo junte as folhas de gelatina escorridas e programe 18seg. veloc.3.Junte os iogurtes e programe 20seg. veloc.4. No final misture as claras em castelo ao preparado e envolva bem.
Deite a mistura sobre a base da tarte e leve ao frigorífico até solidificar.

Tradicional

Na picadora triture as bolachas, junte a margarina derretida, a farinha e as gemas e misture bem todos os ingredientes até estar tudo bem ligado. Barre uma forma com fundo amovível e forre-a com a massa. Leve ao forno até ficar levemente tostada. Retire e deixe arrefecer. Numa taça coloque as folhas de gelatina a dissolver com um pouco de água. Num tacho leve ao lume as framboesas e o açúcar e deixe cozinhar até estarem quase desfeitas, de seguida triture-as com a farinha mágica, leve ao lume novamente e junte as folhas de gelatina, vá mexendo até derreter. Deixe arrefecer um pouco e junto os iogurtes previamente batidos com uma vara de arames, misture bem, por último junte as claras em castelo e envolva bem. Deite a mistura sobre a base da tarte e leve ao frigorífico até solidificar.

tarte de mousse de framboesas
tarte de mousse de framboesa1

sábado, 30 de Maio de 2009

Um big pão

Este pão ficou bem grande, e muito delicioso.Com a bimby podemos ter farinha de uns simples flocos de aveia, e de umas sementes de linhaça, um de outro cereal, desde que tenhamos os grãos, a partir dai a bimby faz o resto. Eh!eh!
O pão é outra das minhas perdições, este foi invenção minha, com a quantidade de receitas que existe no forum bimby, acabei por magicar a minha própria receita.Quem gostou bastante foi o esquisitinho, pois ele gosta mais do pão branco, eu já não.Mas de vez em quando temos que fazer a vontade. Mesmo assim não ficou completamente branco.ih!ih!ih!

Ingredientes:
200ml de leite
175ml de água
1 c. de sopa mal cheia de açúcar
1 c. de chá de sal
1 c. de sopa de azeite
500 gr de farinha tipo 65
100 gr de farinha de trigo integral
60 gr de farinha de aveia
40 gr de farinha de linhaça
1 pacote de fermento seco

Termomix_bimby


Deite no copo da bimby os flocos de aveia e pulverize durante uns segundos, faça o mesmo ás sementes de linhaça.Reserve.
No copo da bimby deite a água, o leite, o açúcar, o azeite, o sal e o fermento e programe 2m temp.37 veloc.2. Quando terminar junte a farinha 30 seg. veloc.5. Depois programe 2 m veloc.espiga. Quando terminar deixe no copo da bimby e abafe, ou coloque a massa no forno a 50º a levedar por mais ou menos 40m ou até aumentar para o dobro o volume. No final dê-lhe a forma que quiser e leve novamente ao forno a levedar por mais uns 20m, decorrido esse tempo ligue o forno a 200º, ponha dentro dele uma taça de inox com água e deixe cozer por 20m.

Máquina do pão

Coloque os ingredientes na cuba pela ordem indicada e seleccione o programa normal.


big pão2 big pão

sexta-feira, 29 de Maio de 2009

Iogurte com doce de papaia e abacaxi

Este iogurte surgiu, quando olhei para a fruteira e vi uma papaia e o abacaxi a "passarem do prazo" e como precisava de fazer iogurtes, nem é tarde nem é cedo, é isso mesmo rapariga.

Ingredientes:

1 papaia grandinha
150g de abacaxi
3 c.de sopa de açucar amarelo
720 ml de leite magro
45g de leite em pó
1 iogurte natural


Termomix_bimby


Deite no copo da bimby a papaia, o abacaxi e o açucar 10m temp.100 veloc.2.No final retir o doce do copo e reserve.Lave bem o copo e coloque o leite e o leite em pó, 4m temp.50 veloc.4.No final deite o iogurte 15 seg. veloc.4.
No fundo dos frasquinhos deite um pouco do doce e junte o iogurte, disponha os copos na iogurteira ou então aqueça o forno a 50º de seguida desligue. Coloque os copos embrulhados num pano dentro de dois sacos plásticos ou em um saco térmico, ponha dentro do forno e deixe fermentar por 10 a 12 horas.No final do tempo coloque os frasquinhos no frigorifico.





Tradicional
Num tacho leve ao lume a papaia e o abacaxi partido aos bocados pequenos e o açucar.Deixe cozinhar em lume brando por 20 minutos, vá vendo se o doce não agarra.Quando o doce estiver cozido triture com a varinha mágica e junte e o leite em pó e mexa, quando o leite levantar fervura apague o lume.Quando estiver morno adicione o iogurte mexa bem.Ponha na iogurteira ou então abafe os copinhos em um pano de cozinha, dentro de dois sacos plásticos ou um saco térmico, coloque-os dentro do forno que deve estar morno e deixe-os durante 10 a 12 horas.


Iogurte de papaia e abacaxi

quinta-feira, 28 de Maio de 2009

Peito de peru com laranja e ananás

Esta receita faço-a muitas vezes, a laranja e o abacaxi misturado com a carne fica deliciosa.Sim podem pensar, mas esta receita não tem nada de especial, pois não,mas as coisas simples também podem ser maravilhosas.

Ingredientes:

500gr de peito de peru
Sumo de uma laranja
100ml Sumo de ananás ( usei abacaxi)
8 alhos
Sal q.b
½ c. de café de cravinho
1 c.sopa de pimentão doce
Azeite q.b

Termomix_Bimby

Deitar no copo da bimby, todos os ingredientes á excepção do peito de peru e programe 3 seg. veloc.6. Deite por cima do peito de peru e deixe a marinar no frigorifico de um dia para o outro.
No dia seguinte coloque o peito de peru num tabuleiro de ir ao forno e regue com a marinada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus durante 30 minutos vá regando a carne com o molho. Sirva com puré de batata e uns legumes salteados.

Tradicional

Deitar na liquidificadora todos os ingredientes á excepção da carne e misture tudo até o alho estar picado. Deite por cima do peito de peru e deixe a marinar no frigorifico de um dia para o outro.
No dia seguinte coloque o peito de peru num tabuleiro de ir ao forno e regue com a marinada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus durante 30 minutos vá regando a carne com o molho. Sirva com puré de batata e uns legumes salteados.

peito de peru com laranja e ananas

quarta-feira, 27 de Maio de 2009

Massa com maruca e bechámel de laranja

Hoje já cheguei tarde a casa, e não tinha ideia de como ia fazer a maruca que tinha deixado a descongelar.Tinha que ser algo rápido, e estava a apetecer-me massa, os desejos são para levar a sério. eh!eh! Além disso vi as laranjas e pensei, já há muito tempo que não faço bechámel de laranja.Este aprendi com a Gasparzinha do No soup for you, só ela para nos dar a conhecer estas novidades culinárias.

Ingredientes:

200 gr de massa( utilizei de cotovelos)
4 lombos de maruca
alho em pó q.b
1 pitada de piri-piri
sal
1 colher de sopa bem cheia de queijo creme com ervas aromáticas(utilizei philadélfia)

Bechámel de laranja( pode ver a receita original aqui)

1 cebola (80g)
30g de margarina
1 c. sopa de farinha(10g)
sumo de 2 ou 3 laranjas(200g)
água de cozedura do peixe(40g)
6 folhas de mangericão fresco

Bimby

Coza o peixe em água com sal, eu por acaso cozi no micro-ondas, enquanto a massa estava a cozer num tacho.
Enquanto isso faça o bechámel, deite a cebola no copo da bimby programe alguns segundos na veloc.5.Juntar a margarina e programar 4 m temp.100 veloc.1.Quando terminar acrescente a farinha, a água da cozedura e o sumo das laranjas e 6m temp.100 veloc.4.Juntar as folhas de mangericão 5 seg. veloc.5.
Parta o peixe em cubos grandes e tempere com o alho em pó, o piri-piri.Reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno, deite a massa cozida e junte o queijo creme, espalhe bem o queijo por toda a massa, disponha por cima o peixe e regue com o bechámel e leve ao forno aproximadamente 20m.
Tradicional
Coza o peixe em água com sal, eu por acaso cozi no micro-ondas, enquanto a massa estava a cozer num tacho.
Colocar a cebola numa panela e levar a lume brando com a margarina até ficar transparente. Juntar a farinha e mexer sempre.Ir juntando depois a pouco e pouco o sumo das laranjas, mexendo para incorporar bem, adicionar por fim a água de cozedura do peixe até obter um creme homogéneo.Juntar as folhas de mangericão partidas em pedaço e envolver no molho.
Parta o peixe em cubos grandes e tempere com o alho em pó, o piri-piri.Reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno, deite a massa cozida e junte o queijo creme, espalhe bem o queijo por toda a massa, disponha por cima o peixe e regue com o bechámel e leve ao forno aproximadamente 20m.
Acompanhei com espinafres salteados.

massa maruca e bechámel de laranja

terça-feira, 26 de Maio de 2009

Bolachas de cacau e amendoim

Pois é, mais umas bolachinhas de chocolate, cá em casa adoramos tudo o que tenha chocolate.Nisso ele não é esquisitinho, eh!eh!.Normalmente as bolachas de chocolate não duram muito tempo cá em casa. :)
Esta receita tirei-a da colecção da Larousse "Chocolate", quando vi o livro não resisti e claro comprei-o, ainda virei a cara mas..... ;) ...

Dá para 20 a 25 bolachas

Ingredientes:

120g de manteiga( usei 90gr)
150g de chocolate(usei 120gr)
100g de amendoim
120gr de açúcar(usei 90)
1 ovo
160gr de farinha
1 colher de café de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó

Termomix_bimby

Deite os amendoins dentro do copo da bimby e programe 3 seg. veloc.5.Reserve
Corte o chocolate aos pedaços e ponha-o dentro de uma taça, leve ao micro-ondas para derreter. Reserve.
No copo da bimby deite o açúcar, o ovo e a manteiga e programe 20seg. veloc.4.Junte depois o chocolate derretido e programe 10 seg. veloc.4.Adicione a farinha, o fermento e o cacau e programe 30seg.veloc.6.Quando terminar o tempo deite os amendoins e programe 5 seg. veloc.3.

Ligue o forno a 180ºC e cubra o tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
Com uma colher de sopa, retire pedaços de massa e faça montinhos espaçados sobre o tabuleiro. Alise-os com as costas da colher, dando-lhes uma forma circular com uma espessura de 1 cm.Leve ao forno durante 12m.Retire as bolachas do forno, deixe-as repousar uns minutos e coloque-as a arrefecer sobre uma rede.

Tradicional

Corte a manteiga aos pedaços para uma taça e deixe-a amolecer á temperatura ambiente.

Corte o chocolate aos pedaços e ponha-o dentro de uma taça, leve ao micro-ondas para derreter. Reserve.

Triture os amendoins grosseiramente.
Adicione o açúcar e o ovo á manteiga, mexa vigorosamente com uma espátula, até que a mistura fique cremosa e leve. Em seguida, deite-lhes o chocolate derretido e continuando a mexer, incorpore a farinha, o fermento e o cacau, até obter uma massa homogénea. Adicione os amendoins e mexa, um pouco mais, para os distribuir bem.

Ligue o forno a 180ºC e cubra o tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
Com uma colher de sopa, retire pedaços de massa e faça montinhos espaçados sobre o tabuleiro. Alise-os com as costas da colher, dando-lhes uma forma circular com uma espessura de 1 cm. Leve ao forno durante 12m.Retire as bolachas do forno, deixe-as repousar uns minutos e coloque-as a arrefecer sobre uma rede.


bolachas de choco amendoim-2

Fonte: Colecção Larousse, livro “ Chocolate”

segunda-feira, 25 de Maio de 2009

Dourada com presunto

Este é um dos peixes preferidos cá em casa, não pode faltar na arca.E esta receita tirei de uma revista de culinária de alguns anos atrás, já não a fazia há muito tempo.


Ingredientes:

1 dourada
1 raminho de salsa
Sal
Pimenta
200gr de presunto
1 cebola
3 dentes de alho
½ pimento vermelho
1 malagueta
1 c. de chá de colorau
1 dl de vinho branco
Azeite q.b
4 batatas

Dê alguns golpes transversais no lombo da dourada e recheie o interior com o raminho de salsa. Coloque o peixe numa travessa de forno e cubra com as fatias de presunto, prendendo com um palito. Corte a cebola, os alhos e o pimento aos pedaços( fiz na bimby 3 seg. veloc.5) e junte-os ao peixe, assim como a malagueta, as batatas cortadas aos quartos o colorau, o sal, a pimenta, o azeite e regue tudo com o vinho. Leve a assar em forno aquecido a 200ºC, durante cerca de 40m.Sirva polvilhado com salsa fresca.

Dourada com presunto

Fonte:Revista "Receitas de Sucesso"

domingo, 24 de Maio de 2009

Brioches de abóbora e compota de laranja e cenoura

Eu adoro pão, seja ele doce ou salgado, cá em casa não pode faltar o pãozinho, por isso trago-vos este brioches de abóbora com a compota de laranja e cenoura, claro que podem utilizar outra compota, como por exemplo de abóbora ou gila.

Dá cerca de 10 a 12 unidades



Ingredientes:

75 ml de leite
30gr de manteiga derretida
200gr de puré de abóbora
1 colher de sobremesa de compota de laranja e cenoura( ver receita aqui)
60gr de açucar( usei só 40gr)
400grs de farinha sem fermento
1/2 saqueta de fermento

Para pincelar

1 colher sobemesa de compota de laranja e cenoura

1 colher de sobremesa de água

Máquina do pão

Deite na cuba todos os ingredientes pela ordem indicada com a excepção da farinha e o fermento.Programe a máquina no programa das massas.(na minha máquina é o 6).

Pré- aqueça o forno a 50º graus.No final retire a massa e faça pequenas bolinhas de cerca de 60gr a 70g e coloque-as num tabuleira forrado com papel vegetal.Aqueça a água e misture a compota e pincele as bolas da massa com este preparado.Leve ao forno até dobrarem de volume de seguida ligue o forno a 180º graus e deixe-as cozinhar durante mais ou menos 20m.

Termomix_bimby

Deite no copo o leite e o fermento programe 1m temp.37 veloc2.No final acrescente a manteiga,o puré de abóbora, a compota,o açucar e prog.15seg.veloc.4.No final acrescente a farinha e prog. 20 seg. veloc.6.Programe mais 3m veloc.espiga.No final deixe a massa descansar até dobrar de volume.Decorrido o tempo faça bolinhas de 60gr a 70gr e coloque-as num tabuleira forrado com papel vegetal.Pré- aqueça o forno a 50º graus.Aqueça a água e misture a compota e pincele as bolas da massa com este preparado.Leve ao forno até dobrarem de volume de seguida ligue o forno a 180º graus e deixe-as cozinhar durante mais ou menos 20m.

Brioches de abóbora com comopta de laranja e cenoura


Compota de laranja e cenoura

Esta combinação de sabores resulta numa compota maravilhosa.

Ingredientes:

2 laranjas grandes
125g de cenoura ralada( são aproximadamente 2 cenouras grandes)
sumo de 1 limão
300gr de açucar
2 paus de canela
200gr de água


Descasque a laranja e parta-a em rodelas muito fininhas.Coloque-as numa taça e cubra-as com a água.Deixe-as repousar de um dia para o outro ou durante o dia.
Termomix_Bimby
No copo da bimby rale as cenouras uns segundos na veloc.9 e reserve.
Deite a laranja e o líquido que deitaram no copo de bimby, adicione os paus de canela e programe 10m temp.varoma veloc. colher inversa.Quando terminar retire os paus de canela e adicione a cenoura, o sumo de limão e o açucar, programe 25 m temp.100 veloc.2.No final do tempo prog.20 seg.veloc.7, para ficar em puré.Se estiver muito liquido programe mais uns minutos á mesma temperatura e velocidade.
Retire do copo e guarde em frascos esterelizados e bem fechados.
Tradicional
Deite as laranjas e o líquido que deitou num tacho, adicione os paus de canela e leve ao lume até ferver, baixe o lume e deixe cozer durante 1 hora ou até a laranja estar "macia".
Adicione a cenoura e o sumo de limão e o açucar.Mexa bem até este dissolver e deixe cozer sem a tampa durante 30m, após os quais deve retirar o paus de canela e passar com a varinha mágica até obter a consistência desejada.Deixe cozer mais uns 15m, retire do lume guarde em frascos esterelizados e bem fechados.
Compota de laranja e cenoura

sexta-feira, 22 de Maio de 2009

Ensopado de frango com vinho tinto

Para não dizerem que é só receitas de peixe aqui vai uma receitinha de carne. Pessoalmente gosto muito do vinho tinto na comida, dá-lhe um sabor bem agradável.
Ingredientes:
400gr de frango cortado aos bocados
azeite q.b
2 cebolas
2 dentes de alho
50gr de presunto picado( não usei porque não tinha, usei peito de peru fumado aos bocadinhos)
250gr de cogumelos laminados
1 chávena de vinho tinto
1 colher de café de sal
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de chá de cominhos
Termomix_Bimby
No copo coloque a cebola e os alhos e programe 5 seg.veloc.5.Depois adicione o azeite e programe 6m temp.100 veloc.1.No final do tempo junte o frango e programe 5m temp.100veloc. colher inversa.Adicione o presunto e os cogumelos e programe o mesmo tempo e velocidade.Decorrido o tempo junte o vinho o sal e programe 10m temp.100 veloc.colher inversa.A meio do tempo adicione o amido de milho dissolvido num pouco de água.Quando terminar polvilhe com sala picada.

Tradicional

Aqueça o azeite e salteie nele a carne até ficar uniformemente dourada.Adicione as cebolas e os alhos picadose deixe refogar, sem parar de mexer, até alourarem.Junte o presunto picado e os cogumelos laminados e deixe saltear por 2 minutos, mexendo sempre.Adicione o vinho e sal, misture e assim que levantar frevura, reduza o lume, tape a panela e deixe apurar por mais 25 minutosou até a carne ficar macia.À parte, dissolva o amido de milho com um pouco de água e verta sobre o frango, sem parar de mexer, deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até o molho engrossar.Retire do lume polvilhe com salsa picada.
ensopado de frango

quinta-feira, 21 de Maio de 2009

Robalo em papelote com alho francês

Esta receita faço-a muitas vezes cá em casa, pois o alho francês dá-lhe um gostinho muito bom.

Ingredientes:

1 robalo
1 limão( sumo e raspa)
1 Alho francês
1 cebola
2 tomates maduros
4 folhas de papel vegetal
1 colher de chá de manjericão
100g de cogumelos( não usei)
2 folhas de louro

Termomix_Bimby

Tempere o robalo com a raspa e o sumo de limão e o louro. Corte a parte branca do alho francês e reserve.
No copo da bimby deite o azeite e programe temp. varoma veloc.1 de seguida adicione a cebola em meias luas e programe 5m temp.100 veloc. Colher inversa.No final acrescente o alho francês, os cogumelos e sal programe 6m temp.100 veloc. Colher inversa.
Ligue o forno a 180ºC.Dobre cada folha de papel vegetal ao meio e por cima coloque o robalo, cubra com a mistura do alho francês e o tomate cortados aos gomos. Polvilhe com o manjericão e feche os papelotes. Coloque-os num tabuleiro de ir ao forno durante 20m.


Tradicional

Tempere o robalo com a raspa e o sumo de limão. Corte a parte branca do alho francês e reserve.
Num tacho leve ao lume o aceite e a cebola cortada em meias luas, deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte-lhe o alho francês, os cogumelos e sal.Misture tudo e deixe cozinhar por 10m mexendo de vez em quando.

Ligue o forno a 180ºC.Dobre cada folha de papel vegetal ao meio e por cima coloque o robalo, cubra com a mistura do alho francês e o tomate cortados aos gomos. Polvilhe com o manjericão e feche os papelotes. Coloque-os num tabuleiro de ir ao forno durante 20m.

Robalo em papelote com alho françês

quarta-feira, 20 de Maio de 2009

Batatinhas aos quartos na MP

Estou a escrever esta receita e estou a rir-me, pois até têm a sua piada, a primeira receita que publico para a máquina do pão não é pão.Ah!ah!São simplesmente umas batatinhas muito simples mas que ficam bem boas.



Ingredientes:



4 batatas grandinhas

alho em pó

pimentão doce q.b

1/2 copo de vinho branco(um copo pequeno)

Azeite q.b

Sal q.b



Descasque as batatas e corte-as aos quartos, coloque-as na cuba da máquina do pão tempere com o alho em pó, o sal, o azeite o colorau e por ultimo o vinho branco.Programe a máquina no programa cozer( na minha é o 12).Vá vendo quando estão prontas, mas se elas forem partidas aos quartos pequenos demoram uns 35m.

Batatinhas na MP

terça-feira, 19 de Maio de 2009

Pescada com açafrão caju e coco

Ontem tinha lá em casa umas postas de pescada no fundo do congelador, tirei-as e pensei "o que vou fazer com voçês, não me apetece nada aquele sabor tradicional", vai daí toca de pôr a imaginação a trabalhar.Estava era com medo que o esquisitinho cá de casa não gostasse, mas para surpresa minha gostou bastante.Começa a ficar menos esquisito....eh!eh!

Dá á vontade para 4 pessoas.
Ingredientes:

4 postas de pescada
1 colher de sobremesa de açafrão das índias
1/2 colher de café de gengibre
coentros picados q.b
2 tomates
75 ml de água onde cozeu a pescada
1 cebola
2 dentes de alho
1 iogurte natural
azeite q.b
35gr de coco ralado
25gr de caju ralado

Termomix_Bimby

Coloque as postas de pescada numa panela com água e sal e leve ao lume a cozer(também pode cozer na bimby, mas assim fui adiantando o resto).
No copo da bimby coloque o coco ralado e pulverize durante 15seg na veloc.9,reserve.
Coloque o caju e pique-o 3 seg.na veloc.5, reserve.Passe o copo por água, coloque a cebola o alho e pique durante 6seg.veloc.5, no final acrescente o azeite e programe 7m temp.100 veloc.1.No fim do programa junte o tomate e prog.6m temp.100 veloc.2.Quando terminar junte o açafrão( dissolvido num pouco de água, por exemplo onde cozeu a pescada), o gengibre a água onde cozeu a pescada e o coco, prog. 5mte mp.100 veloc.2.Por último acrescente o iogurte e prog.6m temp.100.veloc.2.
Tire as espinhas e as peles da pescada e corte-a ás lascas.Coloque a pescada no tabuleiro e por cima desta o molho, salpique com os coentros picados e o caju, sirva acompanhado de arroz branco.
Tradicional
Coloque as postas de pescada numa panela com água e sal e leve ao lume a cozer.
Na picadora 123 pique o caju de maneira a que fique aos bocadinhos granditos.
Num tacho leve ao lume o azeite, quando aquecer deite a cebola e o alho picado e refoque até a cebola ficar translucida.Junte-lhe o tomate e deixe em lume brando durante uns 4 minutos. Adicione o açafrão( dissolvido num pouco de água, por exemplo onde cozeu a pescada), o gengibre a água onde cozeu a pescada e o coco.Deixe cozinhar durante uns 5 a 6 minutos.No final adicione o iogurte e deixe apurar o molho.
Tire as espinhas e as peles da pescada e corte-a ás lascas.Coloque a pescada no tabuleiro e por cima desta o molho, salpique com os coentros picados e o caju, sirva acompanhado de arroz branco e legumes cozidos a gosto.

pescada com açafrão coco e caju

domingo, 17 de Maio de 2009

Queijadas de limão canela e chocolate

Estas queijadas são óptimas para um lanche, com uma batido ou sumo de frutas, fica delicioso.

Ingredientes:

Massa
1 gema
250gr de farinha
95gr de margarina
40gr de cacau em pó
1 colhere de sopa de açucar
1dl de água
1 pitada de sal

Recheio
350gr de queijo fresco
3 ovos
4 colheres de sopa de açucar(eu utilizo do amarelo)
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher se sopa de raspa de limão
1 colher de café de canela em pó
Óleo para untar.

Termomix_Bimby

No copo da bimby deite todos os ingredientes e programe 20seg. veloc.6.Deixe a massa a repousar durante 15m.Unte ligeiramente 12 forminhas com óleo e reserve.Estenda a massa finamente sobre a bancada polvilhada com farinha.Corte 12 círculos de massa e forre com cada um deles uma forma.Deixe secar a massa durante 30m.
Aqueça o forno a 180º.No copo da bimby deite o queijo fresco e programe 7 seg.veloc.6.De seguida adicione o açucar, os ovos o amido de milho, a canela e a raspa de limão programe 30seg. veloc.4.No final divida a mistura pelas forminhas( sem as encher demasiado).Leve ao forno durante 25m, sirva frio.
Tradicional
Coloque a farinha sobre a bancada, faça-lhe uma cavidade no centro todos os ingredientes.Trabalhe bem a massa até ficar com uma consistência moldável.Deixe-a repousar durante 15 minutos.Unte ligeiramente 12 forminhas com óleo e reserve.Estenda a massa finamente sobre a bancada polvilhada com farinha.Corte 12 círculos de massa e forre com cada um deles uma forma.Deixe secar a massa durante 30m.
Aqueça o forno a 180º.Esmague bem o queijo fresco, junte-lhe o açucar, os ovos, o amido e milho, a canela e a raspa de limão.Mexa bem e divida a mistura pelas forminhas( sem as encher demasiado).Leve ao forno durante 25m, sirva frio.
queijadas de limão

terça-feira, 12 de Maio de 2009

Rolinhos de maruca com molho de tomate

Mais um prato de peixe desta vez trago-vos maruca, quem disse que só a salsicha é que era enrolada em couve lombarda? Pois é, estes rolinhos de maruca provam o contrário.



Ingredientes:



4 postas de maruca

sal q.b

4 folhas de couve lombarda

1/2 pimento vermelho

2 cebolas

2 colheres de sopa de farinha integral

coentros picados q.b

5 tomates pelados

pimenta q.b

piri-piri q.b

2 ovos cozidos

80gr. da água onde cozeu o peixe

800 gr de água



Termomix_Bimby



Encha o copo com a água, no cesto coloque os ovos, no recepiente varoma coloque o peixe e no tabuleiro as folhas de couve, salpique tudo com sal, programe 25m temp.varoma veloc.2.Quando terminar retire os ovos a maruca e as couves e reserve.Guarde um pouco da água onde cozeu o peixe.

De seguida deite no copo da bimby a cebola e o pimento e programe 6 seg.veloc.5.No final acrescente o azeite e programe 5m. temp.100 veloc.1.

Enquanto a cebola refoga desfie o peixe, esmague os ovos cozidos e com um papel absorvente limpe as folhas de couve até ficarem secas, coloque-as numa folha de papel de alumínio.

Entretanto já o refogado terminou,retire metade para uma taça e reserve, á metade que ficou no copo junte a água onde cozeu o peixe a farinha e programe 4m temp.100 veloc.1.No final junte a maruca e os coentros picados e programe 3m temp.100 veloc.colher inversa.Rectifique os temperos retire do copo e reserve.

Ao restante refogado coloque-o no copo da bimby adicione o tomate e programe 4 seg.veloc.5, tempere com sal, pimenta e piri-piri e programe 5m temp.100 veloc.1.

Entretanto recheie as folhas de couve com o preparado de peixe e por cima disponha o ovo picado, enrole cada folha em forma de rolo.Disponha os rolinhos num travessa e regue com o molho de tomate.



Tradicional



Coza a maruca em água e sal.Depois de cozido desfie o peixe e reserve.Coza as folhas de couve e os ovos num tacho com água.No final seque as folhas com papel absorvente e disponha-as em cima de uma folha de papel de alumínio.Esmague o ovo e reserve.

Corte o pimento em pedaços, pique as cebolas e refogue no azeite.Divida o preparado ao meio. A uma parte, acrescente a farinha e um pouco do caldo onde o peixe cozeu, vá mexendo até obter um molho espesso, deite a maruca desfiada e polvilhe com os coentros,retifique os temperos, deixe cozinhar por uns 2 minutos.Ao restante refogado, adicione o tomate picado e tempere com sal, pimenta e piri-piri.Deixe ferver.Reserve o molho de tomate.

Entretanto recheie as folhas de couve com o preparado de peixe e por cima disponha o ovo picado, enrole cada folha em forma de rolo.Disponha os rolinhos num travessa e regue com o molho de tomate.

rolinhos de maruca

segunda-feira, 11 de Maio de 2009

Tamboril com espinafres

Ingredientes:
400grs de espinafres
500grs de tamboril já cortado aos quadros
3 dentes de alho
1 cebola
5 tiras pimento vermelho e amarelo
3 tomates maduros
Azeite q.b
sumo e raspa de um limão
1 colher de chá de estragão
sal q.b
Coentros picados

Termomix_bimby


Ponha os espinafres a cozer numa panela.Tempere o tamboril com o limão, sal e polvilhe com a raspa do limão e deixe a marinar durante uns 30 minutos.
Enquanto isso coloque no copo a cebola e os alhos e programe 7seg.veloc.5.Terminado o tempo adicione o azeite e programe mais 5m. temp.100 veloc.1. Junte o tomate, o estragão,a pimenta, um pouco mais de sal e o pimento cortado ás tiras e programe 5m. temp.100 veloc.2.Decorrido o tempo deitar o molho da marinada no copo da bimby e colocar o cesto com o tamboril dentro da bimby, programe 15m temp.100 veloc.4.Quando terminar retire o cesto com o tamboril e metade do molho.Ao molho que ficou no copo junte os espinafres bem escorridos e prog.4mtemp.100 veloc.1.Por último disponha no fundo de um tabuleiro os espinafres por cima o tamboril com o restante molho e salpique com coentros.Sirva bem quente com arroz branco.
Tradicional
Ponha os espinafres a cozer numa panela.Tempere o tamboril com o limão, o sal e polvilhe com a raspa do limão e deixe a marinar durante uns 30 minutos.Leve ao lume um tacho com o azeite e quando tiver quente, junte a cebola e o alho, deixe cozinhar até a cebola ficar macia.Adicione depois o pimento, o tomate a pimenta,um pouco mais de sal e o estragão, misture bem.Deixe cozinhar por 5 minutos, decorrido esse tempo adicione o tamboril com o molho de limão.Tape e cozinhe tudo por 10 minutos.No final retire o tamboril e deixe no tacho metade do molho, a este acrescente os espinafres bem escorridos, tape e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Por último disponha no fundo de um tabuleiro os espinafres por cima o tamboril com o restante molho e salpique com coentros.Sirva bem quente com arroz branco.
tamboril com espinafres

Quadrados de maçã e morangos

Esta receita foi inspirada no blog Chef Haruki by Joaninha, quando a vi pensei "mas estes quadrados devem ficar uma delicia", não me enganei.
A receita original leva framboesas mas como não tinha utilizei morangos.

Ingredientes:

130 + 85grs de Açucar
400gr de Farinha de trigo com fermento
170grs de margarina
1 colher se sobremesa de canela em pó
1 Ovo
1 pitada de sal
Sumo e raspa de 1 limão(usei metade)
250gr de Maças em pedacinhos(aproximadamente 2 maçãs)
150gr de morangos aos pedacinhos
2colheres de sobremesa de amido de milho
2colheres de sopa de vinho do porto
40grs de miolo de amêndoa + 30gr

Termomix_Bimby

Aqueça o forno a 180º.Numa forma retangular e forre-a com papel vegetal, unte o papel vegetal com margarina e reserve.A forma deve ter 22x18.Se fôr maior terá que acrescentar mais farinha assim como os outros ingredientes na mesma proporção.
No copo da bimby deite a raspa de limão ;130 grs de açucar, a farinha e a canela.E programe 25seg.veloc.4.A massa tem que ficar mais ou menos como se fosse para o crumble.De seguida divida a massa em 2, utilizando uma das partes para cobrir o fundo da forma e á restante adicione as 40grs de amêndoa e programe 6seg.veloc.4, reserve.
Numa taça junte as 85grs de açucar e o amido de milho.Adicione a maçã e os morangos.Regue com o vinho do porto e o sumo de limão, coloque esta mistura por cima da massa e espalha uniformemente.Por cima da mistura das frutas espalhe a restante massa como se trata-se de pedacinhos de biscoito.Por último polvilhe com as 30gr de amêndoa.
Tradicional
Aqueça o forno a 180º.Numa forma retangular e forre-a com papel vegetal, unte o papel vegetal com margarina e reserve.A forma deve ter 22x18.Se fôr maior terá que acrescentar mais farinha assim como os outros ingredientes na mesma proporção.
Numa tigela deite a raspa de limão ;130 grs de açucar, a farinha e a canela e misture bem todos os ingredientes.Com a ponta dos dedos trabalhe a massa até obter uma massa idêntica á massa do crumble.De seguida divida a massa em 2, utilizando uma das partes para cobrir o fundo da forma e á restante adicione as 40grs de amêndoa.Reserve.
Numa taça junte as 85grs de açucar e o amido de milho.Adicione a maçã e os morangos.Regue com o vinho do porto e o sumo de limão, coloque esta mistura por cima da massa e espalha uniformemente.Por cima da mistura das frutas espalhe a restante massa como se trata-se de pedacinhos de biscoito.Por último polvilhe com as 30gr de amêndoa.
quadrados de maçã e morango2 quadrados de maçã e morango2

quinta-feira, 7 de Maio de 2009

Iogurte de maçã canela e erva doce

Devem estar a pensar, mas que coisa mais esquisita.Pode até ser mas o sabor é bem agradável.
Não se assutem em a maçã ser com casca pois como é tudo triturado não se nota nada, é na casca que esta a maior precentagem de fibra que a maçã tem.
Ingredientes:
2 maças com casca
1 pau de canela
1 pitada de erva doce
1 colher sopa de açucar
35gr de leite em pó
740 ml de leite magro
1 iogurte natural
Termomix_Bimby
No copo da bimby deite a maçã aos bocados e prog.1m veloc.9( se ao fim do tempo a maçã ainda não estiver em puré volte a programar uns segundos á mesma velocidade), junte o pau de canela; uns 20ml de leite; o açucar e a pitada de erva doce e prog.7m temp.100 veloc.colher inversa.
No final retire o pau de canela e deixe arrefecer até á temperatura de 50º.De seguida adicione o restante leite, o leite em pó e prog. 4mtemp.50 veloc.4.Quando acabar o tempo junte o iogurte e prog.15seg.veloc.4. Abafe o copo da bimby com 2 mantas polares durante 8 a 10 horas ou então coloque os copinhos na iogurteira.
Tradicional
Num tacho leve ao lume a maçã partida aos bocados pequenos, junte 100ml de leite o pau de canela; o açucar e a pitada de erva doce, deixe cozinhar em lume brando.Quando a maçã estiver cozida triture com a varinha mágica e junte o restante leite e o leite em pó e mexa, quando o leite levantar fervura apague o lume.Quando estiver morno adicione o iogurte mexa bem.Ponha na iogurteira ou então abafe os copinhos em dois panos de cozinha, dentro de dois sacos plásticos ou um saco térmico, coloque-os dentro do forno que deve estar morno e deixe-os durante 8 a 10 horas.
Iogurte de maçã

Robalo assado com molho de camarões

Cá em casa comemos mais peixe que carne, por isso tenho que pôr a minha imaginação a funcionar para ir variando.Robalo é um dos peixes que consumimos bastante.
Esta receita é para duas pessoas.
Ingredientes:
1 robalo grande
2 cebolas
1 chávena de chá de vinho branco
300 gr de camarão congelado sem casca
pimenta preta q.b
piri-piri q.b
salsa q.b
1/2 colher de sopa de amido
40 ml de polpa de tomate
2 tomates pelados de conserva
azeite q.b
1/2 chávena de chá de água
Termomix_Bimby
Pré-aqueça o forno a 180º.Num tabuleiro de ir ao forno coloque o robalo e por cima 1 cebola picada, salsa, o vinho e regue com um fio de azeite.Leva ao forno a assar por aproximadamente 40m.Parta os camarões ao bocadinhos e reserve.Entretanto no copo da bimby coloque a outra cebola e prog. 5seg.veloc.5.A seguir refogue a cebola com azeite e prog. 6m temp.100 veloc.1.No final do tempo deite a salsa;o sal; a pimenta; o tomate;a polpa de tomate; piri-piri e a água e prog.7m temp.100 veloc.1.De seguida junte a farinha e prog. 4m temp.100 veloc.2.Decorrido o tempo deite o camarão e prog.4m temp.100 veloc.colher inversa.No final reserve o molho.
Depois do peixe assado tira-se as espinhas, a pele abrindo o peixe em lascas grandes, que se coloca numa travessa e por cima do peixe deita-se o molho de camarão.
Tradicional
Pré-aqueça o forno a 180º.Num tabuleiro de ir ao forno coloque o robalo e por cima 1 cebola picada, salsa, o vinho e regue com um fio de azeite.Leva ao forno a assar por aproximadamente 40m.Parta os camarões ao bocadinhos e reserve.Num tacho coloque a outra cebola picada com o azeite e deixe refogar até a cebola ficar transparente.Adicione a salsa;o sal; a pimenta; o tomate;a polpa de tomate; piri-piri e a água e deixe cozinhar por uns minutos, junte os camarões e deixe cozinhar até eles ficarem vermelhos, por último junte a farinha e deixe o molho engrossar.
Depois do peixe assado tira-se as espinhas, a pele abrindo o peixe em lascas grandes, que se coloca numa travessa e por cima do peixe deita-se o molho de camarão.
Robalo com camarão

quarta-feira, 6 de Maio de 2009

Cookies de caju e 2 chocolates

Não podia deixar de publicar esta receita, para mim são os melhores cookies que comi até hoje, ou não tivessem caju e chocolate.O chocolate branco misturado com o cacau, dá-lhe um óptimo sabor.
Deu para 32 unidades.

Ingredientes:

120gr de margarina
100gr de açucar amarelo
1 colher de café de bicabornato de sódio
1 ovo
180gr de farinha
50gr de cacau
75gr de miolo de caju
100gr de pepitas de chocolate branco

Termomix_Bimby

Pré-aqueça o forno a 180º.
Deite o caju no copo de bimby e prog.6seg.veloc.5, reserve.
Limpe o copo e com ele bem seco deite o chocolate branco e dê-lhe aguns toques e turbo de maneira que fique em pepitas reserve.
Coloque no copo a manteiga o açucar e o ovo e prog.15 seg.veloc.6.Acrescente todos os outros ingredientes á excepção do caju e das pepitas de chocolate, programe 20seg.veloc.6.No final deite para uma taça e vá juntando o caju e as pepitas de chocolate.Faça pequenas bolinhas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal durante 10 a 15 minutos.Depois de cozidas deixe arrefecer sobre uma rede.
Tradicional
Pré-aqueça o forno a 180º.
Deite o caju na picadora 123 triture não muito para ficar com alguns bocados granditos.Faça o mesmo ao chocolate branco e reserve.Numa taça deite a manteiga o açucar e o ovo e bata com a batedeira durante alguns minutos.Acrescente os outros ingredientes e bata com a batedeira mais uns minutos.No final deite para uma taça e vá juntando o caju e as pepitas de chocolate.Faça pequenas bolinhas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal durante 10 a 15 minutos.Depois de cozidas deixe arrefecer sobre uma rede.
cookies de caju e 2 chocolate 2

Iogurte de morango e framboesa

Adoro iogurtes, não sou esquisita nos sabores mas de todos prefiro aqueles que levam fruta.

Nos iogurtes de morango deve-se pôr sempre mais leite em pó do que o normal pois como é uma fruta liquida se não levar mais leite em pó fica um iogurte bastante liquido.

100 gr de morangos
125 gr de framboesas
700ml de leite magro
1 iogurte de sabor a morango ou natural
2 colheres de sopa de açucar( podem pôr mais eu não gosto deles muito doces)
60gr de leite em pó

Termomix_Bimby

No copo da bimby coloque os morangos; as framboesas e o açucar, programe 5m temp.varoma veloc.colher inversa.No final do tempo Deite parte da fruta para uma taça e reserve, á fruta que ficou no copo deixe arrefecer até aos 50º , acrescente o leite o iogurte e programe 4mtemp.50veloc.4.No final deite o iogurte e programe 15seg.veloc.4 sem temperatura.Acrescente a fruta reservada e mexa com a espátula.Abafe bem o copo da bimby com uma manta polar e deixe durante 10 horas.No final das 8 ou 10 horas ponha o iogurte em copos e guarde no frigorifico.
Duram normalmente 10 dias e ás vezes mais.
Tradicional
Num tacho deite as frutas e o açucar e um pouco de água(uns 40ml) e em lume brando deixe cozinhar.No final retire algumas frutas para uma taça e reserve.A fruta que ficou no tacho deite num copo acrescente um pouco de leite e com a varinha mágica triture tudo muito bem.Leve outra vez ao lume e acrecente o restante leite, deixe levantar fervura.Deixe arrefecer até ficar morno.Depois misture o leite em pó e o iogurte e acrescente ao leite mexendo muito bem, acrescente a fruta que reservou e mexa.Deite nos copinhos o liquido.Abafe bem os copos com dois panos de cozinha e 2 sacos de plástico ou um saco térmico e leve ao forno pré-aquecido a 50º( mas desligado), durante 8 a 10horas.
Dica:Nos iogurtes de morango o forno deve estar apenas morno, não deve aquecer muito.
Iogurte de morangos e framboesas

segunda-feira, 4 de Maio de 2009

Néctar de papaia e limão

A papaia é uma das frutas que eu mais gosto, vocês sabiam que é das frutas com mais vitamina c, pois é se pensavam que era a laranja ou o limão ou mesmo o kiwi, enganam-se. Li numa revista de saúde há já algum tempo que a fruta com mais vitamina é a acerola e logo de seguida a papaia.
Desde então quando chega o outono até ao verão começo a comer 1/2 papaia por dia e uma coisa é certa nunca mais tive constipada ou com gripe.

Ingredientes:

1 papaia
1/2 limão
800 ml de água
2 a 4 colheres de açucar


Termomix_Bimby

Deite todos os ingredientes no copo da bimby e programe 2m veloc.9

Tradicional
Deite todos os ingredientes no liquidificador e deixe a triturar durante uns 2 a 3 minutos.















domingo, 3 de Maio de 2009

Cocada Merengada

O coco, palavras para quê....

Ingredientes

200gr de coco ralado
20 gr de açucar
1 lata de leite condensado magro
4 dl de leite magro
5ovos
Oléo de girassol para untar.

Termomix_Bimby

Pré-aqueça o forno a 180ºc
Unte um tabuleiro de ir ao forno com o óleo e reserve.Separe as gemas das claras e deite as gemas no copo da bimby, junte-lhe o leite condensado o coco o leite e programe 20 seg veloc.6.
Deite a mistura no tabuleiro de ir ao forno durante 30 minutos.
Com o copo limpo deite as claras no copo ponha a borbeleta e programe 6m veloc.3 já para o final e com o copo em andamento adicione o açucar aos poucos.Espalhe o merengue por cima do creme no tabuleiro e leve outra vez ao forno até estar douradinho.
Retir deixe arrefecer e leve ao frio até á hora de servir.
Tradicional
Proceda da mesma maneira, mas bata as gemas o leite condensado e o leite no liquidificador.
Bata as claras com a batedeira e vá juntando o açucar até elas ficarem em castelo.Siga exactamente os passos seguintes como indica a receita em cima.
Cocada merengada

Rolo de carne recheado com maçã e amêndoas

Quem me conhece já sabe que nos meus cozinhados eu gosto de utilizar fruta, principalmente quando é carne.A fruta serve para cortar a gordura que se encontra na carne, para além de ser uma mais valia na nossa alimentação.


Ingredientes


800 gr de carne picada de porco

1 colher se sobremesa de pimentão

1 cebola

3 dentes de alho

2 colheres de sopa de farinha integral

2 maças

100 gr de miolo de amendoa torrado

2 colheres de sobremesa garam masala

200 ml de vinho branco

10 gr de azeite



thermomix_bimby


Num taça deite o vinho e a este misture o garam masala e o azeite.Reserve.

No copo deite a cebola os alhos a massa de pimentão e programe 8seg.veloc.5.

Numa taça deite a carne e junte a mistura da cebola,alhos, massa de pimentão junte a farinha, o sal e ligue todos os ingredintes e reseve.Passe o copo por agua e deite as maças e programe 7 seg.veolc.5, junte o miolo de amêndoa e reserve.

Na bancada ponha uma folha de aluminio e em cima desta a carne, estenda a carne até formar um retângulo e em cima desta deite a mistura da maçã e amêndoa.Vá enrolando a carne até ficar um rolo com as pontas bem fechadas.

Ponha a carne num tabuleiro de ir ao forno e regue a carne com a mistura do vinho.Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos a 180 graus, de 5 em 5 minutos abra o forno e regue a carne com o vinho.


Sirva com puré e esparregado.



Tradicional


Proceda da mesma forma com na receita anterior com a diferença que para picar a cebola os alhos têm que utilizar o 1 2 3.A maçã deve ser picada na 1 2 3, mas dando só um toque.

Nos passos seguintes siga como na receita anterior.

Rolo de carne com maçã e amêndoas